Artigo, Gaudêncio Torquato - Rompido o dique das pressões sociais, quais são as perspectivas para o Brasil ?

No artigo "Pior para os atores, melhor para a plateia", o jornalista Gaudêncio Torquato escreve no Estado de S. Paulo que a seguinte indagação é oportuna: quais perspectivas se apresentam ao País no curto e médio prazos, tendo como pano de fundo as renitentes mobilizações populares? E qual é a resposta ? Leiam todo o texto:

Perguntinha complexa, à qual Luís Pereira, fosse vivo, poderia responder. Pintor de paredes, 200 votos, assumiu o lugar de Francisco Julião, líder das Ligas Camponesas em Pernambuco, cassado pela ditadura. De roupa nova, vibrando de emoção, como conta Sebastião Nery, tomou um susto com a pergunta feita por Murilo Melo Filho no desembarque em Brasília: "Excelência, como vai a situação?". Sem saber o que dizer, olhou para um lado, para o outro, para o alto, fixou os olhos no jornalista e tascou: "As perspectivas são piores que as características".

Pois é, as características do ciclo que se abre no País sinalizam perspectivas nada animadoras para os atores individuais, eis que enfrentarão um eleitor mais crítico e, nesse caso, a resposta do pintor de paredes até esbarra na lógica para prever os horizontes dos próximos tempos, mesmo que fique patente o uso dos termos como tinta para colorir a mais embrulhada abstração.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

A verdade é que não temos em quem votar. Não surgiu ninguem nesses 15 anos que mereça o nosso voto. Não consigo vislumbrar uma saída para o Brasil, vai continuar nesse mesmismo. Pode até sair o pessoal do PT, mas vão entrar os Marinistas, que são originais do PT. E o que essa gente vai propor para o Brasil? O ideário falido do comunismo? Só Cuba e Coreia do Norte continuam nessa teimosia e estão ai para serem observados. Ou seria uma Venezuela? Entendo que essa mesmice vai continuar por mais 10 anos, quando, finalmente, acabará, talvez numa revolução sangrenta.

Anônimo disse...

eu sinceramente não ando entendo essas analises feitas sobre as manifestações...

todos escrevem como se algo tivesse mudado profundamente...

vejo um país exatamente igual ao que tínhamos antes das manifestações...

Ricardo disse...

Concordo em gênero, número e grau com os comentaristas das 13:54 e 14:01

Anônimo disse...

Não mudou nada mas foi uma prova que o povão já está com o bornal cheio.

Mordaz disse...

Nada mudou. Dilma e Lula ainda vencem. Ou pior, Marina Silva. Lewandowski, este escândalo, interferiu nas investigações e ninguém foi para a rua. Talvez para pior. Radicais de partidos nanicos tem invadido câmaras de vereadores impunes pela justiça ignorando a maioria dos eleitores, que estes energúmenos morais não representam.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/