Olá, senador Aécio: o senhor sabe o que fez com a política do RS ?

Eles se uniram para arenizar o PSDB do RS. 



Esta carta do militante tucano gaúcho Wagner Orelli (leia entrevista logo abaixo) demonstra o alto nível da coragem política de um único indivíduo, coragem que até agora faltou aos líderes que constituem a maioria do PSDB do RS e que foram "derrotados" domingo, no tapetão, tudo por um golpe de mão conduzido pelo deputado Marchezan Júnior com o aval do senador Aécio Neves.

A carta foi escrita na própria página de Aécio, domingo, depois de conhecido seu autoritário ato de força. 

A intervenção federal é um ato ditatorial que emascula, humilha e desmoraliza o PSDB do RS, sobretudo porque foi aceito por covardia política ou covardia pura e simples da maioria, tudo para satisfazer as ambições e caprichos de um líder tucano local que não respeita a vontade democrática emergente de eleições limpas. 

Jamais, antes, neste Estado, em regime de plena democracia, um Partido de peso sofreu semelhante abuso por parte da sua direção nacional. 

A exceção foi a brutal intervenção feita pela ditadura militar, ao impor pela força a existência de apenas dois Partidos, MDB e Arena.

A violência federal deixa mal toda  liderança política gaúcha. Ela seria impensável em Partidos como PMDB, PP ou PT, que também divergem das suas direções nacionais, mas são por elas respeitadas por causa da importância específica e da história de lutas do RS. 

Wagner Orelli, com quem o editor falou esta manhã, quer que seus líderes ajudem a recuperar sua própria dignidade ferida, reagindo com a força da razão e da maioria. 

Leia a carta:

Olá Senador Aécio Neves! Gostaria de falar um pouco com o senhor sobre o povo gaúcho e sua mentalidade. Certa vez o seu avô, o saudoso Tancredo Neves, disse que preferia um bom acordo a uma disputa. Bem, esta afirmativa, embora elogiável, não se aplica ao povo que vive ao sul do país. Aqui no pampa nós preferimos uma boa disputa, honesta, clara e olho no olho, em vez de arremedos. É do nosso espírito isto. Aqui se vive o gre-nal em todas as situações. Isto não significa que não saibamos aceitar as derrotas. Pelo contrário, quando elas são derrotas honrosas, nós cumprimentamos o vencedor e erguemos a cabeça para as batalhas que virão. Falo isto para dizer a Vossa Excelência que se tem algo que o gaúcho detesta e deplora é uma intervenção nos seus assuntos. Como o senhor poderá constatar olhando para a história do RS, o gaúcho não aceita cabresto e determinações de cima pra baixo. O gaúcho é, me perdoe a falta de modéstia, o mais fiel dos amigos. Mas também sabe ser o mais aguerrido adversário. Digo isto por neste momento a Executiva Nacional do PSDB, com a sua aprovação e assinatura, deu um "canetaço" e não deixou que nossa convenção estadual se realizasse. Foi nomeada, goela abaixo e sem eleição, uma Executiva Estadual Provisória. Esta executiva não tem o apoio da grande maioria dos filiados do PSDB do RS. Muitos dos tucanos gaúchos estão se sentindo traídos pelo líder ao qual defenderam em outubro de 2014. Neste estado, onde o PT tem muita força e é combatido com força proporcional, uma traição só ocorre uma única vez. Acredito fielmente que o senhor não tem o conhecimento real do que acontece aqui, por isto tomei a liberdade de escrever este comentário na sua página oficial. Fiz isto na intenção de instigar a sua curiosidade e buscando que o senhor possa, realmente, entender como funcionam as coisas no RS. Este estado e os tucanos que aqui militam não lhe faltaram nas eleições presidenciais. Fomos mais fieis que seus conterrâneos mineiros. Esperamos, aqui no RS, receber a mesma reciprocidade de Vossa Excelência. Senador Aécio Neves, não permita que um "canetaço" faça com que os gaúchos se decepcionem com o senhor. Obrigado pela atenção! "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra."

19 comentários:

Anônimo disse...

Bah!

José Carlos Bortoloti disse...

Uma das postagens mais sábias da semana!

Espalhado via TT.

Concordo!E, se me permitir, ASSINO EMBAIXO POR EXTENSO AINDA!

CUMPRIMENTOS NOBRE Políbio

Com admiração

José Carlos Bortoloti
@profeborto
Passo Fundo - RS

Anônimo disse...

Essa é a prova de que estamos f....Aécio também não tem estofo para ser Presidente do Brasil! Votei nele, mas de nariz tapado...pobre Brasil!

Anônimo disse...

PSDB-RS DEVERIA AGIR DESTA FORMA PARA COM O SARTORY E SEUS SENADORES PARA AJEITAR O RIO GRANDE.

O RESTO É REALMENTE MAROLINHA MIDIÁTICA.

Anônimo disse...


Assino em baixo. Vergonha!!! Não só aécio neves (escrevia em maiúsculas)mas faltou nominar marchezan júnior (votei no tal e escrevia também com maiúsculas -- mas prestar-se a esse tipo de conchavo?? Aqui pelo Rio Grande, acho "que deu para os dois"

Anônimo disse...

