Artigo, Marcela Jardine - Sobre o shortinho no Anchieta

A postagem ao lado acabou disponibilizada no facebook do editor. 


Minha filha, você está indo estudar, não está indo cavalgar num canavial de jeba. A escola é o lugar de absorver conhecimento para o seu futuro. E nessa escola há ar condicionado, material, bons professores, ou seja, o ambiente perfeito e bem caro para que isso ocorra. Você só tem a obrigação de estudar e mais nada, isto depois de ter chegado no carro bem refrigerado do pai. Usar short é uma coisa e usar tanga jeans é bem outra. Além disso, queridinha, estudar no Anchieta e fazer parte de liderança de movimento do Psol é bem a cara desse partidinho furreca. Já pesquisei a politicagem da coisa pelo discurso vazio de sempre, com as palavras decoradas da cartilha vermelhinha. Sabe, querida, o mundo lá fora é diferente do que esses coletivas ensinam e diferente do Audi do papai; lá, te exigem conduta, pois existem trajes adequados para cada ambiente. Assim, você for empresária, não chegará numa reunião com o mesmo short atolado no meio do rabo; você também não vai pra escola desse modo, porque não é o ambiente para esse tipo de roupa. Deixa pra ir assim no shopping pegar os modinhas que você sustenta sem sua mãe saber. Além disso, você deveria saber que seu colégio é uma instituição privada, religiosa, e eles fazem o regimento que quiserem, que é de livre adesão. Agradeça de não ter de ir de saia plissada e gravatinha de rebeldes. Se quiser usar uma roupinha que atravesse seu útero, seja bem vinda à escola pública, onde o pessoal faz juz à realidade e à justiça que tu pregas. Mas não torra. Vai estudar. 

55 comentários:

Anônimo disse...

Falou e falou bem e fim da questão. Chega de politicamente correto. Disse tudo.
Joel

Anônimo disse...

PARABÉNS MARCELA JARDIM.PERFEITO O TEU TEXTO.E GOSTEI DA PARTE EM QUE DIZ PARTIDO FURRECA...O PSOL NÃO PASSA DISSO...PARTIDO FURRECA E DE BARRIGA DE ALUGUEL DO PT...UMA VERDADEIRA ESCÓRIA...GENTE DETESTÁVEL...VALEU MARCELA..

Anônimo disse...

É isso aí, vão estudar em colégio público. Como diz o texto, o colégio Anchieta não obriga ninguém a estudar lá. Se eu fosse da direção do colégio obrigaria todos os alunos a usar uniforme estilo colégio militar. Quem quizer que fique.

Cap Caverna disse...

Texto excelente e de fácil entendimento, até mesmo à estes estudantes sem raciocínio! Espero que todos os pais que tenham domínio sobre seus filhos, que expliquem toda a intenção que existe por trás desse movimento intrapartidário! Todos os "progressos" que vierem indicados pelos partidos bagaceiros, como PT, PCB, PSOL, e outros congêneros, é só bagaceragem. Também as estudantes deveriam estudar para progredir e não irem as aulas para ficarem concurso de qual tem o short mais sexy. Coloquem uma saia, e ficarão arrumadas e com tudo ventilado. Por essas e outras que estamos entre os últimos em matéria de conhecimentos!

Anônimo disse...

Mas eh uma babaca mesmo. Deve ser destas mandadas pelos véios coxinhas q sao os mesmos retrogrados q hipocritamente fazem o discurso da falsa moral e olham as coxas das guriazinhas. E essa véia q escreveu eh uma baranga mandada pelo marido

Anônimo disse...

Este post deveria ser enviado ao Fórum Central.
Seria de bom tom que Juízes e Escrivães "sem noção" que permitem (e com isso estimulam) que atendentes usem bermudas, correntões de MC, camisetas XXL, calças caídas para a cueca aparecer e boné prá trás, aprendessem a se vestir, no mínimo, conforme a realidade do local em que se trabalha.
Em qualquer país descente o Fórum é um local sério, a iniciar pelo "dress code".
Mas, no Estado do RS, parece ser diferente.
Vai ver, todos os países descentes estão errados e o Estado do RS é que está certo.
Deve ser o sinal dos tempos.

