PMDB defende Zacchia. O Partido acusa a PF e a Justiça Federal por arbitrariedades contra o ex-secretário da Smam.

Ao lado, o dirigente partidário Valter Nagelstein.



O PMDB de Porto Alegre saiu nesta terça-feira em defesa do ex-deputado, ex-presidente da Assembléia, ex-chefe da Casa Civil e ex-secretário da Smam, Luiz Fernando Zacchia, investigado e preso quando foi desfechada pela Polícia Federal a Operação Concutare, que continua apurando malfeitorias nos governos federal, estadual e municipal. O presidente do Partido, Valter Nagelstein, que é vereador e advogado, alinha três razões principais para defender Zacchia:

1) O inquérito conhecido não apurou crime algum cometido por Zacchia.
2) A Polícia Federal afronta a lei ao não concluir o inquérito e remetê-lo para a Justiça.
3) As apurações feitas pela prefeitura não encontraram nada sobre possível venda de licenças ambientais.

. A Operação Concutare desembarcou em Zacchia por tabela, porque o objetivo central foi investigar a secretaria estadual do Meio Ambiente e o DNPM. O editor legou todo o inquérito e encontrou ocorrências cabeludas, mas nada que justifique o indiciamento do ex-secretário da Smam. O editor tem como provar o que escreve.

. Eis a nota do PMDB:

Em fins de abril, com grande repercussão, a Policia Federal efetuou a prisão de várias pessoas na denominada operação Concutare, sob a alegação de desarticular quadrilha de venda de licenças ambientais;
Nesse contexto foi preso o ex-secretário de meio ambiente de Porto Alegre, Luiz Fernando Zachia.
Passados três meses e diferentemente do que determina o Código de Processo Penal Brasileiro, não se tem noticia sobre a conclusão do inquerito policial. Sabe-se, entretanto, que no processo investigatório houve a total colaboraçao do governo municipal desta Capital, ao mesmo tempo que, por determinação do prefeito, houve devassa nos processos em curso na SMAM, não sendo encontranda qualquer irregularidade que desse eco às acusações que ensejaram o midiático encarceramento cautelar. Isto posto, o PMDB de Porto Alegre, por seu presidente e em nome do diretório municipal, vem manifestar a sua inconformidade com um procedimento policial, coonestado pela Justiça Federal, desde a injustificável prisão, até a arbitrária inconclusão do inquérito policial. A violência ora em curso avilta os mais elementares direitos consagrados na Constituição Federal e impõe ao acusado o ônus da culpa sem direito à defesa, decorrente do irreparável juízo público de condenação advindo da prisão cautelar que lhe foi imposta.

Vereador Valter Nagelstein

Presidente Municipal do PMDB Porto Alegre

10 comentários:

Anônimo disse...

É a Tática Petista, atacar primeiro, depois o acusado que se vire.
Como o PMDB anda a reboque com a petezada é bom que leve na cabeça para aprender.
Espero que esta coligação acabe o quanto antes para o bem do PMDB.[

Anônimo disse...

Este é mais um dos absurdos cometidos em nosso país por conta de atender “interesses” eleitorais. Acusa primeiro, nada prova e dane-se o inocente. Típico do PT de Tarso Genro.

Anônimo disse...

É uma merda esse país infeliz, juízes e Policia Federal erram e não acontece nada, não quero com isso justificar o caso do Zachia, pois não conheço, mas fico me questionando se acontece isso com o Zachia que tem dinheiro e é classe média alta, imagina com a maioria do povo pobre o que eles não fazem.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

A leitura da atitude do Presidente do PMDB de Porto Alegre deve ser feita com ressalvas.

Anônimo disse...

O que aconteceu foi uma afronta a quslquer principio de cidadania, de legalidade, de humanidade. Tipico de taticas nazistas, como as utilizadas na Operação Rodin, em que se demoliu reputações, com provas inventadas, mentirosas e criminosas, para garantir a vitoria eleitoral do pior governador da historia gaucha. Taticas nazistas, peremptorias e criminosas.

Anônimo disse...

Tem sido muito comum no Brasil e no RS de empresários falidos virem encontrar solução para seus problemas na política com eleição para cargos públicos.

Unknown disse...

Diga pra este Sr, o Valter, que nem todos os gauderio sao imbecis e cegos... E se o nobre defensor do nando ainda nao sabe, vou informar: o Ape vale milhoes., a casa na Praia vale milhoes., aqueles terrenos valem milhoes., etc., etc., etc. Deve ser heranca daquela tia distante ne?

Anônimo disse...

O PMDB deve indica-lo, vai arrumar um rolo por dia.

Anônimo disse...

As "viúvas" que o Záchia deixou na SMAM e PROCEMPA se manifestando acima e tentando defender o chefe.

Luiz Vargas disse...

Será que o desgoverno do peremPTório embu$teiro dotou o HPSP de microcomputadores e acesso a internet?
Tem um sujeito de codinome Carlos Sgarbi que é completamene fora da casinha e vem dar pitacos sem pé e nem cabeça neste democrático site.
Experimente você dar pitacos em um site dos quadrilhero$ para ver se não te deletam.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/