Uso de FGTS no crédito consignado corrige distorção, diz Fazenda

A possibilidade de o trabalhador usar a multa rescisória do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para empréstimos consignados – com parcelas descontadas diretamente no salário – corrige distorções nesse segmento de crédito, informou o Ministério da Fazenda.

Segundo o comunicado do Ministério, apesar de a modalidade ter se expandido de cerca de R$ 10 bilhões em janeiro de 2004 para quase R$ 274 bilhões em dezembro de 2015, o crescimento não foi bem distribuído. Isso porque os trabalhadores do setor público, que têm estabilidade, conseguem muito mais acesso ao crédito consignado do que os do setor privado, cujos juros são mais altos por causa do risco de inadimplência provocado pelo desemprego.

Nos próximos dias, o governo enviará ao Congresso Nacional uma medida provisória que autoriza os trabalhadores a usar parte do saldo da conta vinculada (10%) e toda a multa rescisória do FGTS – paga quando o empregado é demitido sem justa causa – como garantia adicional contra inadimplência. A garantia é usada para cobrir os prejuízos da instituição financeira em caso de calote por parte do mutuário.

7 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da ideia de usar os recursos do FGTS como garantia de empréstimos consignados. Excelente maneira de transferir riqueza para os bancos, os trabalhadores pagarão 3% ao mês aos bancos e receberão 3% ao ano do governo sobre as suas "garantias". Não seria mais fácil liberar esses recursos para o trabalhador usá-los sem pagar juros?

Anônimo disse...

Pois é, o anônimo das 09:49 matou a charada.
Mais uma forma de alimentar os lucros dos bancos.
Mas, esse é o governo POPULAR, não ?

Justiniano disse...


O governo do PT não aprende com os erros, e quer continuar errando, porque a maioria dos trabalhadores estão endividados com cartões de crédito, e muitos estão desempregados. E quando acabar os recursos do FGTS vão fazer empréstimo em bancos para pagar a conta.

Essa economia populista e demagógica do PT estão fazendo água por tudo que é lado. Com crescimento negativo as perspectivas não são nada animadoras e com muitas empresas fechando as portas, ninguém tem certeza do dia de amanhã no emprego, somente os funcionários públicos vão ficar garantidos.

Anônimo disse...

Coisa tipica de países pobres.
A próxima medida seria usar o seguro desemprego.

Tucano do sul disse...

Será que até o FGTS irá à lona com o PT? O que vai sobrar do Brasil quando essa quadrilha for desalojada?

Anônimo disse...

Sempre tem uma resposta em favor das diferenças. E o pior é que tem gente que acredita. Todos os dias temos demissões em massa no país. Hoje tem uma empresa de Caxias demitindo 450 profissionais e a GM de São Paulo demitindo 800. Vai ter FGTS para pagar todo mundo? Se não houver caixa para pagar as recisões, o governo vai ter buscar dinheiro no mercado. Quem paga os juros?

Anônimo disse...

É outra burrada do PT.
Não temos mais dinheiro e, vamos nos endividar mais......

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/