Entrevista - Mistura de biodiesel ao diesel aumentará de 5% para 7%

Erasmo Batistela, BSBios

Esta reunião de hoje (quinta-feira) com a ANP, no Rio, poderá determinar a elevação de 5% para 7% na mistura do biodiesel ao diesel?
É um dos pontos de discussão do marco regulatório para a atividade de biodiesel. A reunião tratará de todo o guarda-chuvas que regulará a área.

Mas poderá sair a elevação para os 7%?
Sim. Teremos um marco regulatório para dez anos. A ANP fará audiência pública dia 16, em Brasília, para discutir mudanças nas especificações do biodiesel, que melhorará de qualidade. Esperamos que em março a Presidente edite a Medida Provisória com as mudanças.

O RS lidera a produção de biodiesel.
Sim, com 34% do total. O Estado que mais consome é SP, com 35%.

Dá para elevar a mistura para 7%, sem novos investimentos na indústria?
Temos capacidade ociosa para cobrir a diferença, como também temos produção de matéria-prima e mercado, porque o diesel é importado e a mistura diminuí a importação.

E a exportação?
Não exportamos. Para sermos competitivos, precisaremos de políticas públicas mais definidas e diferentes, como melhoria do tratamento tributária. Eliminar a Cide é vital. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Melhoraram já a qualidade do biodiesel? Tenho falado com proprietários de caminhões que dizem que fica uma borra no fundo dos tanques que acaba entupindo os bicos injetores.

Anônimo disse...

E quem falou que é culpa do biodiesel? O diesel é muito mais sujo que o biodiesel...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/