Artigo, Marcus André Melo, Folha - PT e o Judiciário: a criatura voltou-se contra o criador?

A tese de que foram os governos do PT que lançaram as bases da autonomia e protagonismo das instituições de controle lato senso (Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas) incorre em erro argumentativo sério. Essas características são o produto da delegação ampla de poderes a tais instituições ocorrida na Constituinte de 1987-88, na qual o PT detinha 2,9% dos assentos.

É acurada a conclusão do então procurador-geral da República ao afirmar, quando a nova Carta foi promulgada, que "poucos textos constitucionais terão confiado tanto no Poder Judiciário e nele, em particular, o Supremo Tribunal Federal". O Ministério Público converteu-se "no mais poderoso do mundo, após o italiano," como afirmou o cientista político especializado no tema Carlo Guarnieri (Universitá di Bologna).


Que fatores explicam tal delegação de poderes? Em primeiro lugar, o fato de que a Constituinte estava fragmentada politicamente: não havia setor hegemônico.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

18 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

São apenas três os Poderes de Estado e o MP com seus AGENTES não está incluído entre eles, mas mesmo assim com unhas grandes demais mais incomoda do que produz.

Mordaz disse...

Não tem nada a ver. O PT que era um partido de corruptos que está recebendo o que todo corrupto merece, mas nem todos são pegos. Olívio Dutra, por exemplo, escapou do escândalo do Clube de Seguros da Cidadania do homicida impune Diógenes de Oliveira.

Anônimo disse...

Em parte o autor tem razão.. em parte.. mas que o PT colaborou para regulamentar muitas leis que estavam paradas sim....Muitos caciques graudos temiam um judiciario forte, mas foi a ingenuidade politica do PT , que estava a pouco tempo no Poder que implementou a "COISA"...Lula criou a soperações da PF achando que a PF só atuaroa contra os adversários (SIFU),, Dilma criou a lei das organizações criminosas, arrochou as leis contra a corrupção e regulamntou as delações premiadas, depois de 20 anos na prateleira rsrsrsrsr e o que aconteceu ?? o que era para os adversarios serviu exatamente para eles....Jamais alguém do PFL ou do PMDB que estão no poder há seculos fariam uma coisa dessa.. Só a ingenuidade do PT achando que era a melhor bolacha do pacote que fez isso...Bom para o Brasil...senão a venezuela estava aqui e chamariamos Brazuela !!!!!!

Anônimo disse...

Ouvi dizer que o mentor intelectual do Ministério Püblico forte foi o deputado Ibsen Pinheiro.
Confere?
Ps.: ainda bem. Caso não fosse assim, teríamos nos tornado uma nova venezuela bolivariana.

Anônimo disse...

INVENTOR EXECUÇÃO PELA FORCA, MORREU ENFORCADO

INVENTOR DA GUILHOTINA MORREU GUILHOTINADO

INVENTOR DO REVÓLVER, COLT , MORREU BALEADO

COLOR CRIOU O CHEQUE NOMINAL OBRIGATÓRIO, FOI DEPOSTO POR UM ,SEU.

LULA LUTOU PARA A LEI DA FICHA LIMPA,(PARA OS OUTROS) IMPEDIDO POR ELA!

Trecho do site DIARIO DO PODER , Claudio Humberto:
""""O projeto da Lei da Ficha Limpa só foi adiante porque os partidos de “esquerda” (PT, Psol, PDT etc), no poder com Lula, vendiam a ideia de que só havia ladrões na “direita” e se apropriaram da iniciativa. A lei foi sancionada pelo então presidente Lula em 2010. Agora que Lula é apontado o chefe da quadrilha que mais roubou o Brasil..."""

KKKKK.........KKKKKKKKKKKKKK



Anônimo disse...

Excelente texto. Derruba a falácia de que o PT teria permitido a maior autonomia do Judiciário, do MPF e dos Tribunais de Contas. Não foi. Foram a Democracia e o pluralismo .!!!

Anônimo disse...

Anônimo 13:19, com estas tuas otimistas e lógicas informações, pergunto se podemos ter esperanças, pois se o Lula, a Dilma e o PT INVENTARAM A MERDA, pelo teu teorema é licito afirmar que LOGO:
LULA, DILMA E PT MORRERÃO CAGADOS! (C.Q.D.)= como queriamos demonstrar
Está demonstrada a tese????

Anônimo disse...

E agora a que o dono do PT foi condenado o que vai pasar com o partileco ?

Anônimo disse...

É possivel sim, anônimo 13:58, inclusive o Jorge Loeffler acima está com cara de que morreu assim.

Anônimo disse...

Lula e Dilma se achavam acima do bem e do mal, apenas não contavam que perderiam o poder e aí a lei caiu em cima deles, pois cometeram crimes de lesa pátria entre outros.

Anônimo disse...

Aos esquerdistas, antes todo poderosos ao estilo Maduro só restou agora uma coisa: mimimi, mimimi e mais mimimi, mimimi! E a cadeia!

Anônimo disse...

