Procurador Janot recua e não fará mais denúncias contra políticos do Petrolão

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) apenas aberturas de inquéritos –e não mais fazer denúncias diretas– contra os políticos suspeitos de participar do esquema de corrupção na Petrobras. Ele prometeu liberar a lista no dia 3, semana que vem.

Os políticos do PT e aliados do governo, que montaram a organização criminosa do Petrolão para se beneficiar do dinheiro roubado da Petrobrás, estão cada vez mais longe das punições, como aconteceu no Mensalão. Só quem purga cadeia, tem bens e dinheiro sequestrados, são empreiteiros e diretores da Petrobrás que não são diretamente filiados ao PT.

Na sua edição de hoje, o jornal Folha de S. Paulo, que passou a informação, revelou que a partir das delações e das provas colhidas em buscas e apreensões, procuradores avaliaram que, em alguns casos, havia elementos suficientemente robustos para a apresentação direta de denúncias contra alguns políticos.

Leia tudo:

Entre esses casos estava o do senador Fernando Collor (PTB-AL). Em 2014, policiais encontraram no escritório do doleiro Alberto Youssef oito comprovantes de depósitos para Collor, que somam R$ 50 mil. Todos feitos em dinheiro vivo em maio de 2013.

Collor negou manter relação com o doleiro.

No entanto, após a formação de um grupo de trabalho na PGR (Procuradoria-Geral da República) para finalizar as peças que serão enviadas ao STF (Supremo Tribunal Federal), surgiram divergências sobre a conveniência de apresentação direta de denúncias.

Alguns ponderaram que o mais seguro para o processo seria pedir a abertura de inquéritos, complementar as investigações e, posteriormente, fazer as denúncias. Foi o que prevaleceu.

Com isso, Collor, que poderia enfrentar uma denúncia direta na Justiça, terá contra si um pedido de abertura de inquérito. Caberá ao ministro do STF Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato, autorizar ou não.

Inquéritos ou denúncias não significam culpa. O julgamento final cabe ao STF.

Segundo interlocutores, Janot quer manter um ''padrão linear'' para as peças que tratam das autoridades. A ideia seria dar o tratamento mais isonômico possível para evitar eventual acusação de exploração política do caso.

Outra questão diz respeito à linha de corte para solicitação de inquérito. Políticos que aparecem lateralmente, citados por delatores que "ouviram dizer", devem ficar de fora do alvo da PGR.


A lista de políticos suspeitos deverá ser divulgada na terça, dia 3. 

16 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Teori, o amigão do Tarsinho!!

Botaram o "juizinho" no bolso??

Depois do Joaquim B., o PT não errou mais nas indicações!!

JulioK

Anônimo disse...

No Brasil ladrao de dinheiro publico tem mais direito e protecao de quem trabalha e paga os impostos, incrivel isto, até quando ???????????????????

Anônimo disse...

Depois de se reunir com o Ministro da Justiça e com a Dilma, já era previsível que o COVARDE faria isso, não apresentar a Denúncia e pedir a abertura de inquérito, é procurar livrar os LADRÕES POLÍTICOS DA CADEIA.

Anônimo disse...

PT no comando, Justiça no desmando!!

Anônimo disse...

MELOU TUDO, OLHA O DINDIN QUE TÁ POR TRÁS.
CHEIROU A PIZZA MAIS UMA VEZ,
E NÓIS SIFU DE NOVO.

Emmanuel disse...

Não ... não ....
Janot quer pizza, mesmo!
Todo o quadro que encabeça o governo foi aparelhado, e, na cadeia, vão acabar os milionários, que logo serão, ex-milionários ...

Anônimo disse...

Só resta a delação para os empreiteiros. Caso contrário, 40 anos de cana e os políticos faceiros, roubando por aí.

Anônimo disse...

