Feevale Techpark acerta cooperação com Programa do cluster de Tecnologias para a Saúde RS.

A Universidade Feevale e o Feevale Techpartk assinam amanhã, dia 11 de agosto, às 11h, na Assembleia Legislativa, termo de cooperação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para o Programa do Cluster de Tecnologias para a Saúde RS, em parceria com o Medical Valley, da Alemanha. O principal objetivo do acordo é promover a integração de instituições e a realização de projetos e atividades para que o Estado do Rio Grande do Sul se afirme como referência na geração de conhecimento e produção de tecnologias e serviços inovadores em saúde. “Para a Feevale e para o Feevale Techpark isso é muito importante, pois significa sermos agentes da diversificação econômica voltada para as novas tecnologias na área da saúde”, afirma o pró-reitor de Inovação da Instituição, Cleber Prodanov.

De acordo com Prodanov, essa iniciativa representa um grande potencial para o Brasil, visto que atualmente o país detém um déficit generoso na balança comercial em função de importações na área da Saúde. “São quase R$ 3 bilhões em produtos, equipamentos e demais insumos na área de Saúde que precisamos importar anualmente, uma vez que  não são produzidos aqui”, informa. Ele explica, ainda, que essa demanda acabou gerando a necessidade de se organizar uma rede de trabalho para atrair empresas que possuam estrutura para a produção desses insumos.

É aí que entra a participação da Universidade Feevale e do Feevale Techpark no Programa Cluster de Tecnologias para a Saúde RS. “Nosso parque tecnológico é um dos únicos no Estado que possui condições de abrigar estruturas industriais, esse é nosso diferencial, além de toda infraestrutura que disponibilizamos para as empresas. Já como Universidade, possuímos uma política de trabalho que fomenta o desenvolvimento de novas tecnologias e inovação, além contarmos com toda uma oferta de cursos e iniciativas na área da Saúde”, aponta. A Feevale possui, atualmente, 3.500 alunos matriculados em seus cursos da área da Saúde que, entre outros, incluem Biomedicina, Fisioterapia e Quiropraxia. Além disso, a Universidade aguarda a última etapa de seleção do Ministério da Educação para a implantação do curso de Medicina em Novo Hamburgo.

O programa

O Programa Cluster de Tecnologias para a Saúde RS conta com o apoio do Medical Valley, da Alemanha, com quem o Governo do Estado firmou protocolo em maio deste ano. Trata-se de um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo alemão, orientados a gerar economia através da inovação tecnológica. Na Alemanha, o Medical Valley possui mais de 500 empresas, entre companhias de grande porte e startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde. O programa gaúcho prevê a participação de indústrias, universidades, parques tecnológicos, centro de pesquisas, hospitais e o governo estadual. Além do Brasil, o cluster do Medical Valley está trabalhando sua internacionalização na China e nos Estados Unidos.


Um comentário:

Anônimo disse...

Meu Deus ! Finalmente uma noticia boa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/