Entrevista, Leonel Lucas - A PM (Brigada no caso do RS) é usada ilegalmente para reprimir comerciantes

 ENTREVISTA
Leonel Lucas, presidente da Associação Nacional das Entidades Representativas de Policiais Militares, Bomeiros Militares e Pensionistas do Brasil

A entidade acaba de tirar Carta Aberta sobre a morte do PM da Bahia, Wesley Soares de Góes.  Ao final, a nota diz que a tropa das PMs estão doentes. Como é isto ?
Estamos psicologicamente muito abalados com o modo como ocorre a pandemia e como acontece o seu combate.  Os governos estaduais emitem ordens ilegais de repressão aos comerciantes, já que somos polícia ofensiva e não fiscais municipais. A  lei é clara sobre isto. Não é só isto. Não somos  vacinados, apesar do contato direto com infectados. No RS, já morreram 14 colegas nossos em um ano. No Pará, foram 60. 

E no RS ?
Aqui e fora do RS, as cargas horárias são excessivas. No RS, o governo diminuiu nossa renda, ao aumentar as alíquotas de contribuição previdenciária.

O que vocês defendem?
Diálogo maior entre os Comandos e os Governadores. Eles precisam nos ouvir.

Como as tropas estão doentes, casos como os da Bahia poderão repetir-se?
Sim.

15 comentários:

Anônimo disse...

Ele até tem razão em alguma coisa, mas queria o que, se aposentar sem pagar previdência ou pagando menos que os outros, justamente os PMs que se aposentam (inexplicavelmente) MUITO mais cedo que os demais trabalhadores, o que não acontece nos EUA, onde soldado que toma tiro no Iraque se aposenta aos 62? Lá a idade de aposentadoria para o trabalhador comum é 65. Aqui, para homem é 65, mas soldado PM se aposenta 10 anos antes. Não tem cabimento, e ainda querem moleza de pagar ainda menos do que já pagam. Não dá.

Anônimo disse...

Por enquanto a população quer trabalhar, estão fazendo milhares de protestos e manifestações PACIFICAS esperando que as autoridades cumpram com suas obrigações Constitucionais. Se o caldo entornar, não digam que não foram chamados, PACIFICAMENTE, à responsabilidade, e não cumpriram com seus deveres.

ZAPELINO B disse...

Te apressa Polibius, publica logo a queda do Beato SALÚ!!!
Deixa de ver séries e publica logo isso aí!
A próxima a ser DEFENESTRADA é a ABILOLADA BIA KICIS.
Por falar em SÉRIES, Polibius, não deixes de ver OS ÚLTIMOS DIAS DE BOZÓ - está passando AO VIVO (DURAÇÃO DE NO MÁXIMO DOIS MESES)!!!

Anônimo disse...

é bom as entidades que representam os policiais começarem a se mexer...

a imagem da PM diante da sociedade ORDEIRA e TRABALHADORA esta despencando, lambendo o chão...

estao realizando o maior desejo dos comunistas, que é desprestigiar a instituição perante a sociedade para depois, vejam so, ACABAR COM A PM, um velho e conhecido desejo da comunistada...

voces estao sendo levados para uma armadilha...

parem com essas cenas de arbitrariedade gratuitas com a população HONESTA e ORDEIRA!

ordeira, sim, porque essa ordens de restrições sao contra os direitos GARANTIDOS NA CONSTITUIÇÃO...

nós nao somos seus inimigos...

estao manchando a imagem diante da sociedade que os considera para cumprir ordens de politicos que essa mesma sociedade despreza...

Anônimo disse...

PRA BATER ME PROFESSOR OU OUTRA CLASSE QUANDO DA GREVE "ELES" NÃO ESTÃO DOENTES.....

Anônimo disse...

Pena que ele não falou tudo o que devia, foi generoso com os governos tiranos que usam esse braço (PMs) armado contra os cidadãos, levamos anos para reconquistar a confiança de população, pois durante o regime militar fomos tbm usados para oprimir o povo, agora a história se repete, as PMs estão novamente sendo usados para oprimir o cidadão de bem, trabalhador, mas lembro-lhes Srs PMs "ordem absurda" portanto ilegal só se cumpre por escrito da autoridade imediata que determinou, exijam isso de seus comandantes quando forem mandados agir contra o povo ordeiro e trabalhador.

Anônimo disse...

Eduardo Bolsonaro também incentiva rebelião de PMs e sinaliza golpe de Estado:

Deputado Eduardo Bolsonaro usou a morte do PM que surtou e fez vários disparos no Farol da Barra, em Salvador, para incentivar motins de policiais contra os governadores que adotaram medidas restritivas para combate à Covid. "Esse sistema ditatorial vai mudar", tuitou, sinalizando um golpe de Estado.

