Entenda mais sobre a agenda de Dilma Roussef nos Estados Unidos

A agenda da visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA começa a tomar forma final, abrangendo eventos em Nova York, nos dias 28 e 29, em Washington, dias 29 e 30, e San Francisco, em 1º de julho, segundo informações do jornal Valor.  Uma das novidades é que, no dia 30, em Washington, Dilma falará no encerramento de seminário para empresários na Câmara Americana de Comércio, em mais um esforço para se aproximar do setor privado.

Leia toda a reportagem:

A programação de Dilma começa em Nova York, no dia 28, com um jantar com empresários. No dia seguinte pela manhã, vai se encontrar com dois grupos de executivos, um formado por profissionais do mercado financeiro e o outro por empresários americanos com negócios no Brasil e potenciais investidores em infraestrutura no país. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participará das reuniões, que também devem ter a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Dilma encerrará depois um seminário sobre oportunidades de infraestrutura no Brasil, que será aberto pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Os ministros Antônio Carlos Rodrigues (Transportes), Edinho Araújo (Portos) e Eliseu Padilha (Aviação Civil) também vão participar do evento, assim como o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. O seminário é uma das principais iniciativas do governo para vender o programa de concessões em infraestrutura, anunciado no dia 9.

Dilma vai então para Washington, onde será recebida num jantar na Casa Branca pelo presidente Barack Obama, do qual participarão 24 pessoas. Ela passará a noite na Blair House, a casa de hóspedes oficial. O convite para ficar na residência foi visto como um sinal de deferência pelo governo brasileiro. Não se trata de visita de Estado, como a adiada por Dilma em 2013, depois das denúncias de que a presidente tinha sido espionada pelos EUA, mas o evento tem sido tratado pelos americanos com mais importância do que uma viagem normal de trabalho, na visão do Brasil.

No dia seguinte, a presidente terá uma reunião de trabalho com Obama. Os dois deverão fazer uma declaração à imprensa e responder a algumas perguntas dos jornalistas. Mudança climática, defesa, educação, ciência, tecnologia e inovação e comércio deverão dominar a pauta.

A presidente será depois homenageada num almoço no Departamento de Estado. O anfitrião do evento, que terá cerca de 200 pessoas, é o vice-presidente Joe Biden, o principal interlocutor de Dilma no governo americano. À tarde, Dilma vai participar do encerramento de um seminário para empresários na Câmara Americana de Comércio, organizado em cooperação com os centros de estudos Wilson Center e Center of Strategic and International Studies (CSIS), a Coalizão Brasileira da Indústria (BIC, na sigla em inglês) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

A presidente viaja então para San Francisco, onde no dia 1º de julho terá um agenda focada em educação, ciência, tecnologia e inovação, temas que ela quer ver com destaque na relação com os EUA. Dilma visitará a sede do Google e terá almoço na Universidade de Stanford, ao qual vão comparecer executivos de empresas de alta tecnologia do Vale do Silício. Entre os presentes, estará a ex-secretária de Estado Condoleezza Rice, hoje professora de negócios globais e economia de Stanford. À tarde, a presidente deve visitar o centro de pesquisas da Nasa

14 comentários:

Anônimo disse...

OBAMA ESTÁ NA RETA FINAL DE SEU MANDATO, A DILMA DEVERIA TER SE APROXIMADO DOS ESTADOS UNIDOS NO PRIMEIRO DIA DE SEU PRIMEIRO MANDATO DE PRESIDENTA.
MAS FICOU PERDENDO TEMPO COM VENEZUELA, CUBA, MOÇAMBIQUE E OUTRAS PORCARIAS, ALÉM DA CORRUPÇÃO DESENFREADA DE SEU GOVERNO.
NÃO DAR A DEVIDA IMPORTÂNCIA AO GRANDE MERCADO CONSUMIDOR QUE É O AMERICANO, É UMA CLARA DEMONSTRAÇÃO DE FALTA DE GESTÃO.
A DILMA TERÁ SUAS FOTOS PARA ALBUM DE FIGURINHAS.

