Em reunião com Prefeitos em Tramandaí, dia 19, o Governador do RS, Tarso Genro, avisou que a atual estiagem gaúcha é uma “marolinha”.
. Não foi sarcasmo do Governador, que é uma pessoa afável e simpática, mas não é propriamente um brincalhão.
. Quando Lula comunicou ao País que a crise global de 2008 não passava de uma “marolinha”, o PIB do País cresceu menos 0,2% em 2009, ano da única recessão de todos os seus oito anos de governo.
. A Farsul acha que a “marolinha” de Tarso derrubará a previsão otimista de crescimento de 5% do PIB do RS para traço abaixo de zero.
. As perdas já registradas na safra de grãos em andamento, 30%, são estratificadas e não há mais possibilidade de recuperação. A safra 2011/2012 será de R$ 25 milhões, caso não haja mais estiagem. Uma queda de R$ 4 milhões de toneladas sobre a safra anterior.
. Mas a coisa poderá piorar.
. As previsões do tempo são de tempo incerto, com viés de piora para os meses de fevereiro e março, o que significa que as perdas na agropecuária poderão ser ainda maiores.
- A economia gaúcha possui terrível dependência do que acontece na agropecuária. 45% do PIB depende do chamado agribusiness (agropecuária e mais indústria e serviços atrelados a ela).
2 comentários:
Como essa gente tem a cara de pau de fazer piadinha, dar opiniãozinha furada enquanto quem precisa viver da produção amarga um futuro incerto? É o triunfo da imbecilidade.
Estas previsoes de especialistas treinados pela Mae Dinah, servem apenas pra preencher espacos em jornais, blogs, etc. E so relembrar o que estes especialistas disseram em janeiro de 2011, pra observar que eles entendem mesmo é de salada de ervilha. Ate porque, tanto faz se as previsoes se relizarao ou nao, pois nao ha responsabilidade alguma neste futurologos.
Postar um comentário