29 mar 2021

247 - O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) usou as redes sociais para incentivar motins de policiais contra os governadores que adotaram medidas restritivas e de isolamento social para conter o avanço da pandemia de Covid-19. . "Esse sistema ditatorial vai mudar", tuitou, sinalizando um golpe de Estado. Postagem foi feita na esteira da repercussão provocada pelo surto de um policial militar da Bahia que, neste domingo (28) invadiu a área do Farol da Barra, em Salvador, e efetuou vários disparos de fuzil. Ele foi morto após ser atingido por disparos feitos por outros PMs durante a operação para contê-lo.

“Aos vocacionados em combater o crime, prender trabalhador é a maior punição Esse sistema ditatorial vai mudar. Protestos pipocam pelo mundo e a imprensa já não consegue abafar. Estão brincando de democracia achando que o povo é otário. Que Deus conforte os familiares do PM-BA”, escreveu Eduardo Bolsonaro.

Mais cedo, a presidente da Câmara, a bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF), também utilizou as redes sociais para incitar um golpe da PM contra o governador da Bahia, Rui Costa (PT). “Morreu porque se recusou a prender trabalhadores. Disse não às ordens ilegais do governador Rui Costa da Bahia”, escreveu no Twitter.

As medidas restritivas e de isolamento social são defendidas pelas principais autoridades de saúde em nível global, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), como a principal forma de conter a alta no número de casos e de óbitos relacionados à Covid-19.

Confira a postagem de Eduardo Bolsonaro sobre o assunto. (...)

Anônimo disse...

Bia Kicis incentiva motim da PM da Bahia contra o governador Rui Costa:

Da ala mais radical do bolsonarismo, a presidente da CCJ, Bia Kicis, incitou um golpe da PM contra o governador da Bahia, Rui Costa (PT), ao defender um soldado que, durante um surto, invadiu o Farol da Barra (Salvador) e disparou para o alto. Segundo a bolsonarista, o "soldado é um herói”. Ele foi atingido por outros PMs durante operação para contê-lo, quando atirou contra seus colegas, e morreu no fim da noite deste domingo

29 mar 2021

247 - A deputada federal Bia Kicis, que preside a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, incitou a rebelião e um golpe da Polícia Militar contra o governador da Bahia, Rui Costa (PT). Ela tentou transformar em herói o soldado que, durante um surto neste domingo (28), invadiu o Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador, e fez vários disparos para o alto, ameaçando e colocando em risco a vida de pessoas que transitavam no local (veja tuíte abaixo). O soldado foi atingido por outros PMs durante a operação para contê-lo, depois de atirar contra os colegas, e morreu no fim da noite.

O policial teve a morte confirmada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Ele estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE) após ser baseado por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no início da noite. A morte foi confirmada às 22h41.

O PM foi atingido em pelo menos três regiões do corpo, incluído tórax e abdômen. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), às 18h35, o soldado afirmou que “havia chegado o momento, fez uma contagem regressiva e iniciou disparos contra as equipes do Bope”. Os policiais, então, dispararam dez vezes contra Weslei. “No momento que caiu ao chão ele iniciou uma série de disparos contra os policiais, que novamente tiveram a necessidade de realizar disparos, e, quando ele cessou a agressão, os policiais chegaram perto para utilizar o resgate”, declarou Capitão Luiz Henrique, o negociador.

O comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), major Clédson Conceição, afirmou que os policiais buscaram utilizar técnicas de negociação e impedir um confronto, mas que Weslei “atacou as equipes”. “Além de colocar em risco os militares, estávamos em uma área residencial, expondo também os moradores", justificou. Conceição disse que tentaram fazer com que Weslei se estregasse, mas que “essa negociação alternava em picos de lucidez com loucura. Ele não falava coisas com sentido, estava bastante transtornado”.

(...)

O soldado Weslei era integrante da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Itacaré, no sul da Bahia, e chegou à capital baiana na manhã deste domingo. Os primeiros disparos de fuzil de Weslei aconteceram na Avenida Centenário, próximo ao 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, relataram testemunhas. A perseguição policial teve início no local até chegar ao Farol da Barra, por volta das 14h. Lá, Wesley desceu do próprio carro com um fuzil à mão. Pouco depois, começou a efetuar os disparos. Não há registro de outros feridos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele teve um “surto psicológico”....

Anônimo disse...

Eduardo Bolsonaro também incentiva rebelião de PMs e sinaliza golpe de Estado:

Deputado Eduardo Bolsonaro usou a morte do PM que surtou e fez vários disparos no Farol da Barra, em Salvador, para incentivar motins de policiais contra os governadores que adotaram medidas restritivas para combate à Covid. "Esse sistema ditatorial vai mudar", tuitou, sinalizando um golpe de Estado.

29 mar 2021

247 - O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) usou as redes sociais para incentivar motins de policiais contra os governadores que adotaram medidas restritivas e de isolamento social para conter o avanço da pandemia de Covid-19. . "Esse sistema ditatorial vai mudar", tuitou, sinalizando um golpe de Estado. Postagem foi feita na esteira da repercussão provocada pelo surto de um policial militar da Bahia que, neste domingo (28) invadiu a área do Farol da Barra, em Salvador, e efetuou vários disparos de fuzil. Ele foi morto após ser atingido por disparos feitos por outros PMs durante a operação para contê-lo.