AGORA COMEÇARAM A BRIGAR ENTRE ELES EHEHEH

Anônimo disse...

Finalmente o Aécio esta mostrando sua cara. O PSDB infelizmente continua no mesmo. Um bando de reizinhos mediocres. Serra briga com Alkmin, que briga com Aécio, que briga com todos. Espero que o Alkmin seja o proximo candidato que vai detonar com essas brigas internas.

Joel

Anônimo disse...

Marchezam e o unico que tem condiçoes de colocar o PSDB do RS no trilho certo a muito o PSDB esta a reboque de outros partidos principalmente em Porto Alegre ,lembram do ultimo candidato a prefeitura Wambert perdeu as eleiçoes e saiu atirando para todos os lados e foi cair no colo do Sebastiao Mello de pires na mão falando hrrores da YEDA.Ta na hora de mudanças e esta so se dara com Marchezan e se fez nescesaria esta intervençao pois o partido esta contaminado,frouxo e sem coragem de dizer verdades pois nao se governa mais esta repetindo a reboque.

Anônimo disse...

"A exceção foi a brutal intervenção feita pela ditadura militar, ao impor pela força a existência de apenas dois Partidos, MDB e Arena"
ESTE ATO FOI O QUE DIFICULTOU O TOMA LÁ DA CÁ... TÃO FESTEJADO HJ EM DIA SEM MAIS

Anônimo disse...

Por estas e por outras que o Aecio perdeu em MG e RJ, seus dois estados ...... Votei nele por falta de opção, pois não tenho a menor dúvida que o Alckmin é 1000 vezes melhor gestor !!

Infelizmente ele comprovou a frase que a Presidanta falou no último debate, quem conhece o Aécio, não vota no Aécio ....mostrou no RS por que perdeu em MG e no Rj ........

Anônimo disse...

Ela sabe, e o Dep Marquesan Jr atua a longa mano do Senador, eleito por MG, mas mora no RJ.

Anônimo disse...

A atual crise do PSDB gaúcho também é "culpa da Dilma e do PT".

Anônimo disse...

Política é política e o tempo dirá quem tem razão.Não adianta esperneio no início da jornada.

Anônimo disse...

Polibio, fica difícil comentar porque não sabemos o que realmente está acontecendo dentro do PSDB gaúcho, o porquê deste racha, e esta atitude tão anti-democrática, mas eu só espero que a ala tucana anti-petralha saia vencedora, e eu sempre tive o Marchesan como um ferrenho defensor do PT, assistindo-o no programa conversas cruzadas da TVCom, e sei que dentro do PSDB existem tucanos nem tão anti-petralhas assim, como o FHC, Alckmin e o Serra, só para ficar nestes três exemplos!

Anônimo disse...

Com todo o respeito ao filiado, o PSDB no RS é uma piada, não existe, é totalmente irrelevante. Duas são as provas: 1) o governo Yeda, excelente na parte administrativa e de gestão, não conseguiu governar, pois sem qualquer apoio na AL; entre Marchezan Jr e um tal de Wambert, para prefeito, o segundo foi escolhido, sem que qualquer pessoa soubesse quem era.

Carlos Edison Domingues disse...

Como fundador e filiado ao P.S.D.B. de Santa Maria mantenho-me atento aos acontecimentos no Diretório Estadual. Jorge Pozzobom, com muito orgulho para mim, fez o curso de Direito, trabalhando em meu escritório e abraçou a atividade partidária com o número 45678, que eu lhe transferi.
Nelson Marchezan tem merecido meu apoio e meu trabalho ao longo de seis anos como Deputado Federal.O perfeito desempenho, de cada um deles no mandato que receberam, com a responsabilidade que assumiram e a força da juventude, exige que declinem, neste momento, de um mandato na executiva estadual do partido.Faço votos que a Comissão Provisória cumpra sua missão com a maior brevidade e restabelece a normalidade do Partido. Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

polobio, vc como jornalista sabe q ouvir as partes, é do beaba da informarção honesta. acesso ao blog diariamente e n encontrei nenhuma entrevista c o deputado. caso tenha havido peço desculpa. as leis, regimentos, estatutos, preveem sim jornalista polibio, intervenções, destituições e até cassações. aos q porventura sintam-se prejudicados, recorrer a justiça é o caminho. eleitor d ambos -marchezan e aécio - espero q os tucanos deixem as querelas mais in timas p q possa voltar, num futuro bem próximo, recolocando nosso RIO GRANDE amado nos eixos.
erico jp veiga

Anônimo disse...

Não gosto do Marchesan,prefiro o Reindecker. Ele não me convence.

Anônimo disse...

Opiniões todos temos, mas de quem faz parte há 20 anos de PSDB de Porto Alegre, posso sem dúvidas afirmar: Quando um vereador de Porto Alegre usa o poder que foi lhe dado pelo povo para subjulgar um partido
fazendo alianças em troca de cargos para pessoas que irão fazer campanha política para ele nas próximas eleições e troca o tempo de
tv do partido por favores pessoais... Merece sim um intervenção no
diretório e na executiva. Chega de vender o partido, de pensar pequeno
de querer ser ator coadjuvante. Nós do PSDB real queremos ser protagonistas e não meros expectadores. Parabéns pela coragem Marchezan! Rumo a prefeitura em 2016.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/