Bom dia!
Finalmente um procurador com bom senso que irá respeitar as normas vigentes e não irá ceder ao sensacionalismo barato. De que adiante fazer denúncias diretas sem a existência de elementos robustos que possam levar a uma futura condenação?
Medidas precipitadas levam a nulidades, as quais contaminam os processos e levam a absolvição.
Portanto prudência nestes casos é fundamental para que um trabalho de investigação não seja jogado fora.
Parabéns ao procurador o Dr. Janot. O Judiciário está carente de critérios isonômicos. Só assim se faz a verdadeira Justiça!

Anônimo disse...

Conhecem ou já ouviram falar do Collor.

A história mostra, quem se mete com Collor de Melo passa morar numa cova.

O medo de morrer faz com que não trabalhem.

Ainda bem que não há Collor no exercito, senão não haveriam de ter o cassado.



Anônimo disse...

Perigo de morte a Janot detectado por inteligência que não existe. Chamado ao palácio para mostrar à presidente a lista dos políticos criminosos antes da divulgação. Recuo de intenção. Isso não cheira a pizza. Isso cheira a cooptação ou chantagem com ameaça.

Mario Oliveira disse...

Políbio, o Procurador-Geral da República Rodrigo Janot vem sendo criticado por participar de reuniões periódicas com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a Operação Lava Jato; reuniões com o Min. do STF Teori Zavascki (preparando uma gigantesca pizza para os políticos?); procrastinação na abertura de inquéritos (exceto contra Agripino Maia, do DEM) e oferecimento de denúncias; tentativas de patrocinar acordos de leniência que favorecem as empresas e os executivos delinquentes; tentativa de excluir o componente político (PT e base alugada) do crime (vide organograma no site da PGR), entre outras preciosidades. Será que Janot está pagando uma dívida de gratidão com o PT?. lembro que uma coluna tradicional e de alcance nacional, publicou que, antes de ser escolhido como novo procurador-geral, Janot participou de uma reunião, em tese secreta, com José Dirceu e outros dirigentes petistas, pedindo (e recebendo) apoio à sua (dele) candidatura e nomeação para o cargo. Ele tomou posse em agosto de 2013 e Dirceu foi preso em novembro do mesmo ano. Acredito que o nosso PGR é um esquerdinha petista enrustido há muito tempo, querendo acender uma vela para o capeta e outra para o criador, sem se queimar com nenhum deles. O PGR já entrou no radar da imprensa e no radar das pessoas ligadas na política e nos políticos! Muita atenção com as atitudes futuras da criatura.

Anônimo disse...

Já que não há modo de remover o PT do poder usando meios "democráticos", a única forma que nos resta são os militares da FFAA, infelizmente isso está se materializando no horizonte como a única solução, o país está aos pedaços!! E para isso, o povo tem de ir pra "RUA" e pedir por isso, caso contrário nem isso ocorrerá! A contaminação tomou conta na nação, instituições falidas, e por incrível que possa parecer, pesquisa de 2013, a Igreja e as FFAA são as instituições mais bem cotadas no Brasil como confiáveis!! Se quisermos de agora em diante o nosso país de volta, vamos ter de literalmente "lutar" por ele. Se preparem !!

Anônimo disse...

Alguém tinha alguma dúvida que o PT iria se sair bem nessa? A técnica do eu não sabia, eu não falei, eu não conheço, funciona.
A propósito, o que faz mesmo um Ministro da Justiça no Brasil? Defende o país?

Unknown disse...

Alguém ainda tem dúvidas de que vivemos em uma ditadura bolivariana? Tá tudo dominado, meus amigos; o aparelhamento do judiciário é EVIDENTE!! Essa quadrilha bolivariana só irá deixar o poder quando quiserem. ACORDA, BRASIL!!! JÁ SOMOS UMA VENEZUELA!!!

Mario disse...

Amigo Polípio Braga e equipe muito bom o artigo, mas as 2 primeiras linhas do 1º parágrafo do estão confusas e com palavras erradas e trocadas. Caprichem aí na correção. Abçs!

Anônimo disse...

O que esperar desse governo, que já falou que "se querem guerra, sabemos lutar é o Stedile botar o seu exército na rua(MST, armados de foice e facão), o lula tá dando início a alguma desgraceira que ele não terá condições de frear. Depois do primeiro morto, a desgraceira tá formada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/