Vox Populi: Tarso, 34%; Fogaça, 31%; Yeda, 7%; Beto e Ruas, 2% cada.

A pesquisa revelada na nota a seguir é do Instituto Vox Populi. O editor mandou um enviado especial na Justiça Eleitoral e obteve ali o questionário todo registrado. O mais curioso na pesquisa é que Vox Populi não incluiu na relação o deputado Luís Lara, declaradamente candidato ao governo do Estado. O próprio Lara possui pesquisas internas que lhe concedem ntre 5% a 10% dos votos. O editor constatou que o instituto não listou as cidades que escolheu para fazer a pesquisa, o que é muito estranho. É que se sabe que a pesquisa revelará distorções enormes, dependendo dos locais onde foram ouvidos os eleitores. Caso a pesquisa se concentre na Grande Porto Alegre ou no interior do Estado, as variações poderão ser brutais. Sobre a pesquisa do DataFolha (5%) Yeda registra 2 pontos a mais (7%), mas sobre Methodus, ela registra 5 pontos a menos (12%). Vox Populi também apresenta números incrivelmente baixos para Beto Albuquerque, muito inferiores aos números do DataFolha e de Methodus, o que não combina com o que se percebe.

CLIPPING
Site da Band.

O levantamento feito pelo instituto Vox Populi contratado pelo grupo Bandeirantes tem dois cenários para a sucessão estadual.

No primeiro, o ministro da Justiça Tarso Genro tem 34% da preferência do eleitorado, seguido pelo prefeito de Porto Alegre José Fogaça com 31%./ A governadora Yeda Crusius é terceira colocada com 7% das intenções de votos o deputado federal Beto Albuquerque e o vereador Pedro Ruas tem 2% cada um. Aqueles que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum desses candidatos somam 8%. E 16% dos entrevistados não respondeu ou não sabe ainda em quem vai votar.

No segundo cenário, ficam apenas quatro possíveis candidatos sem o deputado federal Beto Albuquerque. Neste, o ministro da Justiça mantém os 34%, Fogaça fica com 30% e a governadora Yeda Crusius permanece com 7% das intenções de votos./Como a margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos o ministro da Justiça e o prefeito da Capital estão tecnicamente empatados.

No segundo cenário aumenta o percentual das pessoas que não votariam em nenhum desses possíveis candidatos de 8% para 9%. O percentual das pessoas que não sabem ou não responderam também se amplia de 16 para 17%. O índice de rejeição mais alto é da governadora Yeda Crusius com 37%, o vereador Pedro Ruas tem 12% de rejeição, o ministro Tarso Genro tem 10%, o deputado federal Beto Albuquerque tem 8% da recusa do eleitorado e o prefeito da capital é o que registra o menor índice de rejeição com 6%.

A pesquisa está registrada no TER/RS protocolada com o número 948/2010 no dia 18 de janeiro de 2010. Foram entrevistadas 700 pessoas da população adulta eleitora de todos os segmentos sócio-econômicos e demográficos do Rio Grande do Sul.

Getmax Computadores
Computadores, notebooks, servidores de redes. Tudo em TI.
Há 15 anos atendendo o mercado corporativo.
99% de índice de satisfação de clientes, conforme pesquisa de pós-vendas.
Compre via site www.getmax.com.br Fone: 51-3388.1010.

16 comentários:

Anônimo disse...

Caro Políbio!

Faz uma pesquisa no meio de uns aruaceiros e baderneiros para ver o resultado, mas faz uma também entre empresários, pessoas que estão em busca do melhor para nosso estado sem pensar em partido político para ver o resultado?

Anônimo disse...

E sobre o segundo turno??Foram feitas pesquisas sobre o segundo turno??Imagino que no segundo turno o "noço" Béria dos Pampas tome um imenso fumo que o leve a perder o rumo de sua dacha.....

Luiz Vargas disse...

Ao assistir o Jornal da Band e ver este resultado a primeira coisa que me chamou a atenção foi o fato de Felipe Vieira dizer que na pesquisa foram ouvidas pessoas em 29 cidades do Estado, mas não disse quais.
Pelo visto as cidades em que a pesquisa foi realizada são aquelas pertencentes a linha vermelha PeTralha. Pelo visto, se esta pesquisa não estiver errada, os gaúchos (?) gostam de um Estado aparelhado e partidarizado.
Fico a me perguntar quem são estes 30 a 34% de gaúchos (?) que tem a intenção de votar no $inistro que, se eleito, dará copa franca para o MST e suas invasões, é advogado de defesa do criminoso italiano Cesare Batisti e deve esclarecimentos a respeito de ter colocado atletas cubanos em um jatinho do ditador Hugo Chaves e os mandado de volta para a ilha da fantasia do Dr. Fidel.

JVS9999 disse...

