Duas versões conflitantes do jornal El País sobre o discurso de Bolsonaro em Davos

Os dois títulos a seguir são do jornal El País.

O primeiro é de matéria publicada na versão impressa da própria Espanha, enquanto que o segundo é da versão brasileira, que tem redação aqui mesmo, no Brasil, dominada por uma visão lulopetista.

A edição espanhola
- Bolsonaro anima a los ejecutivos de Davos a invertir en el nuevo Brasil.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem de hoje.

A versão elaborada por jornalistas brasileiros da edição digital em português.

- O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos
CLIQUE AQUI para ler.

49 comentários:

Anônimo disse...

A imprensa brasileira cavando cada vez mais fundo sua cova....
São os verdadeiros criadores de fake news.....

Anônimo disse...

Que vergonhoso isso. Será que a matriz espanhola sabe disso?

Emmanuel disse...

É....compadre Políbio: tal qual lá, aqui também vemos que a mídia é comorada, quando não amestrada às ideologias; veja o caso do Antagonista: perdeu não apenas a identidade, mas também o bom senso, se tornando mero replicador do Globo e da Folha. Fica o alerta: a próxima profissão a desaparecer é a de Comentarista Político... Bem, ... Políbio fica ...mas esqueça o Antagonista.

Anônimo disse...

A Bolsa e o dólar oscilaram negativamente por motivos alheios ao discurso de Bolsonaro, o qual teve efeito positivo no mercado, mas foi insuficiente para conter eventos internacionais mais potentes. Coméntário da notícia anterior deste blog dizendo que o discurso de Bolsonaro provocou queda na Bolsa explica com mais detalhes o cenário internacional. Sugiro ao leitor que publique o comentário, ainda não publicado e que retifique a "notícia" anterior, retirando a interpretação errônea, de viés esquerdista.

Anônimo disse...

Esses jornalistas brasileiros têm de serem liberados para fazerem entrevistas íntimas com Lula para que passem o resto do ano relembrando o desempenho sexual de Lula e par de encher o saco do governo Bolsonaro.

Anônimo disse...

Queriam retórica, perfumaria, mentiras como Lula soltava em suas viagens ao exterior? Bolsonaro é homem de caserna. Pouca conversa e muita ação. Admiro, e muito, meu presidente. Que Deus o abençoe e o ajude contra os inimigos.

Anônimo disse...

O mundo está mais preocupado com o discurso do que com ações.Vão pro inferno com discurso.Se eu fosse presidente nem falava nada. Só dizia olá.

Anônimo disse...

Fórum Econômico Mundial em Davos, o presidente Bolsonaro já fechou duas parcerias com duas empresas de grande expressão, FLÁVIO IMOBILIÁRIA e QUEIROZ VEÍCULOS!!! 👊😅

Anônimo disse...

Uma imagem que resume o isolamento do Brasil no mundo: Bolsonaro almoçando sozinho em Davos num bandejão de um mercado ao invés de estar junto com mais de 3 mil participantes do Fórum Econômico Mundial, dentre os quais chefes de Estado, empresários, banqueiros, economistas, jornalistas. A imagem também mostra o total despreparo de Bolsonaro pra liderar e governar. Usou 8 min de 45 min pra fazer um discurso raso, que mais parecia discurso de campanha para os seus seguidores, e não para lideranças mundiais e jornalistas especializados. Era melhor ter ficado aqui cuidando do filho chorão e enviado o Posto Ipiranga no lugar.

Anônimo disse...

Isso dá a dimensão da extrema-imprensa que temos no Brasil.

Anônimo disse...

Os esquerdopatas só jogam contra o Brasil, são inimigos da decência, querem para nós um futuro venezuelano , portanto não merecem consideração nem respeito, pois são paus que nascem tortos e morrem tortos.

Unknown disse...

Só rindo desses idiotas sem caráter nenhum.

Anônimo disse...

https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2019/01/flavio-bolsonaro-homenageou-em-2004-major-preso-em-acao-contra-milicia-no-rj-cjr7r2qcz00gk01nx1os7pd3x.html

Anônimo disse...

Veja reportagem de dois jornaizinhos internacionais sobre o discurso do dito mito.
Para o Le Monde, Bolsonaro “se satisfez em fazer o mínimo” e seu discurso “não deve ir para os anais” de Davos. Ficou “se agarrando aos cartões, levados ao palco por auxiliar”, e “escapou das perguntas”.

O New York Times descreveu o presidente brasileiro como “a face do populismo” em Davos, alguém que copia o americano Donald Trump até na insistência em “vestir casaco de inverno, apesar de falar numa sala aquecida”.

Anônimo disse...

Midia duas caras!

Anônimo disse...

e a Rede Bobo, então, que tratou de adequar o discurso do presidente à sua agenda, inventando uma historinha de que o chanceler Araujo não saberia a diferença entre globalismo e globalização...

quase disseram que Bolsonaro cedeu aos valores da lacração e, de um "radical de direita", virou um moderado progressista...

Adilio Faustini disse...

A Esquerda Escarlate Bolivariana Atrasada querem um regime cubano/venezuelano no Brasil, a hipocrisia impera nestas plagas.

AHT disse...

Enquanto a mídia internacional dá um "positivo" para o presidente Bolsonaro, expressiva parte da mídia brasileira procura dar ênfase em detalhes que possam gerar imagens negativas. E sacanas que são, esses cronistas do quanto pior melhor imputam aos brasileiros a tarja de portadores de "complexo de vira-latas"... Eis esse exemplo que o Editor do Blog está noticiando, sobre o El Pais (Espanha) e a redação brasileira do site do mesmíssimo El Pais!!!

Oswald disse...

