Reali Júnior avalia decisão de ontem do TCU: "As pedaladas são um crime e ajudam a explicar a recessão atual"

O jurista Miguel Reali Júnior, embora pouca gente saiba, mora em Canela, RS. Ele acaba de assinar com Hélio Bicuto (leia artigo de Bicudo, abaixo) o pedido de impeachment de Dilma.

Sobre a decisão de ontem do TCU, que encorpa seu pedido, ele disse:

- Tudo já indicava para a condenação das contas do governo porque as ‘pedaladas’ já haviam sido consideradas uma violação da lei de responsabilidade. E o argumento de que outros governos já faziam isso não serve. Tem sujeito que entra no cheque especial por dois dias e que fica dois anos nele. Há uma diferença de gradação grande. E o pior é que esses empréstimos não foram registrados como dívida. O governo afirmou que fez superávit primário quando estava deficitário em R$ 40 bilhões. Ainda por cima fez decretos sem número em dezembro autorizando créditos suplementares para ministérios sem autorização do Legislativo. Isso é inédito na administração pública. É de uma irresponsabilidade enorme. Não é um mero problema contábil. As ‘pedaladas’ explicam a recessão em que estamos. Em vez de esconder, o governo teria que ter adiantado o ajuste fiscal. Dilma tinha encontros diários com a equipe que fez as ‘pedaladas’, não tinha como não saber, foi conivente e isso é motivo para impeachment. A presidente jogou tanta luz sobre esse julgamento do TCU que agora, condenada, ficou na escuridão política.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Jornalista Políbio Braga,
Embora seja uma pequena vitória, ainda não há motivos para sairmos festejando e soltando rojões.
Haja vista o TCU não ter poder de policia para punir, governos corruptos e irresponsáveis.
Sabemos que nosso doente congresso, terá de faze-lo, se por algum milagre se livrarem do Sr. Janot que tem a ficha de todos os que se melaram nesta incrível lambança, e de todo o congresso só 5 estão fora desta barca furada sem nada há temer.
O grande problema, é que o Brasil não tem mais(tempo), não podemos esperar até o ano que vem para que o impeachment aconteça, tem que ser agora, esta semana ainda.
E para falar francamente, eu duvido que isto aconteça já.
Por isto acho que temos que continuar atacando por todas as frentes e meios possíveis, este desgoverno.
Uma boa opção, para quem não sabe, nasceu em Santa Catarina, de Empresários preocupados com o futuro de nosso país.
Portanto passo o link para que todos apreciem, leiam e se possível assinem este documento, o qual dará um impulso para que nossa FFAA arrumem a casa, definitivamente.
Eu, embora morando fora do Brasil já assinei.
link: http://cidadaniaedefesa.com/acdb-requerimento-ffaa/

Alberto disse...

(Des) Governo Dilma/Lula/PT e seus aliados fizeram a gastança e ainda querem mandar a conta para os 'bobos da corte', o povo brasileiro, pagar e com as desculpas furadas de 'crise mundial' e outras abobrinhas e ainda tem gente que defende toda esta corja de sanguessugas.

Marcelo Ribas disse...

No meu entender, o parecer do TCU indica que a PRESIDANTA incorreu em três hipóteses de crime de responsabilidade, conforme previsto no art. 85 da Constituição: probidade na Administração, lei orçamentária e cumprimento de leis e decisões judiciais.
Acho que o desrespeito à lei orçamentária é o mais fácil de comprovar, estando corroborado pelos fatos apontados pelo TCU.

Anônimo disse...

Tá na hora da Presidente contratar o advogado e ex-Pmomotor do MP Medina. Ele vaí torna-la de ré a vitima, assim como fez com a Dra Yeda. E acaba logo com essa bagunça.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/