Artigo, Percival Puggina - Por que só o PT não se escandaliza ?

Tenho acompanhado as manifestações de petistas sobre a nova prisão do empresário José Dirceu, um dos mais bem remunerados consultores do país.

Verdadeiro fenômeno, o Zé! De militante comunista a exilado em Cuba; de dono de uma loja de roupas masculinas no interior do Paraná a deputado federal pelo PT; de ministro Chefe da Casa Civil a condenado pivô do mensalão; da Papuda à magnata no mercado de consultoria. Nessa atividade, alcançou tamanha competência que muitas das maiores empresas do país fazem fila para depositar em suas contas, remunerando com cifras que se avolumam aos milhões os bons serviços prestados. Nada mau para um ex-militante da Ala Marighela do PCB e do Agrupamento Comunista de São Paulo (AC/SP). De comunista a capitalista. Da devoção à estrela vermelha à adoração do bezerro de ouro.

Seu partido, a cada aparição, certamente lembrando seus tempos de militante comunista e dirigente partidário, festeja-o como "guerreiro, herói do povo brasileiro!". Hoje, sua influência no mundo dos negócios, sua qualificação como consultor para empresas de variados ramos de atividade, unidas pelo fio condutor dos interesses nos recursos públicos, o credencia a condição de benfeitor de malfeitores no mundo empresarial brasileiro.

A operação Lava Jato vem desbravando incontáveis trilhas, através das quais, ininterruptamente, desde 2003, vem drenando dinheiro do povo para os aparelhos partidários da base do governo. Enquanto o prestígio deste rola escada abaixo, a sociedade vai compreendendo que foi vítima de um assalto à caneta e maleta. Caneta para assinar ordens de pagamento e maleta para carregar dinheiro. Dinheiro nosso, repito, porque o Estado não tem um real que possa chamar de seu. Todos os recursos do Estado são gerados na sociedade, a ela pertencem e a ela deveriam servir.

No entanto, até hoje, não vi rubor em face petista. Ninguém sussurrou, ainda, um pedido de desculpas. Ninguém baixou os olhos encabulado ante o dano proporcionado ao país e o prejuízo causado à nação. Ao contrário, "companheiros" do partido, "camaradas" do partidão, revoltados adolescentes septuagenários, jornalistas a soldo, militantes em ambientes virtuais (os MAVs), tomados de falsa indignação, dedicam-se às seguintes e constrangedoras tarefas diárias: combater as manchetes, destratar as notícias, criticar as críticas e julgar o juiz.

Sua única preocupação e ocupação consiste em proteger o PT e os petistas envolvidos em escândalos. Tal conduta os qualifica como cúmplices e deixa muito claro ao observador atento a intenção de pôr um fim nas investigações para que possam dar continuidade ao que vêm fazendo, com as canetas e com as maletas.


* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.


6 comentários:

Anônimo disse...

Dá para responder com outra pergunta ao Puggina: Porque o PP do RS, do qual o Puggina é fundador, não se escandaliza, tendo 5 de seus 6 Deputadoa Federais investigados pela Lava Jato?

Anônimo disse...

ERAMOS TODOS MUITO BOBOS, BASTAVA OBSERVAR NAS DISPUTAS DE ELEIÇÕES, COMO PT SEMPRE TRATAVA OS OUTROS ADVERSÁRIOS.

MAS A FICHA CAIU, A CASA TAMBÉM VAI CAIR, PODE ATÉ DEMORAR UM POUCO.

Anônimo disse...

A força-tarefa da Lava Jato descobriu que o contrato de afretamento do navio-sonda Titanium Explorer pela Petrobras rendeu ao PMDB e a seus indicados na Diretoria Internacional cerca de US$ 31 milhões em propina. O dinheiro foi repassado pelo executivo chinês Hsin Chi Su, da TMT, e o lobista Hamylton Padilha. Os ex-diretores beneficiados foram Jorge Zelada e Eduardo Musa, ambos apadrinhados pelo PMDB. O partido também recebeu o seu quinhão na negociata.

O juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia do Ministério Público contra todos, que viraram réus por corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.oantagonista.

Porque estão todos juntos > dilma/temer/lula e , enfim todos.

Anônimo disse...

Anônimo das 14:21h, dentro do PT estes 6 deputados seriam aclamados como heróis, no PP e outros partidos corruptos viram zumbis. "Heróis " são pelo teu raciocínio raso semelhantes a zumbis, o pobreza mental!

Anônimo disse...

Petralha 14:21, SOMOS LADRÕES (NÓS DO PT), MAIS QUEM NÃO É???? É uma defesa que mostra o descaráter do elemento do partido-quadrilha.

Anônimo disse...

Pronto, lá vem o anônimo das 14:21, querendo justificar as roubalheiras do partido dele, pelas dos outros, quer dizer, se os outros fazem o PT pode fazer. Mas não era o partido da ética e da honestidade? Não sou advogado do Puggina, mas me indica um , só um dirigente do teu partido que seja mais honesto que ele. Embora não se possa medir honestidade pela régua do PT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/