Anônimo disse...

Na tampa!

Anônimo disse...

Brilhante texto. Essa menina pode se orgulhar da mamãe

Anônimo disse...

NESTES ÓRGÃOS PÚBLICOS ESTÁ CHEIO DE PESSOAS,JOVENS,ESTAGIÁRIOS SE VESTINDO DE UMA MANEIRA INACEITÁVEL PARA TRABALHAR..PIERCINGS,TATUAGENS,CALÇAS CAINDO APARECENDO AS CUECAS,ORELHAS ALARGADAS AO MÁXIMO,O BRINCO JÁ ERA...É UMA BAGACEIRAGEM SEM FIM...E TUDO PERMITIDO....ISSO NÃO É SER MORALISTA,DETESTO MORALISTAS,MAS APENAS DECÊNCIA..SÓ ISSO...E INFELIZMENTE NÃO EXISTE...

Anônimo disse...

Espero que as meninas dos shortinhos aproveitem a animação e saiam às ruas no dia 13 de março a favor do impeachment!! Saiam às ruas a favor da honestidade, da decência, da competência dos cidadãos!! Isso, sim fará diferença para um futuro melhor nesse País!!!

Anônimo disse...

Vao estudar em CUBA

Anônimo disse...


Curto, direto e grosso.
O texto, claro.
Mas talvez seja o que as meninas queiram.
No sentido literal.

Se quiserem andar de fio dental, fiquem na praia.
Se querem estudar, é uma discussão inócua.

É a rebeldia pela rebeldia.
Porque não gastam seu tempo e sua energia indo pra a rua
na próxima manifestação contra o governo e o PT.

Se quiserem aparecer de shortinho, pode vir.
Será um prazer.

Anônimo disse...

Concordo!!! E digo mais, como diria um familiar meu, "é falta de laço "!!!

Anônimo disse...

E vc deve se uma pirralha socialistoide-babacoide que acha que pode fazer tudo o que quer em qualquer lugar!! Tem uma palavrinha básica para vc, RESPEITO!!!! Ah, desculpa, teu cérebro vazio não vai entender, né??? Que pena!!! Kkkkkk

Anônimo disse...

O PSOL, PARTIDO AUXILIAR DO PT, É LIXO, É OUTRA MERDA COMUNISTA E PRECISA SER EXTERMINADO!

Anônimo disse...

É isso aí mesmo, coisa de comuna babaca que não trabalha.

j.f.bergamaschi disse...

Parabéns Marcela.Texto inteligente e divertido. É de chorar o que as esquerdas fizeram com nossos moços.
J.F.Bergamaschi

Anônimo disse...

Isso que estamos vendo no Colégio Anchieta (estudei lá quando ainda era na Rua Duque de Caxias - grande escola, quanta dignidade dos jesuítas!! - é o modismo da chinelagem. É a chinelagem fashion! Menininhas com cabeça de kinder ovo e cujos referenciais já se perderam em casa. O CA deveria acabar com essa bobagem com tão somente uma determinação da direção. Mas qual o quê! O Anchieta também é esquerdinha e agora colhe o que plantou.

Pedro Prado Lima disse...

