Nova bandeira tarifária já elevou contas da luz em R$ 2,4 bilhões

Os brasileiros pagaram 2,4 bilhões de reais a mais na conta de luz no primeiro trimestre por causa da adoção do sistema de bandeiras tarifárias pelo governo federal. Com esse modelo, o governo repassa ao consumidor o custo maior pelo acionamento de usinas térmicas.


A arrecadação das distribuidoras de energia com o sistema vem em trajetória crescente desde o início do ano. Em janeiro, as bandeiras tarifárias provocaram uma despesa adicional de 413,9 milhões de reais para os consumidores. Esse valor subiu para 823,1 milhões de reais em fevereiro e alcançou 1,15 bilhão de reais em março, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


A elevação reflete o consumo de energia e o reajuste aprovado pela agência reguladora a partir de março. Em janeiro, quando o sistema começou a ser aplicado, o cliente pagava 3 reais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nos meses em que o sistema operasse com a bandeira vermelha. No caso da bandeira amarela, o valor era de 1,50 real para cada 100 kWh.

Um comentário:

Anônimo disse...

RISCO DE APAGÃO, CORTE DE ENERGIA SEM EXPLICAÇÃO DEFINIDA ? TUDO FOI SÓ PARA AUMENTAREM OS PREÇOS.

NA ÁGUA QUERIAM A MESMA COISA, SÓ QUE NÃO COLOU > AINDA.

DAQUI A POUCO, COMEÇAM PROPAGANDA, PROPAGANDA, DESLIGAM, PROPAGANDA, DESLIGAM E PÁ > AUMENTAM OS PREÇOS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/