Eletrosul inicia, hoje, operação de usina eólica de 258 MW no RS

A Eletrosul, braço operacional da estatal Eletrobras na região Sul, colocou em operação comercial o parque eólico Geribatu, de 258 megawatts (MW) de capacidade instalada, em Santa Vitória do Palmar, no extremo sul gaúcho. Dilma ficou de inaugurar o complexo esta tarde. O parque, junto com o sistema de transmissão, de 470 km, exigiu investimentos de R$ 2,1 bilhões.  . "É o nosso maior parque eólico. E o maior da região Sul. E está consolidando a nossa participação nesse mercado", afirmou o diretor de engenharia e operação da Eletrosul, Ronaldo Custódio, ao jornal Valor. 

Somando os parques em operação e construção, a companhia detém 800 MW de capacidade de energia eólica. 

O parque Geribatu possui 129 aerogeradores, de 2 MW de potência cada, fornecidos pela espanhola Gamesa. A Eletrosul possui 49% de participação no empreendimento. O outro sócio é o FIP Rio Bravo Energia I. O sistema de transmissão envolve 470 km de linhas em extra­alta tensão, de 525 kV, três novas subestações e a ampliação da subestação nova Santa Rita. A Eletrosul possui 51% do consórcio responsável pelo sistema de transmissão. O outro sócio é a estatal gaúcha CEEE. 

Geribatu é o primeiro parque a entrar em operação no complexo Campos Neutrais, que terá ao todo 583 MW de capacidade. Os outros dois empreendimentos são Chuí (144 MW) e Hermenegildo (181 MW) e estão previstos para entrar em operação ainda este ano. Os dois parques somam investimentos de R$ 1,7 bilhão. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Se esses cata-ventos fossem movidos também a cabeça-de-vento ...

Anônimo disse...

Com certeza Santa Vitória merece o parque eólico.

Mas não merecia a presença dos políticos, sartori e dilma (assistindo on-line) lamentáveis.

Levaram ônibus com PeTralhas para alguns poucos aplausos.

Vamos ver na RBS hoje a noite, são capazes de fazer como a fifa. (colocar via computador pessoas assistindo)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/