Festa dos 99 anos de Ijuí homenageia o fundador, Augusto Pestana, bisavô do chefe da Casa Civil de Tarso

O secretário chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, passou o dia, hoje, quarta-feira, em Ijuí , onde representou a família na homenagem que ao fundador da cidade, Augusto Pestana, bisavô de Carlos (foto). A homenagem marca o aniversário de 99 anos da emancipação de Ijuí e de 50 anos do Museu Antropológico Diretor Pestana.

-  Nascido no Rio de Janeiro em 1868, Augusto Pestana tornou-se engenheiro da Comissão de Estudos e Construção da Estrada de Ferro Porto Alegre – Uruguaiana. Dez anos depois, Pestana foi nomeado pelo governo do Estado para o comando da colônia de Ijuí Sob a gestão de Augusto Pestana, foram construídos cerca de 300 quilômetros de estradas e pontes em todos os rios e arroios da então colônia. 32 escolas foram abertas e houve forte incremento da produção industrial. O rápido crescimento econômico e populacional permitiu a elevação de Ijuí a município em 1912, emancipado de Cruz Alta. Augusto Pestana foi o primeiro Intendente (o equivalente a Prefeito) da cidade. Governou durante 13 anos. Depois disso, elegeu-se deputado federal pelo Partido Riograndense Republicano durante dois mandatos. Foi Augusto Pestana quem articulou a estatização da Compagnie Auxiliaire de Chemins de Fer au Brésil, criando a Viação Férrea do Rio Grande do Sul e tornando-se seu diretor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Resumindo:
Não se fazem mais pestanas como antigamente!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/