Anônimo disse...

Que poder está esse Eliseu Padilha... Jesus!!!

Emmanuel disse...

Quanta tolice !
A esses que vão aos Estados Unidos, cabe um alerta: se cuidem para não serem presos, porque se descobrem alguma ligação daquelas que já estão sendo investigadas .... bem provável que o caminho seja o mesmo dos dirigentes da FIFA ...
Quanto aos negócios? Convenhamos, pelo visto a confiabilidade do Brasil está pior do que a de Cuba. Imagine: Dilma chefiando a procissão; na comitiva, gente avessa aos americanos, mas de pires na mão; fama que precede a todos, especialmente no campo dos desvios ... Evidentemente que os americanos interessados em "investir na infraestrutura" já devem estar pensando: "ai ..ai ... se eu entrar nessa, quanto vou ter que pagar de propina?"
Não adianta: credibilidade é algo que se conquista com ações que passam, num primeiro momento, em tirar dona Dilma e caterva do Planalto - legalmente, é claro - ; depois disso é que se pode falar em abrir espaço aos empreendimentos privados.
E a par disso, é certo que as péssimas amizades do povinho que está indo para lá milita contra eles: amiguinhos de Fidel, Maduro e outras "excentricidades" para dizer o mínimo.
Em resumo: não seria melhor a caterva economizar o curto dinheirinho do brasileiro e ficar em casa, atrapalhando pouco, se conseguirem?

Anônimo disse...

DEVE LEVAR O LULLA JUNTO. SÓ LEVAR.

Anônimo disse...

AMERICANOS NÃO SÃO BOBOS, QUEREM QUE DILLMA E SUA TURMA FALEM MAIS MENTIRAS.

Anônimo disse...

poderia sobrevoar o triangulo das bermudas em noite de temporal...

Anônimo disse...

Na próxima semana o mundo estremecera, Dilma ensinara nos EEUU o que é politica economica eficiente. Levará junto para demonstra-la Mantega e Augustin.

Anônimo disse...

Alguém em sã consciência acredita que os americanos vão prestar atenção para o que a petralha irá relinchar por lá? A anta vai chegar lá na arrogância costumeira, dizendo que o Brasil está sendo afetado pela crise internacional...KKKKKKKK...mas na realidade, vai com o rabinho no meio das pernas e com o piores na mão...KKKKKKKKKK!
Provavelmente irá na Google ver se consegue fechar algum acordo para restringir a liberdade de expressão dos brasileiros anti-petralhas, as custas de dinheiro público!
A petralha e integrantes da comitiva que se cuidem, porque podem ser presos pela justiça americana!

Anônimo disse...

Com todo o respeito Sr. Editor, como é que Dilma falará nos USA se ela não sabe falar, pensar.........

Zarathustra disse...

FARINHAS DO MESMO SACO...

Anônimo disse...

Agora vê se aprende alguma coisa Dna.Dilma. Vá buscar caminhos que tragam tecnologia, melhoria nos processos educacionais, legislação penal mais rápida para sonegadores e políticos corruptos, legislação tributária mais enxuta, etc.etc.
Deixe de lado estes ranços petistas e comunistas e busque em países que já venceram etapas melhores opções para o Brasil. Visite os países nórdicos, a Alemanha, a Coréia do Sul.
Largue de mão esta patuscada de Argentinas, Venezuelas, Bolívias e o raio que o parta destes atrasos bolivarianos.
Os países ricos tem problemas também, mas tem muito mais a nos ensinar que nossos vizinhos.

Anônimo disse...

Mas até Jesus foi crucificado, com todo o poder que ele tinha..

Anônimo disse...

Quem sabe não é a hora dela...ser presa com toda a pompa nos EUA, pela BR....

Anônimo disse...

Presidanta, aqui vai um apelo: por favor não fale na mandioca e também não se meta a dar pitacos sobre a história americana, como fez na sua recente visita ao México, onde só deu bola fora. A senhora é motivo de vergonha para todos os brasileiros decentes! Cuide-se!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/