Eduardo Leite no Estadão: "O tempo de discutir a venda do Banrisul não chegou para o RS"

Matéria de hoje no jornal O Estado de São Paulo conta como o governo gaúcho está trabalhando para resolver a crise econômica e política que assola o estado há décadas. A chamada da matéria é: “RS tenta se recuperar com plano ambicioso - Estado quer mudar estatuto dos servidores e cortar incentivo para ter socorro da União”.

No decorrer da reportagem, Eduardo Leite diz o que pensa sobre o Banrisul:

O governo federal quer que o Estado venda o Banrisul. Como resolver o impasse?
- Cada governo enfrenta os desafios do seu tempo. O tempo de discutir a venda do Banrisul não chegou para o Rio Grande do Sul.  E também privatizar o banco não resolve. Se não atacarmos o que está causando o déficit, a receita advinda na venda  do banco vai evaporar diante do crescimento dos gastos. É um banco saudável, funcional bem.

O desgaste político é menor se não vender?
- Mas os desgaste de mexer com planos de carreira não é pequeno. O caminho que eu escolhi é mais difícil.  Vender o banco botaria de R$ 10 bilhões, compraria uma briga louca e poderia gastar e sair a fazer a obras. Mas o Estado cairia de novo na crise sem resolver os problemas. Vamos revisar o estatuto dos servidores, magistério, carreira militar.  Temos estruturas de carreiras muito antigas. E vantagens que já se extinguiram no plano federal.

11 comentários:

Anônimo disse...

Temos que discutir boiolagem e veadagem

Anônimo disse...

Cortar as mamatas e regalias ??? Diminuir o ICMS??? Novos incentivos ??? Vender agressivamente as estatais ineficientes. Nada, Milk = Zero.

Anônimo disse...

Pelo contrário...se mexer no plano de carreira e acabar com as mamatas dos funcionários, é macho pra caralho, mais do que qualquer um, independente do que acontece na vida privada.

Se levar isso adiante, Leite mostra a que veio.

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras do anonimo das 17:31. Se fizer o que disse querer fazer, será o governador mais macho que o RS já teve nos últimos 50 anos. Os anteriores, todos, se cagaram pras corporações. Seu diagnóstico está correto. De nada adianta vender o Banco (sou favorável à sua privatização), se as razões do déficit permanecem intactas. Diz um velho ditado chinês: "se queremos sair do poço, a primeira coisa a fazer é parar de cavar".

Anônimo disse...

O problema é mexer e acabar com as mamatas. De regra, quando mexem é para prejudicar os que trabalham muito e ganham pouco, e os grandes salários continuam bem, obrigado! Alias: perguntem ao governador, que não dá reposição aos servidores que ganham pouco, quanto ele está pagando de teto salarial, conforme a lei.

Pompeu Anon Jardim disse...

Outro governador sonso que se caga de medo da esquerdalha. Esse banco é uma sucata, cabide de emprego e indústria de passivos trabalhistas. Já tem BB, Badesul, BRDE.

Anônimo disse...

Sim, se fizer o que pretende, Leite será o mais macho dos últimos 50 anos, com a Yeda em segundo lugar rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Cortar as mamatas e regalias ??? Diminuir o ICMS??? Novos incentivos ??? Vender agressivamente as estatais ineficientes.

E "parar de ser subserviente à brasília", não entra na lista?

Vá ver QUANTO dinheiro o RS gasta no Banrisul/estatais e quanto manda pro governo federal (ou perde por causa do governo federal), que é de longe, historicamente, o maior RALO de dinheiro gaúcho.

Vai acabar vendendo o Banrisul POR ORDEM do governo federal, para dar mais dinheiro pro governo federal... vê se pode!

Anônimo disse...

O governo não gasta um centavo com o Banrisul, pelo contrário. Informe-se.

Anônimo disse...

O governo não gasta um centavo com o Banrisul, pelo contrário. Informe-se.

Anônimo disse...

O governo não gasta um centavo com o Banrisul, pelo contrário. Informe-se.

Eu quis dizer com estatais em geral.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/