Sr Políbio Braga,
Vale a pena ler este material do jornal Estado de São Paulo:
Vai ter shortinho e juventude engajada, sim
NANA SOARES
25 Fevereiro 2016 | 14:11
Alunas do colégio Anchieta, em Porto Alegre, iniciaram uma petição destinada aos diretores da escola reivindicando o direito de usar shortinho nas dependências da instituição. No texto, elas defendem que “regras de vestuário reforçam a ideia de que assediar é da natureza do homem e que é responsabilidade das mulheres evitar esse tipo de humilhação”.
O texto é um primor e vale a pena ser lido do começo ao fim. Garotas de 13 a 17 anos deram uma verdadeira aula de cidadania e mostraram que são super esclarecidas, politizadas e empoderadas. Elas dizem com todas as letras que a escola deve deixar o machismo no passado e ensinar os homens a não sexualizar as mulheres ao invés de impedir que as garotas usem uma peça de roupa. “Nós somos adolescentes de 13-17 anos de idade. Se você está sexualizando o nosso corpo, você é o problema”, dizem elas. E as adolescentes não estão para brincadeira: na quarta-feira protestaram em massa usando regata preta e shortinho, dois itens proibidos para as meninas do colégio Anchieta.
A reivindicação é muito justa. Nossa sociedade ensina meninas a se preservarem do assédio masculino ao invés de ensinar os homens a não assediá-las. Seja proibindo o shortinho feminino na escola, seja banindo mulheres de equipes de trabalho “para não distrair os homens”. As mulheres são tradicionalmente vistas como objetos decorativos e responsáveis pela violência que as aflige.
Mas as coisas parecem estar mudando. A petição das alunas do colégio Anchieta me deixou arrepiada e sem palavras. As jovens têm uma atitude inspiradora e a maturidade de suas ideias impressiona muito.
Impressiona porque não estamos acostumadas a ver garotas tão conscientes da desigualdade de gênero desde tão cedo. A adolescência é um período complicado em que nós temos muitas dúvidas e questões com nossa aparência, nosso corpo e como o mundo nos vê. É uma fase em que criamos ideais quase sempre impossíveis para nós mesmas.
Mas as alunas do colégio Anchieta felizmente não são exceção com sua atitude politizada e consciente: já existem vários coletivos feministas em escolas de Ensino Médio; meninas criando aplicativo de apoio às vítimas do “pornô de vingança”; temos Catharina Dória, que aos 17 anos abriu mão de uma viagem para criar um aplicativo denunciando o assédio que as mulheres sofrem todos os dias nas ruas; sem falar nas meninas na linha de frente da ocupação das escolas estaduais em São Paulo.
Tão importante quanto, temos a revista Capitolina que faz um trabalho maravilhoso e inclusivo para adolescentes. Fugindo dos moldes das publicações femininas em geral, os textos empoderam as meninas e celebram as diferenças. Como eu gostaria de crescer com essa referência.
Mas voltando às meninas do Anchieta: elas pediram uma educação “social e política”, para além da preparação para os vestibulares. Estão unidas para mudar uma regra sexista e têm muita consciência do que estão falando. Têm todo o meu apoio e admiração. Não tem como não ficar esperançosa com o que vem por aí.
__
Em tempo: A petição das alunas do colégio Anchieta inspirou outras pelo Brasil. Você pode apoiá-las clicando aqui.

Anônimo disse...

Isto tudo é o retrato da decadência da educação brasileira em todos os sentidos. Tirando os colégios militares e uma ou outra escola particular, o ensino virou patifaria, molecagem e esculhambação.

Anônimo disse...

É a esquerda caviar querendo impor sua vontadezinhas. Como diz um deputado militar, Macela Jardim, não digas a verdade pois a verdade tortura os esquerdopatas.

wilson1 disse...

Achei um ótimo comentário, apenas faço uma ressalva: até para o colégio Anchieta ir à aula de shortinho é demais, mas não pensem que os Jesuítas não são admiradores de partidos tipo PSOL, que vocês estão enganados. Há um tempo atrás ouvi uma entrevista, no Jó, de um professor de lá que era totalmente contra boom industrial do século XIX. E não é só isto não, infelizmente, os padres, em elevada percentagem são socialistas ou pró-socialistas.

Anônimo disse...

Vai te deita coxinha vai faze o maridinho broxa dizer em qm tu tem q votar feiosa

Anônimo disse...

Exatamente isto! Adote uniforme para todos!

