Pela primeira vez, analistas de mercado projetam ambiente recessivo para a indústria do Brasil

Pela quarta semana seguida, as instituições financeiras reduziram as estimativas de crescimento da economia brasileira neste ano. Segundo o boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado divulgada pelo Banco Central, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) caiu para 1,16% em 2014, contra 1,24% registrado na semana passada.

. As projeções para o próximo ano também pioraram. A previsão de crescimento do PIB para 2015 passou de 1,73% para 1,5%. A indústria deve ser um dos principais fatores que puxarão a desaceleração da economia.

. De acordo com a pesquisa, a estimativa de variação da produção industrial ficou em -0,14% para 2014. No boletim anterior, as instituições financeiras projetavam alta de 0,51%.

. Para a inflação, a estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi mantida em 6,46%. Em relação à SELIC (juros básicos da economia), as instituições apostam que a taxa continuará em 11% ao ano até o fim de 2014. Fixada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, a taxa SELIC está nesse nível desde abril. (ABr).

Inflação - O deputado federal e líder do partido Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, destacou que o governo da presidente petista Dilma Rousseff "trouxe de volta a maldita inflação", ao adotar uma política econômica que também gerou um fraco crescimento do PIB desde 2011. Naquele ano, o Brasil cresceu 2,7%, marca que baixou para 1% em 2012 e atingiu 2,5% em 2013. Para 2014, o Banco Central espera 2%, mas esse número poderá ser revisado na quinta-feira, quando será divulgado o relatório trimestral de inflação relativo a junho. "O governo produziu a desindustrialização no Brasil, que exportou empregos bons para outros países", disse Paulinho. Ele também citou que o Poder Executivo "destruiu" a Petrobras, com "roubalheira". "Há seis anos a Petrobrás valia R$ 510 bilhões e hoje vale R$ 179 bilhões". Paulinho defendeu que os trabalhadores e o partido que comanda, o Solidariedade, apóiem "o futuro presidente do Brasil, Aécio Neves". O candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, em seguida, destacou que o Solidariedade é um aliado de primeira hora, que preferiu se distanciar do atual governo do PT e não aceitou "benesses" de estar próximo ao poder.

13 comentários:

Anônimo disse...

Varias empresas estao fechando as portas pois a Petrobras ja nao paga as contas. Em funcao do seu gigantismo, ninguem a aciona judicialmente, para execucao.

Ouvi o mesmo do Ministerio de Saude - nao estao pagando ninguem. Em pleno Junho o dinheiro acabou.

Parabens petralhas! Voces conseguiram ressucitar a inflacao. E com a facanha de conjugar inflacao & recessao!

Anônimo disse...

Te desafio a informar apenas UM lugar no mundo onde a indústria está crescendo. A queda da indústria ocorre no mundo inteiro.

Anônimo disse...

A desindustrialização do Brasil acontece desde a ditudura. O quadro só se agravou com o governo Dilma.

Anônimo disse...

Políbio,

Em 2010, nas "rodinhas" de Analistas de Mercado, já davam 2014 como o ano do FIM-DA-FESTA!!

Não é a toa que os "bancões" caçam os melhores alunos da USP&Cia!!

JulioK

Anônimo disse...

Chamem o Lulao ...

Anônimo disse...

e tem brasileiro que quer mais petismo, como o inocente das 15:53...

quando a industria crescia no mundo inteiro, ai era tudo sucesso do governo do Barba...

agora que a canoa afunda, correm para colocar a culpa no cenário internacional...

na boa, petismo é realmente um caso clinico...

o cinismo dessa gente não é pouco...

Anônimo disse...

Noticia otima , talvez assim o PT nao supere o proprio recorde de destruicao do.meio ambiente .O que o PT esta fazendo na Amazonia e` criminal .



Anônimo disse...

O partido petralha que se originou com o pessoal dos sindicatos que na sua maioria só querem o poder e meter a mão na grana farta a disposição, acabou deixando os intelectualóides e terroristas da esquerda marxista, tomarem conta do partido, e é esse pessoal que caga as regras, leis e decretos, etc, e dá o rumo que o governo deve seguir, isto passo a passo conforme a cartilha esquerdista, e é essa turma que estão destruindo a economia e a sociedade brasileira! Por esse motivo que eu acredito que o Paulinho da força está mesmo indignado com essa esquerda tupiniquim burra que levará o país para o mesmo buraco em que caiu Cuba!

Luiz disse...

Ufa!
Enfim, uma boa notícia para quem torce contra o Brasil!

Anônimo disse...

É rizivel as desculpas que os petralhas dão para justificar o baixo crescimento e a desindustrialização. Ou melhor, na falta de desculpas dizem que o problema é mundial ou que isto acontece a muitos anos, que vem de longa data, de outros governos. Como sempre o problema são os outros.

Anônimo disse...

A metodologia do "Destruidor do Futuro" se "espraiou" para o resto do Brasil e está no centro do cérebro PTISTA, localizado no final do intestino grosso.



Luiz Vargas disse...

Nem precisa ser "analista" para prever isto.
O desperdício e os desvios de recursos públicos mostravam isto há horas.
Para suprir o que era e é desperdiçado e desviado os imPosTos são sinônimos de confiscos.
Está na hora dos "analistas" falarem do "efeito Orloff": eu sou você amanhã (Venezuela>Argentina>República Bolivariana do Brasil).
Não esqueço do que os PeTralha$ diziam no primeiro reinado do Barba: não dá para fazer cavalo de pau em um transatlântico.
Pois não é que agora o "transatlântico" está indo a pique direto para o fundo por causa de "marolinhas" e por possuir uma tripulação que só conhecia canoa por fotografia e quis se meter a conduzi-lo.

Unknown disse...

Estes especialistas sao aqles mesmo que em 2008, sugeriam recessao, alta da SELIC, achatamento de salarios, corte nas linhas de credito, etc. Agora, passados alguns anos, este ÇABIOS comecam a colocar a cabeca fora d'agua. Mas o mais interessante, editor, e que estes ÇABIOS, em 2006, 2007 e 2008, nao conseguiram ENXERGAR a crise e a quebradeira, Coisa de ÇABIO, ne editor?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/