Eu acreddito que se uma pesquisa ampla fosse feita, numeros seriam diferente.
A rejeição da governadora estáem numeros estratosfericos, não é o que vejo no dia a dia nas ruas das cidades nas quais passo.
Mas é uma pesquisa e como tal deve ser avaliada, nos seus mais diversos itens e cenários.
Se tiver a metodologia usada, seria mais simples de avaliar.

JVS9999 disse...

Ops, é tão grande o numero que até errei. Não é 31% e sim 37%, antes que os petralhas venham falar que estamos deturpando a pesquisa.

Anônimo disse...

O ministro do grampo tem 34% de intenção de votos?!
Se isto for verdadeiro mostra a eficiência do uso da PF para perseguir advsersários.
O Serra que se cuide...

Anônimo disse...

Desisto! Joguei a toalha! Depois de tudo o que foi falado o povo parece que gosta, que quer o PT no poder. Então não há o que fazer. Cada país tem o povo que merece, o governo/políticos é apenas consequência. Sejamos felizes com o atraso. Vamos aprender a gostar de Cuba, estudar a biografia de Fidel e Raul Castro, Che Guevara e outros. Vamos esquecer o fracasso dos regimes socialistas e autoritários.

Anônimo disse...

Estamos prestes a voltar a idade da pedra, lamentável termos eleitores de mente tão fragil que não conseguem alcançar além de uma tela de TV! Se pelo menos procurassem a olhar as outras emissoras, ou outros jornais, para ver e avaliar o que realmente acontece ao seu redor, para dai tirar uma conclusão de voto, mas preferem a se fixar em um só canal que se sabe que trata de um canal submisso e ridículo, no qual ao você olhar não lhe traz nada de educativo, com programas totalmente vulgar e apelante!

Anônimo disse...

Vão querer o quê de um povo que só sabe assistir novela e Big Brother? Gente ridícula, ignorante, sem cérebro; gente que paga 60 reais para ver um jogo de futebol; gente que fica vários dias em uma fila para assistir a um show de artistas drogados.

Carlos Mota

Anônimo disse...

isto está parecendo a eleição passada...
e agora inventaram esse indice de rejeição.

JVS9999 disse...

O Editor poderia emcabeçar uma pesquisa ampla no estado.
Conseguir patrocinadores para uma pesquisa, do Políbio Braga no RS, para governador, pesquisa ampla induzida e sem indução, com base de pesquisa mais ampla em numeros de municipios e de eleitores.
Com um instituto serio e capaz, sem que sofra pressões externas, demonstrar ao RS, qual é a realidade, se for igual a essa pesquisa, servirá apra que a Governadora faça as vezes e se esforce mais politicamente, se for melhor facilitará novos crescimentos.
Fica a sugestão ao Editor...acho que existem pessoas interessadas em pesquisa seria, honesta, de numeros, localidades e metodologia transparente.

Anônimo disse...

Que eu saiba Tarso tem 100% de intenções de voto... No bivaque do FSM.

Anônimo disse...

A VERDADE É SÓ UMA MEU SRS. APARTIR D AGORA O BIXO VAI PEGA, ENTÃO APARTIR D AGORA VAMOS VER QEM É QEM, SE CADA UM FIZER A SUA PARTE, "O BEM VENCERÁ SOB O MAL!

Anônimo disse...

Conforme a ZH, com data de hoje, o $inistro e seus PeTralhas já se acham no segundo turno, tanto que estão dispostos a irem sózinhos no primeiro e abrirem negociações de alianças para a segundo turno.
Uma das propostas para atrair o PDT no segundo turno é oferecer a cabeça de chapa em 2012. Alguém em sã consciência faria acordo envolvendo cenários futuros com o $inistro e seus PeTralhas? O Fortunati já sentiu na pele o quanto de valor tem a palavra empenhada do $inistro.
31 ou 34% é o teto que o $inistro pode alcançar. A tendência é que caia e não que suba. Quando começarem a vir a tona suas falcatruas e mutretas no Ministério da Justiça o percentual irá a lona.

Maria Fernanda disse...

Políbio ,temos um dado muito importante nessa pesquisa, a rejeição do ministro Tarso Genro. E não podíamos esperar resultado diferente da Vox Populi, que curiosamente é a mesma que faz as pesquisas do PT. Não posso afirmar nada, mas acredito que os locais para realização das pesquisas podem ter sido propositalmente escolhidos, e mesmo assim não vemos uma grande vantagem do Tarso. Agora, quando começar a campanha veremos em PT decaindo, como sempre.

Anônimo disse...

Polibio,
Compare os candidatos: Tarso um ditador escondido( não voto nem amarrado). Fogaça prometeu que não sairia da Prefeitura e agora é candidato e pior, vai se aliar ao LUla. Vai fazer que nem o Rigoto ficar em cima do muro( gaucho não gosta deste tipo e tb não leva meu voto) Lara, Beto e Pedro Ruas não decolam. Resta quem realmente governa como administradora e não como política.( Yeda, esta governa)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/