BNDES aprova R$ 59,4 milhões para implantação de fábrica de biocombustível de madeira no RS.

Fábrica de pellets em Rio Grande será a maior da América Latina. Devem ser gerados 1.440 empregos diretos e indiretos na execução e após a conclusão

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 59,4 milhões à Tanac S/A para implantação de uma fábrica de pellets de madeira. Produzidos a partir da compressão de serragem de madeira em formato de granulados cilíndricos, os pellets são um biocombustível amplamente usado na Europa e nos Estados Unidos em substituição aos combustíveis fósseis, seguindo compromisso dos signatários do protocolo de Quioto no que diz respeito à redução dos gases de efeito estufa.

O empreendimento, na cidade de Rio Grande (RS), terá capacidade de produção de 350 mil toneladas/ano. Os recursos do BNDES correspondem a 39,5% do investimento total no projeto e serão repassados ao cliente final por meio dos agentes financeiros Itaú e Bradesco.

A nova unidade será a maior produtora de pellets da América Latina, e a primeira unidade do mundo a produzir a partir da madeira de acácia negra. A previsão é de que sejam gerados 1.100 empregos diretos e indiretos durante a execução do projeto e outros 340 postos diretos e indiretos após a sua conclusão.

O empreendimento deve ainda fortalecer a economia da região e contribuir positivamente para o saldo da balança comercial brasileira, uma vez que o produto destina-se à exportação e há perspectiva de crescimento do mercado na Europa no médio e longo prazo.

A atividade de acaciacultura da Tanac integra cerca de 4 mil famílias no Rio Grande do Sul, que contam com um programa de apoio técnico para produtores de mudas e transferência de tecnologia para a formação de florestas de qualidade, adotando um manejo ambiental adequado.

Atualmente a empresa conta com três unidades industriais no Estado: uma, também em Rio Grande, de cavacos para a indústria de celulose; uma unidade de tanino em Montenegro; e a unidade florestal Tanagro S/A, com fazendas em vários municípios. 


10 comentários:

Anônimo disse...

Espera-se que a fiscalização fique em cima para verificar as condições de trabalho do pessoal.
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=59318

Anônimo disse...

MUITO BOM.

Mordaz disse...

Olha que o Papa Francisco vai condenar!

Anônimo disse...

É isso aí, TANAC:
Não dê bola para os negativistas de plantão que torcem para que tudo dê errado

Emmanuel disse...

Por vai das dúvidas ... em se tratando de BNDES e quejandos, é bom ficar atento para descobrir onde será feita a falcatrua.
Sabe como é: estão minguando as boquinhas, de sorte que ...

Anônimo disse...

MAS, O PT E, AS ONGS CORRUPTAS DO PT SÃO CONTRA A PRODUÇÃO DE MADEIRA DE EUCALIPTO.
ENTÃO VÃO CORTAR MATA NATIVA?
AÍ TEM CORRUPÇÃO IGUAL AO BIODIESEL DE SOJA.

Anônimo disse...

Não é bem assim. Contra a TANAC nenhuma reclamatória trabalhista tem sucesso. Agora aqueles que plantam acácia, particulares, são sim exploradores!

Anônimo disse...

Soa bonito para os ouvidos: biocombustível! Não passa de mais dinheiro jogado fora.

Anônimo disse...

Devemos apoiar essa iniciativa para que seja de sucesso para nosso Estado. Ao tempo que também sejam fiscalizada pelos órgãos responsáveis...

Anônimo disse...

O ADVOGADO trabalhista das 19:42 deveria dizer:

Contra a TANAC não é fácil tirar dinheiro via judiciário, por outro lado, contra aqueles que só entendem de agricultura é como "tirar o doce da boca de criança".

TANAC está bem hoje graças a sua atividade intermediária, produção de matéria prima, e primária com fazendas de acácia. Com destaque, evidentemente, a sua boa administração, competente e discreta.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/