A estrada fantasma que Lula acertou para a OAS assombra a Bolívia

Nesta reportagem, "Uma estrada fantasma volta a assombrar a Bolívia", a Brio Watchdog publica a narrativa de uma escabrosa aliança entre Lula e Evo Morales, tudo para beneficiar a empreiteira OAS e meter a mão em dinheiro do BNDES.

A OAS, como se sabe, está metida no Lava Jato até o pescoço.

A ajuda de Lula rendeu recompensas para o petista, conforme mostrou esta noite o Jornal Nacional: o Instituto Lula recebeu da empreiteira sucessivas doações de R$ 1 milhão cada uma.

Leia a história da estrada maldita da Bolívia, envolvendo OAS e BNDES:


A obra da estrada Villa Tunari-San Ignacio de Moxos foi acusada de superfaturamento, falta de transparência na licitação e no financiamento do BNDES, que aceitou que a rodovia atravessasse o TIPNIS, um parque nacional e território indígena. O jornalista Raúl Peñaranda, primeiro boliviano a receber uma bolsa Nieman da Universidade de Harvard, mostra como a empresa OAS assumiu o projeto após um acordo político entre Lula e Evo Morales, que envolvia o financiamento do BNDES. Não houve concorrência na licitação. Para Alejandro Almaraz, ex ministro do governo Morales, a negociação foi feita em uma viagem ao Brasil do vice-presidente Álvaro García Linera. “Essa circunstância obscura da aterrisagem da OAS tem a ver com uma viagem, nos primeiros meses ou semanas do governo Evo Morales.” O projeto desconsiderou aspectos ambientais e sociais e gerou uma crise entre a Bolívia e a empresa. Documento do próprio governo brasileiro deixa claro a falta de critérios técnicos no financiamento: “A estrada foi paradigmática, pelo que, valendo-se da experiência do Banco Mundial, conviria revisar cuidadosamente os parâmetros para a aprovação dos financiamentos”. Após protestos, o BNDES se retirou sem desembolsar dinheiro.
A indígena Rosa Chao sente de longe que algo está errado. Enviada para ajudar a assar uma carne doada a um agricultor local, ela estava fora do acampamento ocupado por seus colegas manifestantes no Território Indígena e Parque Nacional de Isiboro-Secure (TIPNIS), na Bolívia. Quando estava preparando o carvão para acender o fogo, ouviu sons irreconhecíveis. Alguns minutos depois tudo fica audível: sim, o que ela escuta são gritos de socorro, prantos de crianças, insultos e armas que “vomitam” gás lacrimogêneo e balas de borracha.
Corre com angústia para o acampamento e custa a processar o que vê: policiais golpeando homens indefesos, arrastando mulheres algemadas, perseguindo meninos e meninas ainda na tenra idade e ameaçando jovens assustados, tudo em meio a uma nuvem de balas e de gás.
Algumas de suas companheiras foram amordaçadas, além de algemadas com as mãos nas costas e, se os policiais as soltassem, cairiam com o rosto no chão, de bruços. Em meio à confusão, Rosa corre para uma pequena montanha e ali um menino com os olhos suplicantes se alegra ao ver um rosto amigo. Ele teve mais sorte do que outros que fugiram para campos de espinhos e que, na corrida louca, sofreram ferimentos profundos.]

CLIQUE AQUI para se cadastrar e ler toda a reportagem especial. 


12 comentários:

Anônimo disse...

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso contratou uma empresa de fachada para realizar uma auditoria nas obras realizadas em Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. A contratação foi encomendada pelo deputado Oscar Bezerra (PSB), presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada na Casa para apurar os indícios de corrupção nas empreitadas.

PAÍS PADRÃO FIFA.

Anônimo disse...

O Lula na foto, dá a impressão de que já mascou umas folhas do seu colar e já começa a enxergar unicórnios alados!
Onde tem mãos com nove dedos pode ter certeza que tem sujeira da grossa! Esse vagabundo faz tempo tá pedindo para ser levado em cana!

Anônimo disse...

Lula recebeu 4,5 milhões da Camargo Correia, não da OAS!! Desta, provavelmente foi muito mais, pois envolvia contratos bem maiores!!! Se o MPF e a Justiça Federal não denunciarem e julgarem o SAFADO, então teremos que chamar o FBI!!!

Christian Afonso disse...

Esse Lula é um safado, o primeiro golpe desse bandido começou quando ele arrancou o próprio dedo simulando acidente de trabalho para arrumar aposentadoria por acidente. melhor amigo da dilminha que vai cair junto com ele.

Anônimo disse...

Só existe um culpado,só um: POVÃO BRASILEIRO!!!!! ignorante,cego,sem cultura,sem nada,pra continuar votando nesta quadrilha...

Anônimo disse...

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS UM PRESIDENTE FEZ TANTO ROLO, TANTA MARACUTAIA, TANTO NÓ. SE DEUS QUISER, ELE AINDA VAI EM CANA OU O CÂNCER PEGA ELE ANTES.

Anônimo disse...

Vejam este site que mostra tudo sobre o BNDES...e seus podres

http://www.plataformabndes.org.br/site/index.php/quem-somos

Anônimo disse...

A imprensa marrom glace, incluído o blog, na ânsia de fu....lula e o PT, dão uma noticia e deixam no ar que houve mexe com a OAS.

NEWTON disse...

Agora começa vir a luz, porque Lula aceitou tão mansamente a invasão das refinarias da Petrobras na Bolívia, afinal ali começa o esquartejamento pelo PT da nossa outrora grande empresa. Dilma , mais uma vez, vai ter que contar outra estória que não aquela que 4 ou 5 "moleques" é que fizeram trampulinagem com a Petrobras.

Anônimo disse...

esta gente so existe porque nas urnas o eleitor escolhe e elege este tipo de gente.

Anônimo disse...

As Construtoras Oderbrecht + Camargo Correa se uniram em um consórcio e "venceram" a concorrência para a construção do Edificio Sede da Petrobrás em Vitoria - ES.(ver no google - imagens )
Causa me estranheza que não figura nos noticiários ...
Quem chega de avião em Vitoria, vislumbra 02 caixas de vidro com passarela, auditório, 02 heliportos e estacionamento para 2.500 carros...Há muita lenda sobre a obra , mas para produzir o terreno , uma pedreira foi implodida . Para tanto , 02 vezes por dia ,a avenida era bloqueada para as explosões...
Na boca miúda, a obra custou 04 vezes que o previsto e serviu para abastecer um "propinoduto" inimaginável ...

Cap Caverna disse...

Os PilanTras estão começando a colocar a cabeça para fora da toca. Tem um petista que deve ter perdido o seu CC, quando o Atraso Devil Genro levou um bico no rabo, defendendo a quadrilha. Vai te catar anonimo das 11:54! Diz-me com quem andas que dirte-ei quem és. Então....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/