Nanosatélite brazuca, projeto abandonado por Tarso, "morre" em órbita. O sonho do satélite gaúcho acabou em 15 dias

A alegria do primeiro nanosatélite 100% brasileiro não durou mais que 15 dias. O CubeSat AESP-14 foi declarado inoperante pela Agência Espacial Brasileira (AEB) na última quarta-feira. A informação é do site gaúcho Baguete, focado em TI. O texto a seguir também é do site.

Depois de 15 dias tentando resolver o problema da antena, a bateria do AESP-14 morreu, decretando o fim do primeiro nanosatélite feito totalmente com componentes nacionais no espaço. Com uma dimensão de 10 centímetros cúbicos e peso de 700 gramas, o nanossatélite deveria ter três meses de vida útil, tempo durante o qual transmitiria uma sequência de cem arquivos armazenados. Agora, o equipamento ficará vagando no Espaço. Mesmo assim, foi uma experiência cara, já que para fazer o pequeno CubeSat, a AEB investiu R$ 250 mil no desenvolvimento do satélite, cabendo ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o aporte de R$ 150 mil em bolsas para pesquisas.

Em dezembro de 2014, o então governador Tarso Genro (PT-RS) publicou uma carta afirmando que os recursos liberados pela Finep eram insuficientes para a materialização do projeto, o que deixava "sem objeto" o protocolo de intenções firmado com a AEL.  A decisão de Tarso de tirar o corpo fora teve um viés político. A carta foi endereçada à Federação Palestina do Rio Grande do Sul, que vinha criticando o acordo, uma vez que a AEL é uma subsidiária da gigante de defesa israelense Elbit.


Em comunicado, a AEB informou que o satélite, lançado no dia 5 de fevereiro, falhou em ligar sua antena de comunicação, tarefa que deveria ser feita cerca de 30 minutos após entrar em órbita. Segundo destacou a AEB à agência EFE, especialistas do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), entidade responsável pela operação do satélite, fizeram diversas tentativas de reparar o equipamento, porém não tiveram sucesso.

7 comentários:

Anônimo disse...

Hshuashuashuashuah!! Ri demais com essa piada do satélite gaudério. Mais um engodo dos PTralhas.

Anônimo disse...

Lembra Polibio que coloquei no comentário, na época, que não passava de mais uma enganação e recebi um monte de criticas. Taí a sacanagem. tinha até esquecido desta baita fraude.

Joel Robinson

Anônimo disse...

NOSSO sonho é de que TARSO GENRO seja realmente despachado para a LUA, MARTE ou JUPITER!

Qual a que escolhes TARSO?



Anônimo disse...

Satélite foi só uma desculpa para desviar dinheiro do erário para a farra da companheirada.

Anônimo disse...

Aos petralhas comunistas do MENSALÃO/PETROLÃO. Pergunto...qual é o legado do governo tarso genro...??? conseguiu acabar de vez com o estado. O legado do Olívio o Exterminador do futuro...foi a universidade estadual...grande porcaria que só dá despesa prô estado. O gaúcho não aprende, PT é o mais curto caminho para o atraso e o descalabro nas contas públicas.

Anônimo disse...

Varios erros crassos na historia...

250 mil reais eh muito dinheiro para um projeto desse vulto? Piada. Esse eh o valor de um apartamentinho proximo do viaduto obirici em porto alegre. Peanuts. So no Brasil mesmo.

"Federacao Palestina do RS" criticou AEl... Sem comentarios. Piada pronta. Depois esses ragheads reclamam de racismo.

Tarso Genro nao pode estar envolvido em qualquer projeto mais avancado que caldo de cana ou secar cafe no sol. Tecnologias mais recentes (pos idade media) e PT nao combinam.

Anônimo disse...

NÃO PAGOU NEM O PISO DOS PROFESSORES E QUER POR SATÉLITE NO ESPAÇO...TEM QUE LEVAR UM COIÇE NA SAMBIQUEIRA MORRO A BAIXO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/