Ministro Mercadante mentiu ao anunciar arrocho sobre pensões das viúvas

O ministro Chefe da Casa Civil –Aloisio Mercadante-, ao apresentar as mudanças que o governo vai realizar no seguro desemprego e nas Pensões, projetou quadros para justificar as decisões.  Entre estes, mostrou que o gasto previdenciário com Pensões vinha crescendo muito nos últimos anos. 

. A análise é do ex-secretário da Fazenda do Rio e ex-presidente do Banerj, Cesar Maia. Leia tudo:
            
. A tabela em gráfico de barras apresentada pelo ministro, mostra o crescimento ano a ano. Por ser em valores nominais, isso acentua o crescimento das Pensões pelo efeito inflacionário. Mas –digamos- há um erro muito mais grave, numa simples conta de divisão. Segundo a tabela apresentada pelo Ministro, em 2013 a Previdência Social teve uma Despesa Bruta com Pensões, de 86,5 bilhões de reais.  A Despesa Líquida é o que Pensionistas recebem: a diferença são receitas do governo. Mas deixemos isso de lado. O número de pensionistas alcança 7,2 milhões. Com isso, a Pensão Bruta Média é de menos que 1,2 salários mínimos.
            
. O ministro denunciou uma “fraude”, que são casamentos fictícios entre pessoas muito idosas e muito jovens. Com isso, justificou as mudanças de critérios de idade. Mas não informou quanto essas “fraudes” representam hoje das despesas totais. Elas são recentes ou sempre se usou este recurso?
            
. No quadro de Mercadante são apresentados os valores de Despesas com Pensões em vários Países e no Brasil. Pela tabela, o Brasil seria o líder, com 3,2% do PIB, na frente dos demais países, como Bélgica 2,8%, Itália 2,6%, Portugal 1,6%, França 1,5%, que vêm a seguir.
            
. O PIB do Brasil em 2013 alcançou 4 trilhões e 840 bilhões de reais. Sendo assim, as despesas com Pensões em relação ao PIB seriam 86,5 / 4,84 trilhões ou 1,78% do PIB. Portanto, mentiu o ministro. Mas se usarmos o PIB pelo Poder de Compra –PPC-, que o governo gosta tanto de usar para comparar a situação dos brasileiros com a população de outros países, teríamos: Pensões R$ 86,5 bilhões. PIB PPC R$ 6 trilhões e 630 bilhões. Nesse caso, as despesas com Pensões sobre o PIB alcançariam 1,3% do PIB.
      
. Números como esses não justificam uma redução das Pensões futuras em 50%. Se há abusos, que sejam cortados. Mas abuso maior é esse corte de 50% nas Pensões futuras. O argumento do ministro é macabro: essa medida só atinge as futuras Pensões. Mas as futuras pensões em relação à expectativa de vida dessas pessoas mostram que, em poucos anos, alcançarão quase todas as pensões.  Seria bom o ministro informar a taxa de mortalidade das Pensionistas.

13 comentários:

Anônimo disse...

mercadante é da linha enrolation,uma nulidade q sente pra q lado sopra o vento.se diz economista,mas não parece

Anônimo disse...

Os petistas não seriam petistas se não fossem mentirosos!

Anônimo disse...

ESSE ASSUNTO É UM CASO A SER ESTUDADO, VEJAMOS O VICE PRESIDENTE TEMER PRÓXIMO AOS 70 ANOS COM UMA MULHER DE 30 ANOS, DAQUI A POUCO O CARA DÁ COM A COLA NA CERCA E NÓS CONTRIBUINTES VAMOS PAGAR A CONTA, COM CERTEZA ELA VAI ARRUMAR UM GURIZÃO NÃO VAI CASAR PARA TER TODAS AS MORDOMIAS...OS TROUXAS PAGANDO.
EU DISSE UM CASO A SER ESTUDADO NÃO DEI RAZÃO PARA O PETRALHA.

Anônimo disse...


Políbio,

Não sabem o que faz. São ruim em tudo. MENOS NOS ROUBOS E NAS FRAUDES" Esse então: "SAI DE BAIXO"!!!

Surfista Prateado. disse...

Pensões para maiores de 18 anos são uma excrecência, um abuso, um assalto ao contribuinte. Quer deixar pensão? Contrate uma junto a um banco privado e pague com seu dinheiro.

Anônimo disse...

Mentir é o oxigênio dos petralhas e comunistas.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Contabilidade petralha nunca é seria, aprenderam a maquiar todos os números.

Tanto que o ministro da finança Levy mandou dar uma revisão em todos os dados do governo, e certamente vai encontrar muitos esqueletos e contabilidade maquiada. Não me surpreenderia se caísse fora ao ver tamanho desmando e descalabro nas contas públicas.

Anônimo disse...

Acho que nao e mentira dele, e que ele e ruim mesmo, nao sabe fazer contas.

Anônimo disse...

É a cubanização do Brasil com a anuência dos idiotas.

Mordaz disse...

Mentira e incompetência é a marca do PT. Olha o discurso de posse completamente alienado de Dilma!

Anônimo disse...

mentiu ou foi burrice mesmo?

petista interpretando gráfico de barras?

me poupem...

pra eles não passa de um monte de "riscos" num papel...

Anônimo disse...

Esse senhor Mercadante na eleição de 2010 para governador de São Paulo dizia na propaganda eleitoral que a Cidade de Guarulhos que era do prefeito do PT tratava mais de 50% de esgoto.Morador da Capital não sabia que a cidade vizinha não tinha nenhuma ETE,Estação de Tratamento de Esgoto,ao ser desmentido rapidinho o Governo Federal anunciou a obra do primeiro ETE de Guarulhos.Ministro fraco não tem competência para ocupar o cargo de ministro.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 13,01, digo o Temer é mais velho do que eu que já estou com 72 anos, ele tem 74 anos, com uma mulher que pode ser neta delle. Gente sem caráter. Por onde anda a ROSE DO 9DEDOS...???

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/