Análise, Márcia Dessen, Folha - Guardei o suficiente para me aposentar?

Maria cresceu ouvindo os conselhos do pai de que devia guardar pelo menos 20% do salário para formar uma confortável reserva financeira para o futuro. Bendito conselho! Maria não desprezou o ensinamento paterno e, com muita disciplina e esforço, conseguiu acumular R$ 1 milhão!


Há algum tempo vem pensando em reduzir a carga de trabalho, ter mais tempo livre para desfrutar a vida e colher os frutos da poupança que tem. A empresa onde trabalha vem sinalizando mudanças na política de recursos humanos, renovando a equipe de colaboradores. Maria sente que, em breve, estará aposentada.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

E os contratos feitos com o INSS também deveriam ser honrados.
Aí dá para viver bem aposentado.

Anônimo disse...

guardar?

o salario mal chega no fim de mês, meus chapas...

guardar é um sonho, um sonho distaaaaante...

Anônimo disse...

Sigo essa receita também, estou próximo de minha independência e ensino desde cedo para meus filhos que não existe lanche grátis.

Anônimo disse...

EXCELENTE, Políbio! Este é o assunto mais importante para qualquer brasileiro: CRIAR RIQUEZA INDIVIDUAL. Buscar a independência financeira. Eu obtive a minha aos 40 anos. Meu filho já a conquistou aos 20 anos. COMO ? Criando fluxos de caixas diversos e inúmeras aplicações financeiras que resguardem os pagamentos do sustento individual. É fácil, basta fazer como os milionários americanos, que PAGAM PARA SI entre 13% e 17%.

Anônimo disse...

Infelizmente fui pensar nisso muito tarde. Hj estou aposentado com 61 anos e o mercado nao tem trabalho mais para essa idade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/