Anônimo disse...

meninas de 12, 13 anos já estão todas "marxsistizadas"...

com 12 e 13 anos eu pensava em curtir a vida, não bolar revoluções inúteis e sem proposito algum...

todos agora querem ter direitos exclusivos e escolher quais leis e regras querem cumprir...

hoje ate soube do absurdo de uma mãe brasileira que não quis vacinar seu filho recém-nascido (que é obrigado por lei) pois queira faze-lo na Belgica, pais de origem do marido...

o discurso dela era parecido com o dessas meninas, de que "sentiu que não teve direito de escolha"...

é o fim...

Anônimo disse...

Como castigo para essas meninas,deveriam passar um ano estudando em colégio público e pegando ônibus.

Anônimo disse...

Editor, veja este link, e tire suas conclusoes: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/dialogos/?p=306.

Anônimo disse...

E os valores desta gente, desta família.
Estamos muito mal.

Anônimo disse...

Parabéns Anchieta. Colégio particular muito competente. Façam as regras e quem não estiver satisfeito que caia fora.

Marcela Jardine disse...

Obrigada pelo reconhecimento, menos do comunista desocupado que acha que marido manda em mim sendo que não deve mandar nem nos próprios carrapatos. ;) Só gostaria que arrumassem meu sobrenome; é JARDINE. De resto, agradeço o reconhecimento.

Zarathustra disse...

Mais uma direitobesta.

Anônimo disse...

Parabens, Sra Marcela Jardine, o seu sentimento de revolta e o mesmo de centenas ou milhares de pais. O PSOL, Sra Marcela e um puxadinho do PT, pois todos sabem que em breve esse partido ira desaparecer, entao criaram os puxadinhos como o PSOL, a REDE, e outros. Se a sua filha continuar nesse caminho, em breve estara na Universidade publica, depois fazendo doutorado em Cuba. O Anchieta e um grande colegio, mas bastante liberal para o meu gosto.
O dificil momento de crise no Brasil presta-se a esses tipos de embate, sempre alimentado pela velha esquerda latina e bolivariana. A senhora tem razao , mas procure conversar mais ainda com sua filha , a verdade esta ao seu lado e o amor de mae tambem !!!

Anônimo disse...

Só duas questiúnculas: quem estuda no Anchieta não precisa passar na UFRGS para ser alguém; quem estuda em escola pública tem que estudar muito para ser alguém. É só isso. Aqueles (em bom português!) precisarão muito de nós algum dia . E não vai custar barato.

Capitão Tormenta disse...


Ao babaca das 17:40 , eu mais 70 colegas em 2016, comemoramos 50 anos de formatura do Colégio Anchieta, foi a 1ª Turma do novo colégio, e todos foram aprovados nas engenharias, medicina e só tinha uma, na arquitetura, economia, direito e geologia. Naquele tempo só tinha 50 vagas na engenharia na medicina tinha menos vagas ainda. Nos reunimos em Dezembro/16 onde 53 estavam presentes, outros já tinham partido, não compareceram uns 6, por doença ou por estarem no exterior, todos de bem com a vida pela excelente formação educacional/religiosa, parecia que ontem as aulas tivessem terminado, agora estas meninas, esperam oque da vida casar com homens ricos, que profissão iram escolher, a direção deveria mostrar a porta da rua para os rebeldes.

Anônimo disse...

Tá todo mundo falando das franguinhas de shortinho. Mas ninguém fala das "veinhas" de shortinho. Estas veinhas são hoje às mocinhas de ontem. Liberais, claro. Usam shortinho menores que os das netas. Nada contra, mas, de repente, podem muito bem ser a professora.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto! Resumiu e desenhou, mas mesmo assim os analfabetos da esquerda continuarão não entendendo....

Excelente texto!

Translator disse...

O texto começou bem. Escola ou qualquer nome que se dê à instituição de ensino, não é lugar pra shortinho. Uma pena que terminou muito mal, nivelando "por baixo, muito baixo" todos os estudantes da escola pública. A última frase desmereceu todo o argumento. :(

Anônimo disse...

