Artigo - Prisioneiros da democracia

Sejamos todos cativos da democracia. É a única prisão que presta tributo à liberdade. Repudiemos a sugestão de que menos democracia pode implicar mais justiça social
O Estado de S.Paulo - 15 de março de 2010
Por José Serra

O Brasil comemora hoje os 25 anos da Nova República. Isso quer dizer que celebra um quarto de século de estabilidade política e de plena vigência do Estado de Direito, o mais longo período da fase republicana com essas características. Na primeira década da restauração da normalidade institucional, a democracia de massas firmou-se e afirmou-se no bojo da nova Constituição. E isso se deu apesar da morte do presidente eleito Tancredo Neves, da superinflação, do sufoco externo e do impeachment do primeiro presidente eleito pelo voto direto desde 1960.

A partir da estabilidade de preços conquistada pelo Plano Real, a credibilidade externa foi sendo reconquistada, nosso setor produtivo tornou-se mais competitivo interna e externamente, as fronteiras do comércio se expandiram e, acima de tudo, deflagrou-se um processo cumulativo de acesso das camadas mais pobres a um nível mínimo de bem-estar social. E essa mudança não caiu, como diria alguém, da árvore dos acontecimentos. Foi uma construção.


CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

4 comentários:

Anônimo disse...

José Serra se equivoca e muito no que diz nova república. Desconhece a história do Brasil e subestima ilustres personalidades que fizeram o Brasil ser o que é hoje. O que realmente derrubou o país nos últimos tempos foi a funesta participação do PT na "democracia" brasileira. E se temos uma democracia é graças aos "anos de chumbo" pois do contrário viveríamos hoje o socialismo barato e o autoritarismo marxista.

Anônimo disse...

É uma tremenda falácia dizer que a inflação acabou no país. O maior responsável pela inflação é o próprio estado, com suas tarifas astronômicas e sua ineficiencia. Os outros fatores que travam o crescimento do país são as leis trabalhistas, a corrupção nos órgãos públicos, prevaricações, inchaço da máquina pública. Vou parar por aqui, mas se Serra ou qualquer político desejar ter o meu respeito, que pare de sofismar.

Anônimo disse...

As despesas do setor público é uma afronta ao setor produtivo/privado. Interessante observar que o setor privado está pleiteando 40h semanas(todos gritam) e o setor público está querendo reduzir para 35h semanais(ninguém reclama. O ataque constante as relações trabalhistas me faz pensar. Quem sustenta o setor público? Por que o setor público "rasga" dinheiro e ninguém se manifesta? Reduzir a carga horária e manter o sistema atual de aposentações do setor público não significa custo?
Fica a dúvida: é 100% covardia ou é ignorância dos empresários?

Anônimo disse...

Anônimo",15 de março de 2010,às 10:22,disse:


"José Serra se equivoca e muito no que diz nova república. Desconhece a história do Brasil e subestima ilustres personalidades que fizeram o Brasil ser o que é hoje. O que realmente derrubou o país nos últimos tempos foi a funesta participação do PT na "democracia" brasileira. E se temos uma democracia é graças aos "anos de chumbo" pois do contrário viveríamos hoje o socialismo barato e o autoritarismo marxista."

Subscrevo,caro "Anônimo"!!!

SE dependêssemos de tipos esquerdóides como José Serra;
FHC;
LULA;
José Dirceu;
José Genuíno;
Dilma;
"Frankstein" Martins;
Marco Aurélio Garcia;
Tarso Genro;
"Orrívio" Dutra;
Diógenes de Oliveira;
Miguel Arraes;
Francisco Julião;
João Amazonas;
Carlos Marighella;
Oscar Niemeyer;
Gabeira;
Jango;
Brizola etc.,etc.,etc.,ESTARÍAMOS VIVENDO UM INFERNO MARXISTA/SOCIALISTA/COMUNISTA/NAZISTA,nos moldes de CUBA,de Che Guevara e dos irmãos Castro;URSS;CHINA,de Mao; COREIA DO NORTE;CAMBOJA,de Pol Pot;VIETNÃ DO NORTE,de Ho Chi Minh et caterva!!!


Graças às ações das FORÇAS ARMADAS do Brasil e da IGREJA CATÓLICA,principalmente,o Brasil foi poupado de virar uma imensa CUBA VERMELHA!!!Graças também ao digno povo brasileiro de antanho,majoritariamente católico,ou seja,Cristão,solidário e irmanado que fora e que ainda é,felizmente,com as duas referidas TRINCHEIRAS,ou FORTES,ou CASTELOS legados pela Civilização Ocidental de moral judaico-cristã*,que tanta inveja e ódio desperta nos esquerdopatas,ou seja,nos adeptos,simpatizantes ou mesmo militantes do movimento conhecido como ATEÍSMO/ESQUERDISMO,responsável por aproximadamente TREZENTOS MILHÕES de civis inocentes mortos!!!

* Sobre Gramscismo e as razões estratégicas dos marxistas culturais (gramscistas) no ataque sistemático,feroz e leviano às INSTITUIÇÕES do OCIDENTE - as BASES ou PILARES nos quais está assentada a Civilização Ocidental de moral judaico-cristã,estão disponíveis aqui,nesta livro,uma excelente obra,altamente esclarecedora:

"A REVOLUÇÃO GRAMSCISTA NO OCIDENTE",de Sérgio Augusto de Avelar Coutinho


Grato,caro Políbio!!!



KIRK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/