Sem previsão de quando os trabalhos de ampliação da pista
do Salgado Filho vão começar, a discórdia reina entre a Infraero e a Prefeitura
de Porto Alegre. O Executivo quer que a remoção dos moradores que ocupam áreas da nova pista seja de quatro anos, alegando que a área ainda não impede os trabalhos, mas a Infraero exige retirada imediata para iniciar as obras e não há previsão de quando os
trabalhos vão começar. A Infraero exige
que sejam removida 1.819 famílias das Vilas Dique, Nazaré e Floresta, nos
arredores do aeroporto. Já a prefeitura de Porto Alegre afirma que o combinado
era de que a desocupação poderia ser finalizada até o início da operação da
nova pista.
O prefeito José Fortunati informou que todas as
medidas necessárias para o início da obra já foram adotas e em nenhum momento
empresa exigiu a retirada de todas as famílias da região antes do término das
obras.
A prefeitura acha que a Infraero cria obstáculos novos para não dizer claramente que não quer fazer nada.
As pressões públicas pela retomada da pista foram reduzidas a zero e por isto a estatal federal faz exigências que nunca fez antes.
A Infraero chegou ao ponto de dizer que depende de verbas do orçamento da União, embora o ministro Eliseu Padilha tenha garantido que existem recursos da própria Infraero.
O reassentamento de famílias deve avançar em 2015 e, até o
momento, já foram removidas 922 famílias da Vila Dique e transferidas para o conjunto
habitacional Porto Novo, no bairro Rubem Berta, mas faltam 554 unidades
Em janeiro de 2011, o município entregou ao governo do Estado,
oficialmente, a área destinada à ampliação da pista do Aeroporto Internacional
Salgado Filho, que repassou o terreno à Infraero.
11 comentários:
Políbio,
A despeito da estatura de jogador de basquete, o Fortunatti é um nanico político.
A população de POA só votou neste "senhor" para varrer o PT/PCdoB/PSOL do mapa.
O nanico Fortunatti deve continuar a "pegar" galinhas e fotografar "Ring Girls"!!
JulioK
Vão enrolar o que der ...
vão enrolar até 2016 onde Lucianta Genro será candidata a prefeita...
A minha aposta continua: pago um cafézinho no bar do aeroporto se ele for ampliado...Tudo enrolação.
Joel
Nota-se então que o Governo Federal (Dilma, Padilha, Infraero e Secretaria da Aviação Civil) não estão tão preocupados com a segurança e a vida dos passageiros, como haviam dito que estavam. Afinal, essa obra já é vislumbrada pra só ficar pronta depois de quatro anos após iniciada, então pq esperar a desocupação do entorno pra começar, se o entorno só precisa estar desocupado quando a extensão da pista já estiver pronta? Concretizam a preocupação deles com a vida dos gaúchos assim, sem pressa?
Pois é, Padilha disse que os recursos pra obra viriam diretamente do Fundo Nacional da Aviação Civil, não dependendo do PAC3. E disse que assim que passasse no conselho de administração da infraero (o que ocorreu na terça - 24/02/2015) a obra poderia iniciar imediatamente!
Se depois ocorrer um novo incidente como o do avião da azul que teve que pousar na base aérea e que tenha um final não tão feliz, saberemos a quem atribuir a culpa pelo corpo mole. Preocupação sem pressa não é preocupação, é demagogia. Ampliação Já!
O uadrilha queria aeroporto novo, dim dim maior. agora vamos matar o tempo.
INFRAERO e Padilha já passaram da conta com essa conversinha mole de tecnocrata folgado!!! Desde quando desapropriar na íntegra foi e é condição jurídica pra iniciar qualquer obra no País....Outra, se for pra cumprir regulamentações de aviação ou de segurança aerea, pra começar Congonha deveria estar fechado! Ana Amélia, Lasier e Deputados Federais, vamos à luta!!!
"Vamos parar de enrolação: , segundo nota oficial http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=175194 , a Prefeitura de Porto Alegre iniciou o projeto de remoção das famílias ainda no ano de 2009, segundo o próprio prefeito que assina a nota das 1476 famílias da vila Dick faltam ainda a retirada de 522, "seis anos depois do inicio" acreditem! A mesma nota diz que existem ainda mais 1819 famílias para a prefeitura retirar destas vilas. Quem acredita que em "um ano e meio" a Prefeitura vá retirar mais do que o dobro do total de famílias que levou seis anos para retirar? Mais um exemplo dos prazos das obras da Prefeitura é Viaduto Leonel Brizola, que iria ficar pronto para uso na copa, ou o viaduto da Bento Gonçalves, ambos nas entradas da cidade, ou quem sabe o rebaixamento da Nilo com a Carlos Gomes, obras que não atendem os prazos firmados com a população e se arrastam formando congestionamentos que arrasam a vida das pessoas que moram ou passam por Porto Alegre. Alguém tem notícia de quando ficará pronto? Querendo ver mais é só andar um pouquinho na cidade. Eu não começaria obra nenhuma em um terreno com quase 2000 famílias para serem removidas . Quem garante que elas sairão? Qual a forma que a Prefeitura vai adotar para tirar? A mesma da Vila Dique?"
Vi e gostei, recomendo conhecerem:
http://eliseupadilha.com.br/ampliacao-do-aeroporto-salgado-filho.php#sthash.DjT9QsF4.dpuf
Postar um comentário