Brasil "premia" quem tem carro velho com isenção de IPVA

Enquanto em alguns países desenvolvidos os donos de veículos mais antigos pagam mais, na maioria dos estados do Brasil os carros mais velhos são isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), cuja alíquota varia de 0,5% a 4% do valor venal do veículo.

. Como é o estado que decide quem será beneficiado, a isenção varia de 10 a 25 anos da data de fabricação.


Confira na imagem ao lado a tabela com a isenção em cada estado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Esta tabela mostra uma extrema incoerência no aspecto ambiental , pois os veículos que mais poluem individualmente são os antigos, suas tecnologias são retrógradas e seu consumo médio é maior. Premiar carro antigo é premiar o poluidor. Quem perde é nosso planeta e, portanto, todos nós.

Surfista Prateado disse...

Vai na direção errada o seu comentário: NEM DEVERIA EXISTIR O IPVA, afinal já pagamos impostos de 50% ao comprar (ter a propriedade) do veículo. Se fosse (não é, é sobre a propriedade) um imposto relativo ao que o veículo desgasta as vias públicas, teria que ver com o peso, largura dos pneus, emissão de monóxido de carbono, e coisas técnicas que NADA tem a ver com a idade do veículo. Posso ter um veículo de 20 anos atrás, muito bem conservado, adaptado a mais nova norma vigente de emissão de gases, etc. (e que deveriam ser vistoriados), muito melhor que carro 0km. Portanto, um comentário infeliz de quem reclama apenas porque se sente prejudicado por ter um veículo novo.

Anônimo disse...

Pois estava renovando o Registro do meu carro, aqui na Virginia e observando as tabelas de impostos. Todos pagam mesmo e os carros velhos ainda acabam pagando mais ,pois necessitam de uma vistoria anual para avaliar os níveis de poluentes. Carro antigo com privilégios, só se comprovadamente for veículo em ótimas condições e pertencente a colecionador registrado.

Marco (Londres) disse...

Aqui na Inglaterra existe um incentivo de £ 2 mil libras(cercade R$ 6 mil reais) para quem tem um carro de ate 05 anos e decidi trocar por um carro zero quilometro menos poluente e que incentiva a industria automobilistica a vender mais!

Marcio Rocha disse...

Huahuahua, esse é o programa petralha de renovação da frota nacional de veículos - enquanto nos Estados Unidos, através do programa "Cash for Clunkers", o governo paga a diferença para quem comprar um carro novo (mais econômico e menos poluidor), aqui no Brasil o governo dá uma colher de chá, isentando o proprietário de um dos 58 impostos dos quais ele é escravo, fazendo com que ele "case" de vez com o calhambeque. Ese é o apocalipse da administração da esquerda...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/