Artigo - Que Uribe resista aos vigaristas.

Artigo - Site da Revista Veja - 17 de setembro de 2009
por Reinaldo Azevedo

A Colômbia de Álvaro Uribe já pensa em deixar o grupo a que, de fato, nunca pertenceu: a ridícula Unasul, que pretendia e pretende ainda substituir a OEA - como é união dos países da América do Sul, e não “das” Américas, os EUA estão fora. Espertinhos os bolivarianos e seus amiguinhos… As exigências feitas à Colômbia - e o megalonanico Celso Amorim foi um dos mais entusiasmados - são simplesmente ridículas. Alguns chanceleres e ministros da Defesa cobraram da Colômbia, em síntese, que abrisse mão de sua soberania.

No centro da questão, como não poderia deixar de ser, está o acordo militar que permite aos americanos usar sete bases militares na Colômbia. Celso Amorim e os bolivarianos cobraram do governo Uribe garantias formais - por escrito - de que as ações se restringirão ao território colombiano. Hugo Chávez, o ditador da Venezuela, quer mais: exige ver os documentos do acordo entre os dois países.

Afinal de contas, quem é que faz cobranças dessa natureza à Colômbia? O Brasil, que acaba de fazer um acordo bilionário com a França para a compra de submarinos, helicópteros e, como antecipou Lula, aviões. E ninguém exige nada de Lula. Chávez foi às compras na Rússia: US$ 2 bilhões em armamentos. Não só: a Venezuela também assinou um tratado de cooperação nuclear com o Irã, governado pelo pacifista Ahmadinejad. Em nome da soberania, não dará explicações a ninguém.

Por que, então, a Colômbia tem de se ajoelhar no milho? Há alguma razão para que os colombianos sejam mais suspeitos do que Chávez? Ora, as pressões contra Bogotá só revelam a real natureza da Unasul, o motivo por que foi criada: tentar servir como uma força de intervenção nos países que não rezam segundo a cartilha dos esquerdopatas do subcontinente. O delirio foi tal, que o representante da Venezuela chegou a defender que as negociações com as Farc ficassem a cargo da entidade supranacional e que os vizinhos tivessem o direito, imaginem!, de inspecionar as bases colombianas. A todas essas investidas, os representantes da Colômbia, com razão, disseram “não”. E lá se foi a reunião da Unasul, que não conseguiu gerar um miserável documento.

Amorim atribuiu o insucesso da reunião à Colômbia, que teria sido “intransigente”. Ontem, falando numa comissão do Senado, Nelson Jobim, ministro da Defesa, endossou essa versão esdrúxula, mentirosa mesmo.

Que Álvaro Uribe resista à pressão e à vigarice.

9 comentários:

Anônimo disse...

Pu quê tu não qué bincá com nós? Arno Edgar Kaplan

ATENTO disse...

COMUNASUL

COMUNASUL É A FORMAÇÃO DE QUADRILHA DE PAÍSES CUMUNISTAS QUE SE DIZ UNASUL(NOMECLATURA PUBLICITÁRIA PARIDA PELO FORO DE SPAULO).

COMO URIBE NÃO É TROUXA, VAI CAIR FORA OU MELHOR NÃO VAI ENTRAR,NEM DEVE.

HOSANA A URIBE,
HOSANA A COLÔMBIA
HOSANA A HONDURAS.

Anônimo disse...

Mas tentar a re-reeleição não é coisa de ditador? os caras tem que se decidir se é ou não ou se só vale pra alguns ou pensam que só existem débeis mentáis?

Anônimo disse...

Parabéns ao Governo da Colômbia pela postura adotada !!!
Seria uma humilhação se se submetessem ao que estão querendo impor.

O Chaveco diz que se propõe a mostrar os documentos dos tratados que fez. Hahahahahahahahahahahahahahahahaha
Me engana que eu gosto ! Me engana que eu gosto !
Quem garante que ele mostrará tudo o que existe a respeito de acordos !? Mostrará apenas aquilo que interessa mostrar.
O mesmo se aplica ao Brasil. Mostrariam tudo ? É claro que não !

Mais uma vez: parabéns ao Governo da Colômbia !

HOH-POA

Unknown disse...

É isso aí, Uribe!
Antes só, do que mal acompanhado!
Levanta os muros e solta os cachorros.

Anônimo disse...

Mas o Editor concorda com o terceiro mandato do Uribe?

O Editor foi contrário ao terceiro mandadto do Lula, não foi?

Que quer se assemelhar às ditauras da China e de Cuba?

Ele também não é um candidato a ditador como o Chaves?

Carlos Vargas disse...

Celso Amorim: MEGALONANICO!!!!
De acordo com o site do Claudio Humberto parece que o apelido pegou legal, por que ontem o chanceler MEGALONANICO estava furioso, inclusive com servidor do cafezinho porque supos que este estava rindo de sua cara.

Anônimo disse...

"ATENTO disse...
COMUNASUL

COMUNASUL É A FORMAÇÃO DE QUADRILHA DE PAÍSES CUMUNISTAS QUE SE DIZ UNASUL(NOMECLATURA PUBLICITÁRIA PARIDA PELO FORO DE SPAULO).

COMO URIBE NÃO É TROUXA, VAI CAIR FORA OU MELHOR NÃO VAI ENTRAR,NEM DEVE.

HOSANA A URIBE,
HOSANA A COLÔMBIA
HOSANA A HONDURAS.

17 de Setembro de 2009 12:08"


Subscrevo!!!



KIRK

Anônimo disse...

"insanidade dos esquerdopatas brasileiros"

http://www.youtube.com/watch?v=kFVnTFkC_NM



KIRK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/