Eduardo Cunha expulsa Advocacia Geral da União dos casos da Câmara em juizo

Em mais um embate com o governo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse à Folhanesta segunda-feira (10) que vai retirar a atribuição da Advocacia-Geral da União de defender a Câmara, rompendo o convênio da Casa com a AGU.

É o que informa a jornalista Andréia Sadi, www.uol.com.br em post de agora há pouco.

Leia a reportagem:

"A AGU comandada pelo governo perdeu a credibilidade para fazer a advocacia institucional para os poderes, como é de praxe. Vou romper o convênio e retirar a AGU da defesa da Câmara'', disse o presidente da Câmara.
A decisão de Cunha ocorre após a Advocacia-Geral da União, na sexta, pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) a anulação da aprovação de contas de três ex-presidentes, votadas na semana passada pela Câmara. O pedido foi feito pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), que é representada na ação por um advogado-geral da União.
Além disso, Cunha ficou irritado neste domingo  ao não ser avisado previamente da entrada da AGU no STF para anular provas contra ele na Câmara em maio.
Rose de Freitas é presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e entrou com um mandado de segurança no qual alega que a aprovação das contas de Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, em votação na quinta (6), na Câmara dos Deputados, foi irregular porque deveria ter ocorrido em sessão do Congresso, com análise conjunta por senadores e deputados.
Questionada na semana passada, Rose diz ter entrado com a ação para "esclarecer o que diz a Constituição", que em seu artigo 49 afirma ser prerrogativa do Congresso a apreciação de contas do governo federal. Ela diz querer "estabelecer um rito" para futuras votações.A Câmara vai contestar a ação.

PROVAS
Em documento assinado pela AGU, a Câmara pediu nesta sexta-feira ao STF a anulação de provas recolhidas no interior da Casa contra o deputado, presidente da instituição, durante as investigações do esquema de corrupção da Petrobras.
''Realmente pedimos a reação quando aconteceu o episódio no início de maio. Mas ele levou três meses para fazer isso? Fez na sexta, para me constranger, sem os advogados da Câmara lerem", disse Cunha.
Para ele, o pedido deveria ter ocorrido em maio, quando, com a autorização do ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, procuradores foram até o sistema de informática da Casa e fizeram cópia do material, mas não chegaram a apreender nem levar nada do local.
"Só que quando o assunto é interesse do governo, como patrocinar a Rose em nome do governo, a AGU faz em 24 horas. Querem se colocar como advocacia de estado e ficam como advogados do governo'', atacou.
A ação na Câmara ocorreu em maio, após a Folha revelar que o nome de Cunha aparece como autor dos arquivos nos quais foram redigidos requerimentos em que delatores do esquema dizem comprovar seu envolvimento com o escândalo de corrupção.
Cunha disse que o pedido foi feito em defesa da prerrogativa da Câmara ''porque quebraram sigilo dos 513 deputados''. ''Não pedi para anular provas contra mim, até porque não considero isso prova contra mim. Pedi defesa da Câmara''.
Se o convênio com a AGU for rompido, a Câmara deverá contratar escritórios de advocacia para atuar em ações trabalhistas nos estados, já que não possui estrutura interna para acompanhar processos judiciais. 



13 comentários:

Anônimo disse...

MAIS UMA MAROLINHA PARA IREM LEVANDO AS COISAS.

Anônimo disse...

E A TAL REUNIÃO "SECRETA" COM DILMA ??

Anônimo disse...

Estão esculhanbando as instituições do Brasil com a gurra Politica que vem se estabelecendo desde 2003.

Anônimo disse...

NÃO, CUNHA PENSA EM TIRAR A ADVOCACIA GERAL DE UNIÃO. É DIFERENTE. NÃO FEZ NADA AINDA.

NÃO VAI FAZER NADA. É CHALME.

Anônimo disse...

Grande Eduardo Cunha... esta demonizando os Petralhas

Anônimo disse...

GALO CUNHA

CUNHA COM SUAS AÇÕES,DESMENTE OS SEUS ACUSADORES, POR ENQUANTO. E TAMBÉM POR ENQUANTO FICO ACHANDO BONS OS SEUS ATOS.oS SEUS DETRATORES QUE EXPLIQUEM OU SE CALEM.

O QUE NÃO DISSEREM COM PROVAS FAZEM O QUE LULA E SEUS BANDIDOS SEMPRE FIZERAM,CALUNIAM.

LULA E SEUS PETRALHAS CHEGARAM AO PODER PELA LINGUA DE TRAPO,CALUNIAS ,MENTIRAS E DIFAMAÇÕES. AGORA ESÃO PAGANDO;NEM A RESTAURANTE PODEM IR PORQUE VÃO LITERALMENTE APANHAR, QUE É O QUE MERECEM.

Anônimo disse...

O que ele chama de "convênio" é a Constituição?

elias disse...

Se é convên io tem que terminar mesmo. Os poderes têm que ser independentes.
Mais ainda, quando houver cortes num poder - os outros têm que cortar na mesma proporção e valores.
Depois eu acordei..l...

Anônimo disse...

Apesar dos pesares, je sui Eduardo Cunha. É o único cara com aquilo roxo para enfrentar essa petralhada. Força Cunha.

Emmanuel disse...

Não sei se Cunha está certo em tudo; no entanto, é obvio que, aparelhada como está, a AGU não tem condições morais para defender senão o próprio "governo", e quando digo "governo", estou sendo específico: o partido que está mandando... e, por enquanto.
A pergunta que fica é: e depois, quando Dilma e seus comparsas forem apeados do poder, que condição moral terá a AGU para "defender" efetivos direitos do Poder Executivo e coisas tais? Nenhuma .... quem alugou a instituição segundo interesses pessoais não tem moral para querer arrogar-se defensor da lei ... E que se cuide o senhor Janot para não andar no mesmo caminho ....

Anônimo disse...

Por falar em Eduardo Cunha......

Mais do que abandonar golpe, Globo rifou Cunha:

Embora o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tenha feito vários esforços para se aproximar da Globo, inclusive prestando homenagens à emissora, o rompimento ficou claro neste fim de semana; editorial da revista Época acusou Cunha de fazer um "piquenique à beira do vulcão", com suas pautas-bomba, que têm elevado gastos públicos; Cunha sentiu o golpe e, no Twitter, tentou se defender; "A tentativa de alguns de me colocar como vilão das contas públicas por retaliação ao governo não tem amparo na realidade dos fatos", disse ele; em editorial recente, a Globo também condenou o impeachment e defendeu a permanência de Dilma até o fim de seu mandato....

Anônimo disse...

OLHA ATÉ TAVA GOSTANDO DELE, MAS AGORA ME PARECE MAIS UM FANFARÃO COM RABÃO PRESO, SOLTANDO FOGO PELAS VENTAS.

Anônimo disse...

A AGU não representa o Executivo, representa a União - CF/1988, art. 131, 'caput'.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/