TRE cassa vereador do PTB de Porto Alegre, Cássio Trogildo.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul cassou nesta terça-feira o mandato do vereador de Porto Alegre,  Cassio Trogildo (PTB), acusado de abuso de poder político e econômico e compra de votos nas eleições de 2012. Segundo o TRE-RS, a decisão foi unânime entre os seis membros da Corte. Além de ter o mandato cassado, Trogildo também foi declarado inelegível por oito anos.

. O TRE-RS admitiu que Trogildo cometeu os crimes "mediante a prestação de serviços asfálticos e de iluminação, utilizando-se a estrutura administrativa em desacordo com a lei, tudo visando à obtenção de votos". A ação que resultou na condenação de Trogildo foi proposta pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que viu indícios de irregularidade na campanha do vereador nas eleições de 2012. Segundo o MP, a campanha do político estava centrada em suas ações como secretário de Obras e Viação de Porto Alegre, cargo que havia ocupado em 2008 e entre 2010 e 2012.

. Há recurso para o TSE.
- Na sentença, o ex-secretário municipal de Obras e Viação da Capital, Adriano Borges Gularte, também foi condenado pelo mesmo motivo. Trogildo e Gularte ficam inelegíveis para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes ao pleito de 2012. A decisão do colegiado reformou sentença da 161ª Zona Eleitoral, que havia absolvido os acusados.

16 comentários:

Anônimo disse...

Que lástima, o editor vai ter que moderar o seu veneno, pois o dito-cujo não é integrante do PT. À propósito, quando é que vai sair alguma nota neste espaço "imparcial" sobre o cartel dos trens do governo do PSDB paulista?

Anônimo disse...

Esses chinelos não aprendem: Pra roubar, fazer maracutaias e se dar bem, tem que ser esquerdalha.

Senão, pode dar até cassação.

Anônimo disse...

Como não é petista a forca pegou,
Para se livrar das garras da justiça eleitoral nada melhor que ser da turma do mensalão, eles conhecem os caminhos da impunidade e são muito chegados nos homens da toga que normalmente julgam a favor dos petistas e conta aqueles não alinhados com ele.
è justiça eleitoral tem pouca utilidade mesmo, está a serviço do PT.

Anônimo disse...

Para quem Claudio Janta, então secretário do Governo Fortunati, estava fazendo campanha quando foi pego na gravação?

Gilrikardo disse...

Alguém aí acredita em alguma punição.
Com a quantidade de instâncias e recursos a acompanhar um processo como esse facilmente imaginamos no que vai dar: NADA.

Anônimo disse...

compra de voto.... foi o Cassio quem fez!!!!

Anônimo disse...

Estranhamente o ex-secretário da SMOV, Eng. Adriano Gularte, agora é funcionário da PROCON, empreiteira que está fazendo o Viaduto da Pinheiro Borba Beira-Rio, cujo processo licitatório foi feito pela dupla Cássio-Adriano.

Anônimo disse...

ou ser do psdb de são paulo. Lá pode se fazer acordos excusos e depois ainda processar quem te subornou.

Anônimo disse...

PTB:

Partido Trambiqueiro do Brasil

Flávio Paranhos disse...

O anônimo miserável e cretino que menciona cartel em SP não anda lendo jornais. Vou dar um tempinho a ele, para que se atualize. Ser anônimo e ignorante ninguém merece.

Anônimo disse...

Um minucioso trabalho de inteligência, reunindo depoimentos, suspeitas veiculadas em reportagens e apurações oficiais, levou o Ministério Público (MP) a vasculhar na terça-feira as casas de quatro pessoas ligadas ao grupo que comanda a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) desde 2005.

Suspeitas indicam que em torno de R$ 50 milhões podem ter escoado da Procempa por meio de pagamentos de eventos, fraudes em contratos e superfaturamento. Há fortes indícios de divisão de propina entre agentes políticos. A ação foi o ápice de uma série de suspeitas que pesam contra a gestão da companhia há meses.

Na operação de terça-feira, batizada de Sete Chaves, policiais civis e militares, que atuam junto ao MP, cumpriram mandados de busca e apreensão nos endereços de Claudio Manfroi, conselheiro da Procempa e um dos maiores expoentes do PTB, de André Imar Kulczynski, ex-presidente da companhia, de Giorgia Pires Ferreira, ex-diretora administrativa e financeira da empresa, e de Ayrton Fernandes, ex-gerente financeiro.

Nádia disse...

ô anômalo de 13 de agosto de 2013 20:18

O cartel não é bem dos trens paulistas..

Tem no Ceará, pelo triplo.!!!! do valor - verba federal

Tem em POA, concorrente único.. que licitação, não? e BH, ora !! concorrente único, também.. que coisa...
Verba - DINHEIRO MEU SEU DOS OUTROS - federal e,

olha só que coincidência!!!: o vencedor único da concorrência (?!) em POA e BH foi o mesmo.
Mesmo consórcio.

E, como a brincadeira tem que ser boa pra todo mundo.. eles só inverteram os percentuais:
quem lá tinha 90%, aqui ficou com 10%. E vice versa...

Alckmin já tá processando, que é o que quem tem respeito faz...

E a tua chefe? ela mesma assinou a ordem pra essa bagaceirice.
Ela vai fazer o quê? De certo vai perder o cargo por estar usando pra eleição.. kkkkkkkkk bem capaz...

Ela é da corja que assaltou o brasil..
que vai com letra minúscula enquanto o planalto estiver virado em latrina.

E, olha, posso não concordar, mas entendo que quem faz, tem objetivos que quer atingir..

agora quem defende.. que triste, isso eu não entendo..

Anônimo disse...

Ao anonimo das 11:04: Verba federal não é obra federal.

É uma verba (emprestimo a perder de vista) que a União envia para Estados e Municipios que apresntam projetos para construção de obras.

Luiz Vargas disse...

As mãos invisíveis (uso ParTicular de instituições do estado: na operação de terça-feira, batizada de Sete Chaves, policiais civis e militares, que atuam junto ao MP, cumpriram mandados de busca e apreensão nos endereços de Claudio Manfroi, conselheiro da Procempa e um dos maiores expoentes do PTB....) do peremPTório embu$teiro estão se movimentando para colocar o petebê de joelhos e assim poder manobrá-lo para onde quiser tendo em vista a eleição do próximo ano. O rabo do dono do petebê RS ele já tem bem preso em suas peremPTórias garras já há bastante tempo.
O movimento de pinça do embu$teiro tem método e estratégia: de um lado ele paralisa o petebê que faz parte do governo municipal e de outro lado procura deixar manco o cumpanhero Fortunati que pode ser um possível adversário, e na visão do ardilo$o peremPTório covarde, também um inimigo na campanha de 2014.

Anônimo disse...

Cláudio Janta nunca foi secretário do Fortunati ou teve gravação pega. Ao contrário, Janta quer pegar os desonestos.

Anônimo disse...

Parece que esse negócio de liberar o salsichão no pão e cobri-lo com um molho de asfalto não dá muito certo.
Quando este povo gaúcho e brasileiro vai votar na pessoa mais qualificada e não em quem faz benesses com o dinheiro público.
Talvez nunca!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/