Artigo, Ricardo Noblat, O Globo - José Dirceu, à espera de nova prisão

Em prisão domiciliar depois de ter ficado preso por pouco mais de um ano na Penitenciária da Papuda, em Brasília, José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula, apontado pela Justiça como o cabeça do esquema do mensalão, corre o risco de ser preso novamente – desta vez por ordem do juiz Sérgio Moro, do Paraná, que investiga a corrupção na Petrobras.

Moro pediu à construtora OAS documentos que comprovassem seus negócios com a JD Consultoria, empresa de José Dirceu. A OAS negou-se a fornecê-los. Alegou que eles poderiam ser usados pelo juiz para decretar a prisão de alguns dos seus executivos. Citou em defesa de sua posição decisões da Justiça de Portugal e da Alemanha, que aqui não são válidas.

Mais de uma vez, o ex-ministro se ofereceu para dar explicações a Moro sobre os serviços prestados à OAS. O juiz não respondeu às ofertas. Advogados que acompanham a evolução da chamada Operação Lava-Jato alertaram José Dirceu para a possibilidade de ela ser preso de uma hora para a outra. Vários deles acham que Moro atravessa um momento de fraqueza à frente da Lava-Jato.

O Supremo Tribunal Federal soltou executivos de empresas que eram mantidos presos em Curitiba. E como quis vender caro a delegação premiada que interessava a Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC, Moro acabou vendo Pessoa acertar a delação com Rodrigo Janot, Procurador Geral da República.

- Moro cobrou de Ricardo Pessoa mais revelações do que ele gostaria de fazer. Janot cobrou menos e levou – explica um dos advogados.

A eventual prisão de José Dirceu seria também mais um passo a ser dado por Moro na direção de Lula. O juiz suspeita que Lula está por trás do que aconteceu na Petrobras.


6 comentários:

Anônimo disse...

COM ministros QUE TEMOS E MAIS O QUE VAI VIR, TRANQUILO > SOLTAM LOGO.

PASSA FÉRIAS NA PAPUDA JÁ TODA REMODELADA, COM INTERNET, BANHEIROS INDIVIDUAIS, ROUPEIROS, ENFIM CONFORTO.

NISSO GASTARAM MAIS DINHEIRO DO POVO.

E O MP FICA NA DELLE.

Anônimo disse...

Segundo o Juíz Moro tudo jea foi esclarecido. É só fofoca da imprensa.

Anônimo disse...

Espero que vá para a prisão e só saia de lá num paletó de madeira!

Anônimo disse...


Onde tem sujeira, este sujeito está metido.
Nunca trabalhou na vida. Um guerrilheiro perigoso, que ficou milionário em pouco tempo.
Esta é a "esquerda" tupiniquim !!

O Povo pobre, e eles ricos !! Tem trouxa prá tudo, inclusive para votar neles.....

Anônimo disse...

injustiça que cometem contra este santo,que tanto serviu aos descamisados.

Anônimo disse...

Quero que seja preso o chefe.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/