O STF embretou Lula no caso de Battisti

Eis o que decidiu o STF no caso do assassino italiano Cesare Battisti:

1) O ato de concessão de refúgio assinado pelo ministro Tarso Genro foi ilegal.

2) O crime de Battisti não é político, embora tenha motivações políticas, como foram os casos dos crimes de Hitler e Stálin, como dos assassinos de Chico Mendes.

3) É legítimo o pedido de extradição feito pelo governo da Itália.

4) Caberá ao presidente mandar Battisti para a Itália.

. O editor não vê propriamente contradições nos votos. Caso venha a ser acionado para o caso do presidente ignorar o que foi decidido pelo STF, a Corte terá que decidir se força Lula a cumprir o que foi acordado ou se se submete ao poder imperial de Lula.

. O fato é que a decisão do STF tem bastante conteúdo político. Lula não poderá alegar aos seus companheiros mais afoitos que terá que cumprir a decisão da Corte, porque esta o forçou a expulsar Battisti, mas não poderá ignorar a força jurídica, portanto legal, como também ética, moral e política, do resultado da votação, que tem repercussões internas e externas, com certeza mais externas do que internas, sobretudo para um presidente globetrotter como Lula. O STF enfiou Lula numa camisa de sete varas. É bom não esquecer que Marisa, a mulher de Lula, tem dupla cidadania, italiana e brasileira.

4 comentários:

forinti disse...

Agora que somos duros com os assassinos de alhures, só nos falta colocar na prisão os nossos próprios assassinos e torturadores.

JVS9999 disse...

O STF colocou um presidente que nunca sabe de nada, para ter que saber de algo.

Assumir uma responsabilidade sobre algum assunto.

Então agora ou fica bem com a pelegada e mal com a Itaia, ou fica bem com a Italia e revolta mais uma parte da Pelegada, até mesmo o Ministro Candidato.

Aguardemos e seremos testemunha da saida que o Presidente ira usar.

João Manoel Oliveira disse...

Sou filiado ao PSDB e detesto o Lula. Se eu matar ele, será um crime politico? Serei extraditado se fugir para Italia?

Anônimo disse...

Suprema Sem-Vergonhice

O stf (com merecidas minúsculas) decidiu que a sua “suprema” decisão não precisa ser cumprida. Acima do stf (com minúsculas!) está elle, o Supremo Bebum!! Que tempos estes, onde “supremo” não é “supremo”, onde “irrevogável” não é “irrevogável” (vide Mercadanta...), onde “honesto” não é “honesto”, onde “ético” não é “ético”...nem nos tempos da ditadura militar os juízes do STF (naquele tempo ainda era com maiúsculas..) se rebaixavam tanto ao Executivo...que tristeza...pobre Brasil.....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/