Ministro Teori Zavascki recua no caso Lula, devolve quase tudo a Curitiba e faz duras críticas ao juiz Sérgio Moro

Teori Zavascki só devolveu Lula a Moro depois de fortes cobranças feitas pela mídia e por políticos governistas. Ele mascarou esta nova decisão com novas críticas públicas contra Sérgio Moro, que as ignora solenemente. Ao lado, capa premonitória de Veja. 

Os leitores que se deram ao trabalho de ler, ontem, o texto integral da decisão do ministro Teori Zavascki sobre a devolução da maior parte dos inquéritos contra Lula e que agora estão de novo com o juiz Sérgio Moro, deve ter percebido que ela vale para 16 procedimentos, entre eles, a investigação sobre o sítio, em Atibaia, e o tríplex, em Guarujá.

Essas investigações estavam no Supremo desde março por ordem de Teori, que na época fez duríssimas acusações contra o juiz do Paraná.  O ministro tinha retirado os inquéritos do Paraná depois que o juiz Sérgio Moro abriu o sigilo de um telefonema gravado entre a presidente afastada, Dilma Rousseff, e Lula.

Na conversa, Dilma avisou a Lula que estava mandando para ele o termo de posse como ministro-chefe da Casa Civil.

O áudio foi apontado pelos investigadores como um indício de que Dilma nomearia Lula ministro para garantir a ele foro privilegiado que o livraria do alcance do juiz Sérgio Moro.
Dilma: "Lula, deixa eu te falar uma coisa."
Lula: "Fala, querida. Ahn?"
Dilma: "Seguinte, eu tô mandando o 'Bessias' junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!"
Lula:  "Uhum. Tá bom, tá bom."
Dilma: "Só isso, você espera aí que ele tá indo aí."
Lula: "Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando."
Dilma: "Tá?!"
Lula: "Tá bom."
Dilma: "Tchau."
Lula: "Tchau, querida."

O ministro proibiu o uso deste diálogo assustador, criminoso e indecente, que já é público e jamais será esquecido. 

Na decisão desta terça-feira, Teori anulou a validade deste áudio e voltou a fazer duras críticas ao juiz Sérgio Moro. Afirmou que ele violou a competência do Supremo. Disse que a violação da competência do Supremo ocorreu quando o juiz Sérgio Moro, ao ver que a conversa envolvia autoridade com foro privilegiado, deixou de encaminhar a investigação ao Supremo. E que a decisão de Moro - de divulgar a conversa - está comprometida, não só pela usurpação da competência, mas também pelo levantamento de sigilo de conversas interceptadas.

O ministro Teori Zavascki destacou ainda que Moro havia determinado o fim das interceptações às 11h12 do dia 16 de março, mas que o diálogo colhido entre Lula e Dilma ocorreu mais de duas horas depois, às 13h32, e que Sérgio Moro, mesmo assim, sem enviar o processo ao STF, determinou o fim do sigilo.

Com a decisão de Teori, esse áudio não pode mais ser usado como prova.

13 comentários:

Anônimo disse...

O interessante é que não muda a história. O diálogo aconteceu, a trama foi tentada e não deu certo. E quem estava grampeado era Lula e não Dilma. Até uma criança percebe a manobra. Lamentável, ministro.

Anônimo disse...

As leis são ridículas... Mesmo que não seja considerado como prova, aí está o diálogo, sabemos quem disse o que, não tem como apagar isso.
O Dr. Moro agiu muito bem, Teori é que tenta a todo o custo salvar o que resta do PT...

Anônimo disse...

JA QUE TEORI E TAO RIGIDO,EM BREVE ELE ANULARA VIDEOS INCRIMINADORES PELO FATO DA RESOLUCAO DE IMAGEM NAO ESTAR EM 4K,POIS ESTA E A ACEITAVEL PELO STF,AGORA SE FILMAREM DE CELULAR ALGUEM TRAMANDO CONTRA ELE,TOMARIA PROVIDENCIAS OU ANULARIA A PROVA POR NAO TER SIDO AUTORIZADA?

Emmanuel disse...

Teori é Teori ... só mais um agradecido ao PT, a Lula e à Dilma ... só isso; faria diferente do que fez? Talvez: se pudesse, não faria nada!!

Mordaz disse...

Teori Zavaski faz uma interpretação absurda das escutas para atingir seu objetivo. Blindar Dilma. Quer que o povo ignore que o que ouviu não escutou. Evidente que a escuta era legal e autorizada a busca de investigar o meliante. A ordem de interromper a escuta é mera questão administrativa. Teori não fez nada com a investigação de Dilma obstruindo a justiça previamente denunciado por Delcídio. É um valentão com blogueiros e um covarde com Dilma.

Anônimo disse...

O Teori ficou muito nervoso com o Moro porque Teori queria mostrar serviço ao
PT, queimando o material. Teori não tem o minimo senso de ridiculo.

jorge alves ribeiro disse...

O ministro não validando o diálogo entre Dilma e Lula, deve ter feito isso em agradecimento pela Dilma ter indicado ele para o STF. Esse STF não inspira mais confiança da nação, pois desses ministros agem em função de seus próprios interesses. Vamos pressionar o senado para que votem e aprovem o projeto do senador Lasier Martins que indica outros entidades representativas para a nomeação para o Supremo Tribunal Federal.

Anônimo disse...

CHEGA! Tá paga a nomeação!

Anônimo disse...

Não entendo de lei pq elas só servem para políticos se safarem. As leis para nós mortais são sempre para nos prenderem ou para matar no caso do suposto estuprador de Porto Alegre.
Moro tinha e tem razão em ter liberado as escutas, nós mortais não saberíamos por nada deste mundo da conversas destes ilibados.
Esse Ministro de merda que vá para o inferno. FDP!!

Anônimo disse...

TEORI É PETRALHA DESCARADO

SÓ NÃO É MAIS PORQUE SE LHE ESCAPARIA A CADEIRA DA BUNDA.

Anônimo disse...

Teori é PT!
Todos sabemos disso!
Janot é PT!
Todos sabemos disso!
STF é maioria PT!
Todos sabemos disso!
O resto é conversa pra boi, vaca, dormir!!

frederico menezes disse...

Teori ten saber juridico? Penso Que e gratidao so Lula pois provavel ele saber Que nao teria Como chegsr so stf.

Anônimo disse...

Mas o JN ont fez questão de redivulgar o vídeo...faça isso diariamente, Bonner!!! Kkkkkkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/