Lobista Júlio Faerman irá hoje à CPI da Petrobrás. Justiça autorizou-o a calar a boca.

O misterioso lobista finalmente mostrará a cara, sem máscara. Ele só apareeu depois de ameaçado pela CPI.



O lobista é suspeito de ser um dos operadores do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. Ele chegou a ser convocado para depor na CPI, mas não apareceu, afirmando depois que não recebeu um comunicado oficial sobre a sessão.

Faerman só entrou em contato com a comissão depois de o presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), encaminhar, em maio, um pedido de prisão temporária à Polícia Federal (PF) e à Interpol para que ele fosse conduzido à força à Câmara dos Deputados.

Além do direito de ficar em silêncio, a ministra Rosa Weber, do Supremo, também garantiu ao ex-representante da SBM a possibilidade de não ser obrigado a falar a verdade diante dos parlamentares e também de não “sofrer constrangimentos físicos ou morais” durante a sessão em razão das demais garantias.

Faerman foi apontado pelo ex-gerente de Engenharia Pedro Barusco, um dos delatores da Operação Lava Jato, como o responsável pelos pagamentos de propina vinda da SBM para Petrobras desde 1998.

Em depoimento a integrantes da CPI, em Londres, em 19 de maio, o ex-diretor da SBM Jonathan Taylor confirmou que os pagamentos de propinas a funcionários da Petrobras eram feitos por Faerman.

Numa das gravações entregues por Taylor à CPI, um ex-diretor de Vendas da SBM chegou a explicar que a comissão era de 3% sobre cada contrato. Faerman ficava com 1% e o restante ia para pessoas da Petrobras, segundo o ex-diretor.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/