OPINIÃO - COMO NO CHILE DE ALLENDE, OS CAMINHONEIROS BRASILEIROS PODEM EMPAREDAR E DERRUBAR O GOVERNO

No dia 22, o editor postou o seguinte comentário:

A greve dos caminhoneiros chilenos começou como se sabe e terminou assim. 

Na foto, Allende armado. Foi seu último ato - As greves relâmpagos e selvagens dos caminhoneiros brasileiros, que começaram há dois meses no Mato Grosso do Sul e agora atingiram Paraná, Santa Catarina e RS, lembram os bloqueios que no dia 27 de outubro de 1972 derrubaram o governo Allende, no Chile. Na ocasião, caminhoneiros chilenos pararam seus veículos, em um ato consciente de hostilidade de classe. Não eram assalariados, mas
sim proprietários de caminhões, alguns deles donos de frotas inteiras que transportavam mercadorias pelas estradas daquele país longo e delgado. A inflação alta, portanto preços em disparada, além da paralisia econômica e governo deslegitimado, como no Brasil atual, foram caldo de cultura ideal para a derrubada do governo socialista.  O tamanho limitado da rede ferroviária nacional  conferia aos caminhoneiros um papel econômico crucial e uma força real, caso optassem por utilizá-la. É o que acontece também no Brasil. Naquele
mês de outubro, a decisão do governo de nacionalizar uma pequena firma
transportadora do extremo sul do país, em Aysen, proporcionou-lhes o
pretexto para agir. A decisão da greve foi anunciada por Leon Vilarin, o líder
da organização dos caminhoneiros.
Mas a greve não era simplesmente o produto de uma pequena conspiração. Era um movimento chave.
A greve de outubro iniciou uma nova fase naquela estratégia política e econômica. Os meses anteriores haviam presenciado um nível crescente de mobilização da classe média e algumas vitórias políticas contra o governo. Por volta de outubro os líderes da oposição constataram que tinha chegado o momento de derrubar o governo. As condições objetivas e subjetivas existiam naquele momento, algo que vai se formando atualmente no Brasil. Dia 15 de março, com o povo nas ruas, o Congresso poderá ser levado a agir, produzindo o impeachment de Dilma. No front do aparato judicial, a hora de levar à prisão os bandidos que se alojaram no governo, PT e seus aliados, o tempo estará maduro para mais cadeia.

10 comentários:

Anônimo disse...

"Emparedar" o governitcho do PT? O senhô deve ta falano isso pra nos alegrá!!!!

Anônimo disse...

Apoio irrestrito ao Movimento dos Caminhoneiros.

joão ricardo disse...

Não consigo acreditar que o editor que diz ter sofrido na ditadura queira a volta dos gorilas ao poder e muito sadomasoquismo.

Anônimo disse...

A tentativa do desgoverno de burlar a paralisação dos caminhoneiros começa fazer "água", pois o desgoverno PeTeba assinou acordo com entidade que nem participa do movimento, por isso a paralisação continua !! A cada movimento, a cada manifestação pública, a cada "ato" perpetrado por integrantes do desgoverno do Brasil é rechaçado na hora ! Quem manda viver a base de mentiras e falcatruas ? O desgoverno está ficando sem bala na agulha, arrecadação caindo, desemprego, vendas na indústria e varejo descendo ladeira abaixo. Vejo na minha cidade que cresce o movimento por intervenção militar, coisa que a 06 meses atrás quase ninguém queria saber, até na saída das escolas, grupos de mulheres donas de casa buscando seus filhos fazendo rodinhas sobre política e pedem por consenso os milicos de volta para botar ordem no galinheiro de novo!!

Anônimo disse...

Cadeia para a PETRALHADA. O meu medo é o STF, de depender daquela corte com maioria "deles"e a Dilma ainda tendo a possibilidade de nomear mais um ...

Juan disse...

A derrubada do Allende significou a Ditadura no Chile, encabeçada por Augusto Pinochet.

Não precisa conhecer muito de história para saber o quão sanguinário foi tal período.

Políbio, és um inimigo da democracia e da Constituição, um fiel defensor do militarismo e da Ditadura.

Anônimo disse...

Pinochet salvou o Chile das garras do comunistas cubanos. Tentem imaginar o continente hoje sem Pinochet. A América do Sul seria um imenso Cubão. Não há melhor exemplo disso do que a situação da Venezuela hoje, mesmo com suas imensas jazidas de petróleo. Pela via contrária, sem ter uma gota de petróleo, nem montadora de automóveis e, até pouco tempo, nem mesmo uma siderúrgica, o Chile hoje é o melhor exemplo de uma democracia madura no continente.

Anônimo disse...

Juan das 14,56. A derrubado do Allende foi em consequência do péssimo governo dele. Tem males que vem prá melhorar. Depois do Pinochet o Chile se transformou nesse país organizado e em franco crescimento. Contar toda a história seria longo demais. Prá vc ter uma idéia do que os comunas do allende estavam fazendo no Chile...assista o filme A CASA DOS ESPÍRITOS.

Anônimo disse...

AO JOÃO RICARDO DAS 14:51, O CARA SER DA ESQUERDA ATÉ OS 20 ANOS É UMA OBRIGAÇÃO...MAS APÓS OS 40 ANOS É DOENÇA...AI PRÁ CURAR SÓ NO PAU DE ARARA COM AJUDA DA PIMENTINHA.

joão ricardo disse...

Anonimo das 09.18
convicção nenhuma sua senhoria tem se nota até pela caixa alta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/