Ainda bem que existe a Internet. Jornalismo desse jornal é simplesmente asqueroso, como de fato é a maioria da imprensa, alinhada ao globalismo. Estão destinados a desaparecer.

Mordaz disse...

A real está na bolsa e no dólar.

ARS disse...

Famosa duas caras. Esquerdofrenia é assim mesmo. Finge ser forte com os fracos e foge quando vê um mais forte.

Anônimo disse...

Constata-se que o que interessa para esses jornalistas no Brasil não é a verdade dos fatos, mas denegrir um governo, com menos de um mês, sabotando-o.
E por falar nisso: as bolsas caíram no mundo todo. Nada a ver com o discurso de Bolsonaro!

Anônimo disse...

Eu já havia percebido que esta versão em português é descaradamente tendenciosa para a esquerda. Os esquerdistas têm medo de chegar próximo a um cupinzeiro temendo pelo estrago que pode ocorrer na cara deles.

Sebastião

Anônimo disse...

Ooooolé.

Anônimo disse...

caro políbio

tínhamos que saber o quanto impactam mídias tipo essa
el pais
folha de sp
globo

porque penso que se o editor e demais frentistas
(porque não somos esquerdistas nem direitistas)
nunca mais publicarem notas sobre estes mesmo,
acredito que serão esquecidos com o tempo.

Anônimo disse...

A versão brasileira é igual à do editor, quatro postagens abaixo. Vai dizer que é errada ou distorcida?

Anônimo disse...

Diferente da mídia informativa que tem militantes ao invés de jornalistas temos militantes, temos duas opiniões diferentes num mesmo jornal

Anônimo disse...

Toda crítica ao novo governo é feita por "lulopetista"?

Anônimo disse...

KKKKK camisa de força para esses jornalistas, jejeje

Gasparzinho disse...

Inveja da esquerdalha imunda.

Anônimo disse...

Essa fente esta apavorada...sabem que Nunca mais tomarão as redeas do Brasil.

Anônimo disse...

O bom disso tudo é que ficamos sabendo quem é quem. Agora é só fazer a triagem....e destruir essa gente.

Anônimo disse...

Conclui-se que o jornal El País Brasil é puro fake news, uma versão "tabajara" e "vermelha" da matriz do jornal espanhol.

Luiz disse...

El País, um lixo de jornal...!!!

Anônimo disse...

O jornal disse exatamente o mesmo que o editor do blog. Será que aui também impera uma visão "lulopetista"?

Anônimo disse...

Melhor discurso impossível. O Presidente Bolsonaro mostrou ao mundo que no Brasil não é somente corrupção. Temos um potencial macro econômico para desenvolver o país e é esse o desejo do povo. Todos trabalhando para recuperar o Brasil. Parabéns Presidente!

Anônimo disse...

58 milhões que deram seus votos para o Presidente Bolsonaro tem esperança e convicção que sairemos da maior crise já contada na História do Brasil.

Anônimo disse...

Merda escreve merda.

Anônimo disse...

Merda escreve merda.

Chico Valente disse...

A bem da verdade o pessoal da redação espanhola tem tendências socialistas.
O pessoal da redação da versão brasileira é constituído por comunistinhas baratos e adeptos do lulopetismo, sendo acobertadores de malfeitos do seu guru e asseclas.

Roberto Senegal disse...

Amigão, observe que a matéria é exatamente a mesma e escrita pela mesma pessoa. Algum editor chefe editou a chamada. Se foi aqui ou na Espanha, jamais saberemos.

Anônimo disse...

Passando vergonha você também? A tradução de anima nesse caso é de PEDE, ou seja, Bolsonaro PEDE aos executivos que invistam no Brasil hahahahaha Quer passar essa vergonha no débito ou no crédito?

Unknown disse...

Putz, "anima" em espanhol e falso cognata, portanto a versão está correta, a propria jornalista corrigiu o Bolsonaro filho. Estao com síndrome de perseguição? Kkkkkkkk

Anônimo disse...

Putz, "anima" em espanhol e falso cognata, portanto a versão está correta, a propria jornalista corrigiu o Bolsonaro filho. Estao com síndrome de perseguição? Kkkkkkkk

Anônimo disse...

O Políbio só esqueceu de dizer que as duas matérias (a em espanhol e a em português) são assinadas pela mesma "jornalista".

Basta ampliar a foto que está ali o nome da "jornalista": Alicia González nas duas matérias.

Pedro Duarte disse...

Pessoal, "ANIMA" é um falso cognato. Leiam os dois textos, eles falam a mesma coisa. O que vocês estão fazendo é traduzindo errado o título.
Estão criticando a jornalista e o jornal, porém esta certo e com certeza vocês nao se deram o trabalho de ler as matérias.

Rafael Couto disse...


Caro Políbio, esperava uma análise mais aprofundada de um jornalista como você ou que pelo menos que soubesse um pouco de espanhol antes de sair publicando merda. Trata-se de um falso cognato. ANIMA = IMPLORA
https://twitter.com/agvicente/status/1088074098952032261

Unknown disse...

As matérias são exatamente iguais, basta ler.

Espanhola: https://elpais.com/economia/2019/01/22/actualidad/1548180154_823650.html

Brasileira: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/22/economia/1548182020_953667.html

A autora deu a seguinte resposta sobre essa confusão de títulos: Señr @BolsonaroSP you are doing a bad translation of the Spanish, a false friend. “Anima” means asks not convincing investors. Regards twitter.com/bolsonarosp/st…

Vocês podem conferir no twitter da mesma: https://twitter.com/agvicente

Anônimo disse...

Quer ver várias entrevistas de Sérgio Moro? Veja os vídeos no blog Portão de Notícias.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/