Empresa que levar Salgado Filho terá que investir R$ 2,5 bilhões. Leilão de privatização sairá em 2016.

O leilão de privatização do Aeroporto Salgado Filho ocorrerá no primeiro trimestre do ano que vem, segundo anunciou hoje o governo e conforme comunicado que o editor recebeu há pouco do Palácio do Planalto.

As obras de ampliação exigirão R$ 2,5 bilhões do arrematante.

O edital não vinculará a privatização a qualquer pré-condição que a vincule à necessidade de simultâneamente ficar acertada a construção do novo aeroporto, o 20 de Setembro, em Portão.

20 comentários:

Anônimo disse...

Maravilha!!!! Assim toda a grana da concessionária será investida no Salgado Filho!!! E um desses investimentos será a tão sonhada ampliação da pista!!!

Foi uma decisão muito sensata, pois, se exigissem a construção do aeroporto de Portão como contrapartida, sequer haveria interessados, pois o custo da construção de um aeroporto multibilionário desde o zero inviabilizaria qualquer retorno financeiro à iniciativa privada e, sem retorno financeiro, não há investimento privado, pois não há lucro.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos hoje movimenta mais passageiros do que o RS inteiro movimentará daqui a trinta anos e, ainda assim, lá a contrapartida obrigatória foi a construção do terminal 3. Ou seja, não faria sentido aqui exigirem a construção de um aeroporto multibilionário inteiramente novo desde o zero como contrapartida para uma demanda muito inferior à de SP, onde isso não foi exigido. A colocação da ampliação da pista como uma condicionante obrigatória no encargo do leilão do Salgado Filho é algo imperioso e bem mais ajustado à realidade e às nossas atuais e futuras necessidades, sendo muito mais plausível e razoavél.

Anônimo disse...

Que venha a ampliação da pista!

Anônimo disse...

Polibio, amanho o STF deverá votar sobre a descriminalizaçao das drogas, gostaria de um comentario seu a respeito

Luiz Vargas disse...

E o dinheiro "investido" certamente será o nosso através de emPrésTimos de pai para filho via BNDES.
A PeTralhada começa a jogar para fora tudo que é possível na esperança que o barco furado em que colocaram o país ainda tenha condições de navegabilidade. Ledo engano deste bando de bandidos quadrilheiro$.

Anônimo disse...

Não contem com o ovo no fiofó da galinha...
Se mão tiver ampliação, coisa que duvido e não podem instalar o ILS-IV (tecnicamente inviável) vai continuar como uma mera pista de pouso onde não pousa Boeing 777 nem Airbus 380 e nem os cargueiros, vai ser um remendão. Tem que construir um novo aeroporto e manter o Salgado Filho como alternativa. O resto é mais uma enrolação.

Eng. Joel

Anônimo disse...

Resumo da Concessão do Salgado Filho:

http://www.aviacaocivil.gov.br/assuntos/concessoes-de-aeroportos/ficha-portoalegre.pdf

Mordaz disse...

Concessão nada tem a ver com privatização. Olhe as linhas de ônibus e as rádios e TVs.

Anônimo disse...

Salgado Filho jamais terá ILS Cat 3 – apenas a Cat 2
Mesmo que exista vontade política e dinheiro para dotar o Aeroporto Salgado Filho com o ILS (pouso por instrumentos) CAT3, seria preciso implodir o viaduto Leonel Brizola e tirar o Trensurb da área. A informação é de Carlos Alberto Souza, superintendente regional da Infraero, ao Jornal Gente da Rádio Band. Além disso, as empresas aéreas não estão dispostas a encarar o alto custo do treinamento das tripulações e dos equipamentos nas aeronaves.

Nós teremos o CAT2, que também não fará milagres – o mesmo equipamento, no Afonso Penna, de Curitiba, reduziu as operações sob neblina e mau tempo em apenas 20%. Então pode frustrar expectativas. Uma novidade revelada por Souza é que, para evitar interferências no ILS, será preciso encurtar em cerca de 100 metros a pista do Salgado Filho na cabeceira da Avenida dos Estados. É até irônico. Mal ganhamos a ampliação, e já nos tiram 100 metros.

Fernando Albrecht – Jornal do Comércio noticia de 28 de junho de 2012

joel

Anônimo disse...

Nem SP tem "ILS4". E as cias brasileiras nem pretendem investir em formação para o ILS3, pois é caríssimo o investimento.

E o Salgado Filho ampliado vai poder operar essas aeronaves sim, pois o motow (extensão de pista) necessária será suficiente com a ampliação.

Anônimo disse...

De que adiantaria ter o ILS3 se a Gol e a TAM não pretendem gastar no altíssimo investimento necessário pra formar a tripulação de seus aviões pra utilizá-lo. O ILS2 é suficiente.

Anônimo disse...

É claro que vai ter a ampliação. Ela está listada como contrapartida obrigatória do caderno de encargos da concessão do Salgado Filho. Consulte o site da Secretaria da Aviação Civil. O que não vai sair é aquele aeroporto da conchinchina que só uma meia dúzia de interesseiros queria.

Anônimo disse...

Esqueça o natimorto aeroporto de Portão. O Salgado Filho será devidamente ampliado nessa concessão. A razão prevaleceu.

Anônimo disse...

Salgado Filho ampliado!! Enfim o povo gaúcho foi atendido!! Obrigado, Padilha! obrigado, Dilma! Que venha a concessão! Vidas preservadas e economia exportada diretamente de onde ela é gerada, nosso estado, deixando mais frutos ao nosso estado.

Anônimo disse...

Putz...ta fazendo exatamente o oposto daquilo que prega o oliviosauro e o atraso genro....

Anônimo disse...

Interessante:

http://www.planejamento.gov.br/assuntos/programa-de-investimento-em-logistica-pil/apresentacoes/aeroportos-pil2015.pdf

Senti falta de aeroportos regionais gaúchos.

Anônimo disse...

O dinheiro investido será pago pelo governo ou pela iniciativa privada no aeroporto? Quem poderá ter prejuízo, o governo ou a iniciativa privada, pois isto diz tudo. Façam imediatamente o mesmo nas estradas, coloquem empresas privadas que sabem fazer o que é preciso, a suspensão de meu carro agradece!

Anônimo disse...

Obrigado presidente Dilma pelas privatizações!

Anônimo disse...

Calma gente, o governo está oferecendo a possibilidade da concessão. Haverá interessados?

Anônimo disse...

Políbio,

Uma "enroleichon" mínima de 2 anos.

Obra que é bom, lá para 2017 com muita fé e reza!!

JulioK

Anônimo disse...

Vai pagar o triplo pelo direito de ir e vir (IPVA+CIDE+Pedagio)... e agradece...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/