E agora Lula? Suecos prometem caças pela metade do preço dos franceses.

Clipping - Site UOL - 17 de setembro de 2009

O vice-ministro de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, afirmou nesta quinta-feira, durante coletiva de imprensa, que seu país "não está buscando compradores, mas parceiros" para o caça Gripen. Segundo ele, caso opte pela proposta sueca - que será apresentada, juntamente com as demais propostas no próximo dia 21 - o Brasil poderá comprar o dobro de aviões pelo preço de um, oferecido pelos concorrentes.

. Jevrell se reunirá nesta tarde com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O vice-ministro garantiu que a Suécia e a Saab, empresa fabricante do caça Gripen NG, estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia para o Brasil.

. O vice-ministro garantiu que a proposta que será apresentada ao governo brasileiro será muito atrativa. Segundo ele, o caça Gripen é o que apresenta menor custo por ciclo de vida.

. "Nossa proposta permitirá ao Brasil estar com seus caças sempre atualizados e sem depender de apenas um fornecedor de equipamentos", garante o presidente da Saab no Brasil."O que queremos é, com o desenvolvimento de um projeto conjunto ente os dois países, dar ao Brasil a liberdade de fazer as modificações no futuro, com ou sem a Suécia", resumiu. (charge - Sponholz).

8 comentários:

Anônimo disse...

É como dizia meu vizinho Ariovaldo: " Eles ensinam tudo, menos o pulo do gato! ". Arno Edgar Kaplan

spotorno disse...

PB
A compra destes equipamentos necessitam abrir novas portas no cenário internacional. Quem pesa mais neste cenário, França ou Suecia?
Spotorno

Anônimo disse...

Mas não era esta a intenção do anúncio da preferência pelo Rafale? Fazer a concorrência se mexer? Deu certo...

Anônimo disse...

Por que não licitam, é só seguir a lei 8.666 de 1993, será legal, mais confiável e Lula poderá mostrar que é honesto, tem ainda esta chance!

Anônimo disse...

Lula é bastante competente para fazer a escolha certa.

Piloto disse...

Vai ver que Sarkozy prometeu uma gorgeta maior pro 9D e pro Jobim, por isto e escolha antecipada pelos aviões encalhados lá da França.

Anônimo disse...

Concordo com o 11:37. De fato acho Lula competente para fazer a melhor escolha.

A melhor escolha para sí próprio.

Até agora não ví nenhuma manifestação técnica sobre os caças.

Acredito muito mais nas promessas dos suecos que nas francesas.

Duvido que algum deles ensine todos "pulo do gato" envolvidos.

De mais a mais a Suécia propõe transf. de tecnologia a ponto de podermos desenvolver nossas próprias versões Grippen. Enquanto que França abre a tecnologia basica mas não a ponto de criarmos versões próprias do Rafaele.

Anônimo disse...

Resposta ao anônimo das 10:42:
Compras como esta não podem ser feitas por licitação. Licitações são para menor preço e em se tratando de equipamentos como este o menor preço não é sempre a melhor opção. Se o critério fosse menor preço o vencedor seriam os F-16 de segunda mão que os EUA ofereceram no início (depois, confrontados com as exigências da FAB, mudaram para Block 50/52). O que se quer é o melhor CONJUTO (avião, assistência técnica, transferência de tecnologia, custo operacional, etc...). Aí, as vezes é melhor pagar um pouco mais. Sai mais barato, no final.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/