A Superintendência do Porto do Rio Grande recebeu na
manhã desta segunda-feira, 10, manifestação da Secretaria de Portos da
Presidência da República sobre o Programa Nacional de Dragagem, do qual fizeram
parte as obras executadas em Rio Grande pela Odebrecht.
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O programa foi instituído com o objetivo de
desassorear os portos brasileiros após mais de uma década sem investimentos no
setor. A obra referida na reportagem ocorreu entre 2009/2010 retirando o volume
aproximado de 22,0 milhões de m³. Segundo a SEP, este empreendimento deu origem
ao Acórdão 0028-01/13P do Tribunal de Contas da União no qual apontou as
irregularidades expressas na reportagem. Após a situação, a Secretaria adotou
medidas significativas para a fase 2 do Programa Nacional de Dragagem como
melhoria na especificação dos riscos, utilização de Regime Diferenciado de
Contratações, elaboração de taxa de bonificação e despesas diretas, orçamento
elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, além de outras
medidas.
Segundo a direção da SUPRG, a obra de dragagem referida
na reportagem foi totalmente coordenada pela Secretaria de Portos. A obra teve
a ordem de serviço assinada em 15 de julho de 2009 e encerrada em 30 de julho
de 2010. Com relação ao período descrito na reportagem de realização da
dragagem, a Superintendência informa que são outros contratos como dragagem de
manutenção continuada e dragagem emergencial.
Manifestação da SEP
O Programa Nacional de Dragagem I (PNDI) foi instituído
pela Lei 11.610/2007, com o objetivo de desassorear os portos brasileiros, após
mais de uma década sem investimentos no setor.
No período de 2009/2010, a SEP/PR realizou a dragagem de
aprofundamento – Etapa 1 - no canal de acesso, no montante (volume) aproximado
de 22,2 milhões de m³, aprofundando o canal interno para 16m e o canal externo
para 18m.
Este empreendimento deu origem ao Acórdão-0028-01/13P do
Tribunal de Contas da União, no qual apontou as irregularidades expressas na
reportagem supracitada.
Após tal situação, esta Secretaria de Portos adotou
medidas significativas no intuito de sanar as lacunas existentes apontadas pelo
TCU para a execução da fase II do Programa Nacional de Dragagem, instituído por
meio da Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013, são elas:
1 - Melhoria da especificação dos riscos nos contratos,
com previsão expressa da divisão de responsabilidades e dos limites de riscos
assumidos pelas partes, bem como identificação dos procedimentos a serem
cumpridos em caso de materialização de eventos previsíveis mais de difícil
precificação;
2 - Utilização do Regime Diferenciado de Contratação -
RDC - Contratação Integrada, a fim de dividir a responsabilidade de possíveis
erros de projeto com a Contratada, pela mesma ser a responsável por
confeccionar os projetos básicos e executivos, além de permitir maior
flexibilidade do contratado, que pode alterar a metodologia e escolher os
equipamentos a serem utilizados, desde que respeitada uma produtividade mínima
e alcançado o resultado no cronograma contratado;
3 - Elaboração de taxa de Bonificação e Despesas
Indiretas - BDI específico para obras de dragagem, conforme Acórdão TCU nº
2622/2013-Plenário;
4- Orçamentos elaborados pelo Instituto Nacional de
Pesquisas Hidroviárias - INPH/SEP.
Essas medidas refletiram na elaboração dos editais das
obras de dragagem do PND II recentemente lançados por esta Secretaria, os quais
foram previamente auditados pelo TCU, ensejando em Acórdãos favoráveis, a
exemplo de Paranaguá/PR e Rio de Janeiro/RJ. Especificamente, quanto à obra de
dragagem referente ao PNDII do Porto de Rio Grande, segundo o site do TCU, o
mesmo encontra-se encerrada a fase de auditoria pela equipe técnica, aguardando
deliberação do Ministro Relator.
4 comentários:
Políbio, offtopic, verifica aí, o Itaú está sem sistema em todo o Brasil, até os cartões de débito não estão funcionando... E dizem que outros bancos estão assim também.
SE NEGOU, TEM. SIMPLES, SIMPLES.
ESSES CARAS ACHAM QUE SOMOS IMBECIS.
CORRUPTOS, TERRORISTAS E LADRÕES PETISTAS.
Sr. Editor! Regime Diferenciado de Contratações é piada de mau gosto! É porta aberta para esquemas.....
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