Artigo, J.R. Guzzo, Gazeta do Povo - O fracasso das “autoridades locais” no enfrentamento da Covid-19

Quase todos os governadores dos 27 estados brasileiros, incluindo-se aí o do Distrito Federal, terão pelo menos uma coisa em comum nas suas biografias: o fracasso diante da Covid. Uns tiveram resultados piores que os dos outros, outros erraram mais do que uns, e a maioria teve a coparticipação entusiasmada dos prefeitos no fiasco geral. Mas todos foram derrotados. Estão querendo, ao que parece, fazer “um pacto nacional” para dizer o quanto são bons. Não vai adiantar nada.

Não é uma questão de ponto de vista. Os fatos mostram que os governadores – “autoridades locais”, como foram definidos pelo STF – estão administrando a Covid com autonomia e com responsabilidade exclusiva, no mundo das coisas práticas, há mais de um ano. Passado este tempo todo, os hospitais públicos sob a sua gerência direta estão em colapso – sem leitos suficientes nas UTIs, sem equipamento adequado, e sem outras coisas essenciais para o tratamento da doença. São eles mesmos que dizem isso.

Por que os hospitais públicos estão em colapso, se os governadores tiveram um ano inteiro, e mais de R$ 30 bilhões em verbas da União, para cuidarem do serviço ?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

16 comentários:

Renato disse...

Não é um problema de saude é um problema de recursos publicos,Estados e municipios gastam rios de dinheiro com uma parte privilegiada de funcionarios publicos,é só ver os orçamentos e vai se ver o quanto isto é verdade. Para de vez em quando prestar serviços publicos tem de criar dividas e ai a bola de neve não para nunca. Como os Estados como o do RS com uma folha e pagamento gigantesca estava atrasada o governador optou por pagar funcionarios. O dinheiro em uma emergencia destas que poderia ter sido usda para testes e sistema hospitalar não foi usado,como por uma questão politica ideologica não se usou o tratamento precoce que poderia ter salvado algumas vidas,não tem muito o que falar. Eles se negaram a usar o tratamento precoce por supostas faltas de evidencias cientificas,entretanto estão empurrando vacinas que tambem não tem evidencias cientificas robustas,todas elas são emergenciais e portanto experimentais,ninguem sabe se elas realmente protgem,por quanto tempo e quais maleficios podem ocasionar,como o editor já colocou reportaram varios idosos que faleceram apos tomar a Coronavac,mas as autoridades dizem que é pura coincidência,será.

Anônimo disse...

Fracasso ou roubalheira. O Tribunal Internacional de Justiça de Haia deveria começar a investigação do genocídio no Brasil. E, começar pelo STF-PT Genocida.

Anônimo disse...

OS GOVERNADORES FRACASSARAM PORQUE O F.D.P. DO PRESIDENTE SABOTOU TODAS AS INICIATIVAS. SÓ POR ISSO. O POVO SEGUIU O BELZEBÚ DO PLANALTO E DEU NO QUE DEU.

Anônimo disse...

Sucesso é do Bolsonaro, que nao comprou vacinas com antecedência, fez pouco caso e deboche da coronavac, não usa mascara, não comprou seringas e incentiva o povo a se aglomerar

Anônimo disse...

Mas seguiram a siênssia, como não deu certo?

Anônimo disse...

Perguntem ao STF.

O culpado é o STF. Ao repassar o comando para prefeitos e governadores quis na realidade ferrar com o Bolsonaro e saiu o tiro pela culatra. O STF ajudou a destruir a economia e não resolveu o problema.

O STF deve ser responsabilizado pelo fracasso e pelas mortes.
Desesperadamente, agora, toda a petralhada vagabunda tenta criar narrativas para responsabilizar o Bolsonaro.

Para quem ainda não entndeu, fica no mínimo estranho quando essa cúpula de governadoes tenta responsabilizar o Bolsonaro quando os responsáveis são eles. Utilizaram o dinehiro repassado pela união para pagar contas correntes e pagar e aumentar salários de funcionários. Vagabundos!
O povo precisa ficar mais esperto para não votar em gente como Doria, Bruno Covas e Eduardo Leite. O trio fantástico do PSDB.

Anônimo disse...

O povo tem que decidir, se confia no que está vendo e ouvindo ou se confia na narrativa orquestrada da mídia vendida!

Anônimo disse...

Petralha. Na Bélgica,Reuni Unido e Itália também é culpa do Bolsonaro? Palhaço!!!

Anônimo disse...

E o idiota que escreveu isso, seguiu sua burrice petista e escreveu essa asneira. Semi analfabeto, talvez, ou burro....

Anônimo disse...

E o burro que escrevei aqui acima, não se informa ou é analfabeto. O Brasil está entre os dez países do mundo que mais vacinou. É o 24° país em mortes por milhão, então seu idiota, te informa antes de escrever merda....

Anônimo disse...

Foi no lockdown que houve explosão de covid? NÃO. Explosão teve depois de praias lotadas, festas, campanha política, aglomerações. Agora pagamos o preço das aglomerações desnecessárias. Vamos aglomerar. não usar mascara, não vacinar...

Anônimo disse...

Foram esquecidos pelo autor os INÚTEIS mais de quinhentos DEPUTADOS ESTADUAIS do Brasil e mais de cinquenta mil vereadores VEREADORES, que neste caso se fossem trocados por merda sairiam caríssimos. Esqueceu também dos tribunais de contas dos estados, meros cabides de empregões vitalicios, de inutilidade e preços absurdos!

Anônimo disse...


Os governadores fracassaram por que a maioria sempre botou a pandemia em segundo plano, o que maioria deles queria e continua querendo é dar um golpe no Presidente mas o golpe não vai dar certo por que eles não combinaram isso com os 60 milhões de eleitores do Presidente.

Anônimo disse...

Anônimo das 17,48. Petralha, quem decide qdo, qual e como comprar vacina é responsabilidade da ANVISA. Tás sabendo disso, ou tu és um petralha tão honesto, qto o homem honesto que tem 9dedos...????

Anônimo disse...

Depois de bater na China por dois anos, governo Bolsonaro faz apelo ao país por 30 milhões de doses da vacina Sinopharm:

O Ministério da Saúde acionou o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para pedir ajuda na negociação entre os dois países para a aquisição de imunizantes contra Covid-19

9 mar 2021

247 - Depois de tanto bater na China desde janeiro de 2019, o governo Jair Bolsonaro, por meio do Ministério da Saúde, pediu ajuda ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para negociar a compra de 30 milhões de doses da vacina BBIBP-CorV, fabricada na China pelo laboratório estatal Sinopharm. As informações são da colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo.

Após o surgimento da cepa do coronavírus de Manaus, o Brasil viu sua situação se agravar de maneira intensa. Este foi também o argumento utilizado pelo secretário-executivo da pasta, Antônio Elcio Franco Filho, para justificar a urgência na aquisição do imunizante chinês:

“O Brasil enfrenta, hoje, nova variante do coronavírus, conhecida como P1, que se vem mostrando infecciosa e capaz de evoluir em quadro clínico grave com rapidez”, afirma o documento da pasta.

PS: Locais??????

aparecido disse...

a média de mortes naturais no Brasil é de 4500 pessoas por dia.......porque não divulgam o numeros totais de mortes no pais por dia ?? ai saberemos qual é a real extensão da covid e das outras mortes..é tudo mentira para os vermelhos tomarem o poder .....cheda de mentiras...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/