Sim , podemos ter esperanças, o que foi revelado pelos juízes é só bem o comecinho,só o inicio, Paloci vai revelar o tamanho da ousadia (como é de bilhões, das criaturas, MORRERÃO não só CAGADOS mas AFOGADOS na dita cuja substância, e em grande quandidade vai afogar também o ENTORNO.

Não só pelo TEOREMA:
Esperanças, sim, pois observo no ar "mais do que aviões de carreira",algo como EINSTEIN denominou de "AÇÃO FANTASMAGÓRICA A DISTÂNCIA", do ALÉM, coisas oportunas,milagrosas, que salvaram o Brasil,quem contaria com um EVENTO DESSES,que lógica explicaria?

-SURGIMENTO DO JUIZ MORO

-A GRAVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO TELEFON DA MADRUGADA "O BESSIAS..."
"TCHAU TCHAU QUERIDA"

-Teori estava meio que ajudando os petralhas e seu avião caiu.

-A MAGISTRAL ATUAÇÃO DOS JUIZES DO TRF4 acho inspirado pelo "DIVINO"

-AS barbeiragens dos irmãos Batista, nem nos filmes dos TRES PATETAS

-Quando Temer ficou vice de Dilma,teve visão, sorte do Brasil,quem outrem conseguiria controlar a HIDRA?

-Temer, inteligência ímpar,soube se portar sem ofender,VIROU O BOM ADVOGADO QUE É,desde a escola com medalha de honra ao mérito, reuniu assessores, imprensa e disse que
"gente de bom carater não faz ilações"
por que senão ele falaria do advogado secretario do ministro que se bandeou para o lado dos bandidos(não se falou mais deste).Foi uma porretada bem dada,
dali em diante
Temer cresce,domina a HIDRA e poderemos nos sair mais ou menos desta quadra da vida brasileira.

-Observo que pode ter o dedo dos donos do mundo que nunca deixam de buscar o que é deles:
- Meirelles acertando o golpe dado em nome do Brasil, pela Petrobras dos petralhas,outros acertos devem estar acontecendo,
-"DESCONFIARAM" da viajem do jararaca, Lula, para a Etiópia, não tinha conferencia nenhuma, hoje estariamos escutando discursos diarios de Lula mentindo ao mundo como declarou, varias vezes e rindo.
- lembro das MALVINAS que os argentinos pegaram, os ingleses vieram armados até os dentes recuperar o que era deles, não demoliram com a Argentina porque também ganham dinheiro por lá ,mandaram a conta que os argentinos pagam até hoje.Eles os gringos estavam ficando de fora dos bons negócios e os bolivarianos se adonando,Fidel foi avisado, não acreditou...
POR TODOS ESTES ACONTECIMENTOS FORA DA LÓGICA,QUE ACHO AJUDARAM O BRASIL, PODEMOS TER ESPERANÇAS , MUITO MAIS PODE VIR.

OBS.: "AÇÃO FANTASMAGÓRICA A DISTÂNCIA" se dá independente de distância e sua velocidade é constatada pela fisica, IMENSURÁVEL pelos instrumentos e técnicas atuais, de hoje, é INFINITA, chineses ,alemães,ingleses,confirmaram com espanto...

Considerando que os maus morrerão CAGADOS,sobram os bons, e a sorte ajuda os bons...

Anônimo disse...

COMO DISSE O JOAQUIM BARBOSA- O PT APENAS FINGE Q INVESTIGA é o pt nanico mentiu q investigava- FINGIA na verdade sabia q nao daria em nada pois aparelhou tudo.... hahhaha é sabia que o stf iria os livrar dando a palavra final afinal dos 11 miinistros 8 foram indicados pelo pt nanico luladrao achou q nunca iria ser descoberto hahahah - toma ladrao- NAO EXISTE CRIME PERFEITO

Anônimo disse...

Quem lutou pela ficha limpa nao foi O CONDENADO LULADRAO COMO MENTE A MIDIA PELEGA QUE LUTOU FOI O POVO

Anônimo disse...

faço minhas as palavras do embaixador israelí: "Anão diplomatico"

Anônimo disse...

Anônimo 16:37, se a coisa é assim, o Jorge Loefler,com a cara daquele jeito de
quem foi atingido pela "AÇÃO FANTASMAGÓRICA A DISTÂNCIA" tem alguma salvação ou o futuro dele é igual aos do Lula & Dilma, que morrerão cagados ou quem sabe ele já está cagado e não sabe? Para o caso de diagnóstico, informo que no caso dele, a soma dos seus quadrados dos catetos NUNCA foram iguais a soma do quadrado da sua hipotenusa, verdadeira comprovação cientifica de que PAU QUE NASCE TORTO, MORRE TORTO! POBRE PITÁGORAS!

Anônimo disse...

A tatatica do Lula sempre e'a mesma .e ' a fórmula que ensinaram a ele nos Estados Unidos na época do Golbery . Ele agita as masas , manipula os movimentos sociais a beneficio propio ,se faz de vítima das elites e depois se apresenta como o salvador e concilia . Ate agora funcionou .

Anônimo disse...

Completando: o lula faz o problema e depois se apresenta como a solucao .Ate agora funcionou .

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/