ANONIMO das 17:40! Vá estudar no meretrício, onde somos chamados de coxinhas por aquelas que recebem dinheiro pra mostrar as pernas e tudo mais.

Anônimo disse...

Falou tanto que foi demitida do Julinho, quem sabe ela manda um CV pro Anchieta?

Anônimo disse...

Ah já se lançou como pré-candidata a vereadora ... Ou seja procura um assunto, lança uma polêmica, aparece na mídia e ganha uns votos.....

Anônimo disse...

É Marcela JARDINE, não Jardim. E ela é um mulher, não menina. Ela costuma ser mais direta e...indelicada do que isso. Este texto é a cara dela que, assim como eu, leciona para o Ensino Médio Estadual de Porto Alegre. Te adoro, amiga. Emeli Biettencourt.

Anônimo disse...

Parabéns à autora do texto. É bem assim que se deve meter a real nesses débeis mentais.

Anônimo disse...

Tbem concordo com os dois

Anônimo disse...

Vai militar na zona su psolica histerica.

Anônimo disse...

o próximo passo será irem de fio dental para a aula,e o Anchieta precisa aprovar,afinal elas estap pagando.

Anônimo disse...

MAS QUE É UM COLÍRIO...É UM COLÍRIO

AS VEZES UM COLÍRIO É APENAS UM COLÍRIO, DIRIA FREUD...

Anônimo disse...

RECLAME AGORA OU SEJA ROUBADO PELO PT PARA SEMPRE
DIA 13
RECLAME AGORA OU SEJA ROUBADO PELO PT PARA SEMPRE

Anônimo disse...

Existe um traje para cada ocasião. Onde o traje é de gala não é permitido shortinho para mulheres e nem por isto a determinação é machista, até porque os homens também não podem usar short nesta ocasião.
O texto desta mãe revela que está atento a educação de sua filha, sabendo lhe passar valores tão carentes nos dias de hoje.
E correto a alegação de que o colégio é particular, portanto pode ter seu regimento. Se não compartilha, troque de escola.

Anônimo disse...

O TARSO GENRO promoveu as "PUTINHAS ABORTEIRAS" na TVE-TV EDUCAÇÃO.
O modelito aqui apresentado já é um pré-lançamento de grupo musical com que nome? Poderia usar o mesmo nome das PUTINHAS, escolhendo apenas outro "sobrenome" para não configurar plágio.

Anônimo disse...

COMO DISSE O SENADOR AECIO NEVES NA CAMPANHA, PSOL É LINHA AUXILIAR DO PT

IMPEACHMENT, DIA 13 SAIAM DAS TOCAS E VAMOS AS RUAS

Anônimo disse...

ASSEDIO COISA NENHUMA QUEM VESTE UM SHORTS- MICRO ESTA É SE OFERECENDO, ADORAM ...

Anônimo disse...

No Japão, que está a anos luz desta cloaca todo mundo vai para a escola com o uniforme igual e ninguém chia.
Segue as normas e foca no estudo. Essa é a receita. O resto é conversa fiada.

Roberto disse...

País chinelo é outra coisa!

Anônimo disse...

não adianta...
eu sou muito grosso!
não consigo imaginar uma filha minha de 14 anos usando um shortinho atolado
no traseiro para ir na escola.
na minha grossura, o tal shortinho que elas estão usando é saída de banho, praia, ficar em casa... sei lá...

Fabio Reis disse...

Marcela Jardine , Parabens.

Regra é regra e nao excecao.

Se essas meninas continuarem a ir assim a escola , tomem 1 advertencia.

na proxima vez , expulsem e rescindam o contrato.

Chega de dar corda p PSOL fazer o que quer com a juventude.

Esse partido NAO tem vergonha de iludir pessoas imaturas.

Isso tudo p angariar votos.



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/