Conheça toda a sórdida história dos ataques dos hackers na Assembléia do RS.

O enviado especial à CPI do PT furungou tudo que encontrou pela frente na Assembléia Legislativa, olhou computadores e notebooks, copiou arquivos, entrevistou deputados da base aliada e funcionários dos seus gabinetes, conversou com o pessoal de TI, ouviu por trás das portas os deputados da oposição, e acabou produzindo as informações que vão a seguir sobre o Esquadrão de Hackers que ocupou a Assembléia do RS e dali ataca o PMDB e o PSDB.

. Eis o que o editor recebeu e trabalhou as 3:58 PM:

----- Original Message -----
From: Antonio Calixto
To: Políbio Braga
Sent: Friday, September 18, 2009 3:58 PM
Subject: Caso Sandro Boka

Seguem as imagens em link: CLIQUE AQUI para ver.

. A nota do deputado Sandro Boka sobre o ataque dos hackers estrelados
. O perfil atual (arquivo "orkut")
. O álbum de fotos hackeado
. As fotos contidas no álbum
. O perfil depois do pérfido ataque
. Boka na tribuna, hoje, denunciando o implacável cerco digital
. Boka, perplexo, com o presidente o improvável Pavan

Segundo informações que obtive, detectaram dois cavalos de tróia no computador de uma das estagiárias do gabinete, por onde podem ter sido obtidas as senhas para o ataque. O deputado se deslocou a Rio Grande, pois obteve a informação de que o ataque teria partido daquela cidade. Ele está reunido com a Polícia Federal.

Há que ressaltar que o ataque ao blog da JPSDB (Juventude do PSDB), semana passada, ocorreu de dentro da Assembleia. Um dos integrantes da Juventude acessou sua conta na bancada do PSDB e, minutos depois, sofreu o ataque hacker. Felizmente, conseguiram recuperar twitter, blog e e-mail. MSN e Orkut foram furtados solertemente e não recuperados.

Sobre o caso da JPMDB (Juventude do PMDB), os ataques não têm cunho político - não têm conexão com estes dois casos. Basicamente,foram postadas coisas banais, apolíticas e descontextualizadas do blog da juventude.

Tentei falar com a informática da ALRS, mas não consegui encontrar ninguém que pudesse me dar informações sobre o sistema e as ferramentas de segurança. Como se sabe, sextas-feiras não são dias de plena operação na Assembléia do RS - e em nenhum Legislativo. Não é culpa do improvável presidente Ivar Pavan.

Quanto ao requerimento que protocolamos junto ao gabinete do presidente Pavan, pedindo cópia dos videos que gravaram os atos de vandalismo desta semana, a funcionária que recebeu o ofício, informou que a resposta será dada nos próximos dias. Os dados que o diretor Geral, João Mota, prometeu para esta sexta-feira, ficarão disponíveis quando isto for possível. Em linguagem cifrada, isto quer dizer que nunca estarão disponíveis.

OPINIÃO
Políbio, dizer que um banal roubo de senha por meio de um keylogger (programa que captura tudo o que é digitado no computador, de forma oculta) é ataque hacker é uma bobagem. É como chamar de especialista um batedor de carteiras que encontrou a chave do fort knox. A operação é muito simples, basta enfiar um pendrive na porta USB do computador e, caso necessário, dar uns cliques. Se a coisa for fraca mesmo na AL vai por email também. Não precisa entender muito de computadores.Erra a assembléia se não tem uma política sólida de segurança e normas de TI. Erram os deputados se não adotam práticas próprias para a comunicação com mundo exterior, seus partidos e demais contatos. Isso tudo é gratuito. Basta planejar.Redes sociais, MSN e blog são feitos para uso em ambiente seguro, não quem qualquer lugar. E sobre os sites, pelo menos o do PSDB é horrível. Internet é coisa séria, este pessoal precisa acordar.

2 comentários:

teste disse...

Políbio, dizer que um banal roubo de senha por meio de um keylogger (programa que captura tudo o que é digitado no computador, de forma oculta) é ataque hacker é uma bobagem. É como chamar de especialista um batedor de carteiras que encontrou a chave do fort knox. A operação é muito simples, basta enfiar um pendrive na porta USB do computador e, caso necessário, dar uns cliques. Se a coisa for fraca mesmo na AL vai por email também. Não precisa entender muito de computadores.

Erra a assembléia se não tem uma política sólida de segurança e normas de TI. Erram os deputados se não adotam práticas próprias para a comunicação com mundo exterior, seus partidos e demais contatos. Isso tudo é gratuito. Basta planejar.

Redes sociais, MSN e blog são feitos para uso em ambiente seguro, não quem qualquer lugar. E sobre os sites, pelo menos o do PSDB é horrível. Internet é coisa séria, este pessoal precisa acordar.

Anônimo disse...

Caro Editor: A Governadora que vá preparada para o desfile do dia 20. PROVAVELMENTE vá haver baixarias e, claro, com as câmeras bem posicionadas da Mídia Má, ávida por captar uma imagem, uma cena constrangedora para ela.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/