Estudo descobre como stress pode levar ao infarto e AVC. Saiba como se prevenir.

Nesta reportagem publicada no site de hoje de Veja, www.veja.com.br, há também uma instrutiva tabela sobre atitudes que você pode adotar para evitar o stress. A reportagem, no entanto, é a descoberta de que o stress eleva a produção de glóbulos brancos, células do sistema de defesa que, em excesso, prejudicam circulação do sangue nas artérias. Leia tudo:

Muito stress pode aumentar a produção de glóbulos brancos no organismo. Em excesso, essas células do sistema imunológico elevam o risco de entupimento das artérias e podem levar a um infarto ou AVC. 
Os médicos reconhecem há tempos que o stress pode levar a doenças cardiovasculares. No entanto, o mecanismo envolvido nessa relação ainda não era conhecido.
O novo estudo, publicado neste final de semana na revista Nature Medicine, avaliou 29 médicos que faziam residência na unidade de cuidados intensivos de um hospital. Segundo os pesquisadores, esse ambiente provoca muito stress pelo ritmo acelerado de trabalho e pela responsabilidade depositada nos profissionais, que constantemente precisam tomar decisões sobre o tratamento de pacientes que correm risco de vida.
Os autores do estudo compararam amostras sanguíneas dos residentes retiradas enquanto eles trabalhavam com amostras retiradas nos dias de folga dos médicos. Os profissionais também responderam a um questionário sobre a exposição deles ao stress.
A pesquisa encontrou uma forte relação entre o stress e os níveis de células do sistema imunológico. Segundo os resultados, o stress ativa células-tronco da medula espinhal, que por sua vez levam a uma produção acima do normal de glóbulos brancos. A equipe confirmou essa conclusão em experimentos feitos com camundongos em laboratório.

CLIQUE AQUI para examinar o teste sobre stress e o estudo completo. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Tem muito CC que vem aqui patrulhar o site do Políbio que deve estar à beira de um ataque de nervos! Que bom, espero que eles se danem. Se liguem rapeize, a boquinha vai acabar e tá chegando a hora de fazer o currículo para arrumar um cocho na iniciativa privada. Mas quero só ver quem vai querer contratar alguém cuja qualificação é ter sido cupincha do petismo e patrulheiro de redes sociais. Vai ter muito choro em janeiro de 2015. Quero estar bem perto, para rir da cara de vocês.

Anônimo disse...

Já que não pode criticar a Copa do Mundo no Brasil, a qual é um sucesso absoluto, o mantra da direita (Veja) tem que se dedicar mesmo a outros temas já amplamente debatidos.

Anônimo disse...

Sempre tem um retardado(petralha)pra falar bobagem, né anônimo das 15:10 ???
Copa é sucesso ? Aonde cara-pálida ?? Os jogos, esses são sempre sucesso, mas o que tu não vê, por baixo e por trás, são os inúmeros problemas causados e a total perda de dinheiro... Sem falar nos tais "legados" que de legado não tem nada...
É triste ter de ler imbecilidades como do mentecapto das 15:10 e o pior é que isso vota...

Anônimo disse...

Que nada petralhas das 15:10, a direita a que tu se refere tem muitas temas para bater no governo petista como por exemplo hoje saiu que a projção do PIB brasileiro cada vez dimuinui mais, a traição do PTB, a divisão do PMDB, CPI da Petrabrás, etc...

Anônimo disse...

A melhor forma de tirar o estresse do corpo é xingar os petralhas aqui no blog do Políbio, pois a gente sabe que eles estão de olho! Ha,ha,ha,ha,ha,ha...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/