Governo estuda instalar placas solares nos canais do São Francisco

O governo federal estuda instalar placas solares ao longo dos canais de integração do Rio São Francisco para que a energia solar possa ser utilizada no bombeamento da água. A informação é do presidente Jair Bolsonaro, em postagem de ontem na sua conta no Twitter.

Fotos de experimento num pequeno trecho circulam na web.

O consumo de energia elétrica do sistema corresponde a cerca de 80% dos custos da operação do empreendimento. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a demanda anual nas fases pré-operacional e operacional do Projeto gira em torno de 746 mil MW.

A instalação de placas sobre espelho d'água também possibilita que a evaporação seja bastante reduzida.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este projeto e a respeito da conclusão das obras de transposição.

6 comentários:

Unknown disse...

Será que calcularam no custo quanto vão gastar com segurança, porque senão em um mês roubam tudo.Acho a idéia muito boa, espero que dê certo.

Anônimo disse...

A postagem que circula nas redes sociais é da Índia. No Brasil só tem estudos. Muitos estudos. Estudo para privatizar(vender) a operação e manutenção, estudo para instalar painéis solares. Nada sai do papel. Bolsonaro não tem uma obra para chamar de sua. Só promessa, muita promessa.

Anônimo disse...

Na Índia é realidade, no Brasil só conversa. Promessa e mais promessa.

https://www.funverde.org.br/blog/india-instala-paineis-solares-em-rio-reduz-a-evaporacao-da-agua-e-otimiza-espaco/

Anônimo disse...

Impressionante. Ate ele acaba acreditando nas mentiras dos seguidores fanáticos.

https://www.boatos.org/politica/bolsonaro-mandou-instalar-paineis-solares-canal-do-sao-francisco-mostra-foto.html

Anônimo disse...

Agora que a transposição esta quase concluída vem a parte mais cara deste projeto. Manter esta estrovenga funcionando. Agua não sobe morro. Milhões deverão ser investidos continuamente em energia elétrica, manutenção de canais, reservatórios, manutenção de bombas, sistemas hidráulicos, funcionários. A guerra já começou. Esta conta ninguém quer pagar.

Unknown disse...

e vc acreditou!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/