“Aos vocacionados em combater o crime, prender trabalhador é a maior punição Esse sistema ditatorial vai mudar. Protestos pipocam pelo mundo e a imprensa já não consegue abafar. Estão brincando de democracia achando que o povo é otário. Que Deus conforte os familiares do PM-BA”, escreveu Eduardo Bolsonaro....

Anônimo disse...

Coronel reformado da PM paulista vê “baixaria política” na exploração do caso de Salvador:

“Trata-se de uma das mais graves situações que a polícia pode encontrar”, diz José Vicente da Silva Filho, coronel reformado da PM-SP, ao descrever situações “dramáticas” acarretadas “por pessoas que não têm nada a perder”, como do soldado Wesley Soares Góes. Ele não acredita em motim nacional

29 mar 2021

Por Paulo Henrique Arantes, para o 247 - “Essa exploração é uma baixaria política. Não se pode classificar esse policial perturbado como herói de coisa nenhuma, mas sempre tem os insensatos”. A afirmação é de José Vicente da Silva Filho, coronel reformado da Polícia Militar de São Paulo, e refere-se às manifestações da deputada Bia Kicis (PSL-DF), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Os parlamentares de extrema direita buscam, mediante postagens em redes sociais, tornar mártir o PM Wesley Soares Góes, morto por colegas em Salvador no domingo (28), numa nítida tentativa de deflagrar um motim policial contra as medidas de distanciamento social determinadas pelos governadores, necessárias face ao recrudescimento da pandemia de Covid-19.

Silva Filho foi secretário nacional de Segurança Pública (governo Fernando Henrique Cardoso) e costuma reconhecer, com a mesma veemência, erros e acertos da polícia. Graduado em Psicologia e mestre em Psicologia Social pela USP, já prestou consultoria em segurança para o Banco Mundial, a Febraban, a Fiesp e os governos de Pernambuco, Bahia, Amazonas e Acre. Tem mais de 200 artigos publicados em veículos especializados e na imprensa em geral.

Para o coronel reformado da PM paulista, o tipo de caso ocorrido em Salvador denomina-se, no jargão corporativo, “suicídio por policial”, ou, como nos Estados Unidos, “suicide by cop”. “Trata-se de uma das mais graves situações que a polícia pode encontrar. Há 100 casos como esse por ano nos Estados Unidos”, observa.

Segundo Silva Filho, são situações “dramáticas” acarretadas “por pessoas que não têm nada a perder”. Wesley Góes, avalia o coronel, mostrou-se “como uma pessoa fortemente perturbada, com um fuzil da mão, e que poderia atingir cidadãos”.

Na análise de Silva Filho, os integrantes do batalhão especial da PM baiana agiram corretamente ao disparar contra Wesley e, depois, ao impedir a aproximação de jornalistas. “Ninguém pode chegar perto da área da operação”, assinala. Tal conduta, explica, segue um protocolo, hoje cumprido nacionalmente, desenvolvido pelo Gate (Grupo de Operações Táticas Especiais) da Polícia Militar de São Paulo....

Anônimo disse...

Após incitar motim contra governadores, Bia Kicis apaga post e diz que “se comoveu” com a morte do PM:

Da ala mais radical do bolsonarismo, a presidente da CCJ, Bia Kicis, incitou um golpe da PM contra o governador da Bahia, Rui Costa (PT), ao defender um soldado que, durante um surto, invadiu o Farol da Barra (Salvador) e disparou para o alto. Após repercussão negativa, ela apagou a postagem

29 mar 2021

247 - Da ala mais radical do bolsonarismo, a presidente da CCJ, Bia Kicis, incitou um golpe da PM contra o governador da Bahia, Rui Costa (PT), ao defender um soldado que, durante um surto, invadiu o Farol da Barra (Salvador) e disparou para o alto. Após repercussão negativa, ela apagou a postagem.

Acostumada em disparar fake news em suas redes, Bia transformou o agente, chamado Wesley Soares, que pertence à 72º Companhia Independente de Polícia Militar de Itacaré, num herói, omitindo fato de que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que o soldado apresentou um surto psicológico.

Com o rosto pintado de verde e amarelo, enquanto efetuava os disparos, Wesley gritava: "Eu, não vou deixar, não vou permitir, que violem a dignidade humana do trabalhador!".

Anônimo disse...

Em São Paulo Doria PASSOU A COBRAR PREVIDÊNCIA DOS INATIVOS. Dinheiro jogado no lixo, ou em lugar mais rentável que não o nosso bolso, melhor dizendo, porque esse dinheiro, que nos faz falta, nem aumento nem correção monetária recebemos,
nunca vai voltar pra nós, apesar de inúmeros advogados estarem trabalhando para reverter.

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/channel/UCs-gjkE6stjxaYXbVxL18SA

Anônimo disse...

Alô Políbio Brega
Vc já deu seu velho cu para um brigadianos arrombar ? Que tal velho pederasta ?

Anônimo disse...

E porque a tropa cumpre essas ordens ilegais???

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/