Artigo, Darcy F.C. dos Santos - Repactuação da dívida: faltou reduzir o limite

Para muitos a dívida do Estado com a União já está paga, o que seria verdade, se não fossem cobrados juros na negociação inicial. No entanto, como 90% dos recursos destinaram-se aos quatro principais Estados, não seria justo com os demais refinanciar a dívida sem juros, quando a União captou os recursos pagando 26%, na época.

O que aconteceu com o RS foi que o limite de pagamento de 13% da receita líquida real (RLR) era muito menor que a soma das prestações do financiamento principal, da operação Proes (que saneou o Banrisul) e de negociações anteriores, o que gerou  resíduos (excedentes não pagos) durante quinze anos.


Esses resíduos receberam novamente juros e correção por um índice que cresceu 35% acima dela até 2015, embora fosse igual no ano do acordo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Polibio, é muitissimo justo eliminar essa dívida dos Estados que já pagaram,pelo seguinte motivo, no caso de São Paulo, envia para o Governo Federal, 300 bilhoes de Impostos Federais por ano e recebe 20 bilhões, menos que 10%, Piaui que provavelmente não deve , envia para o Governo Federal 800 milhões e recebe 6 bilhões anuais, ora, como um Estado que recebe 8 vezes mais do que contribui, vai dever algo?So consultar no Google a tabela dos Estados que enviam dinheiro e os que recebem, vai saber se seu Estado é Recebedor ou Pagador.Se São Paulo ficasse com pelo menos 40% do que gera de Impostos, estaria superávitario, ou seja, não está pedindo nada que não é dele.Muitos Governadores estão passando vomo bom gestores vom o dinheiro dos outros.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/