Entrevista, Vilson Noer, presidente da AGV - Economia em recessão e governo estadual em crise formam tempestade perfeitas no RS

ENTREVISTA
Vilson Noer, presidente da Associação Gaúcha do Varejo.

As projeções sobre o desempenho da economia gaúcha são tão devastadoramente ruins quanto as que são feitas para a economia brasileira. 
Sim e até piores, porque o governo local está numa situação financeira muito mais complicada.

Que afeta o emprego e a renda de modo severo, coisa que ainda não atingiu os funcionalismos federal e municipal.
Também, mas falo mais de fatores estruturais, que impedem que a máquina pública estadual funcione como deve e pelo menos invista nas suas funções básicas.

Mas temos uma economia fortemente influenciada pelo setor agropecuário e este vai bem no Estado.
Pode muito, mas não pode tudo. O que percebemos é que em cidades com forte influência do setor primário, as coisas vão melhores.

E nas demais ?
A indústria passa por enorme depressão. Cidades e regiões dependentes do setor industrial, como Grande Porto Alegre, vivem momentos dramáticos.

Um comentário:

lvargas disse...

“Lamentamos que uma chaga verdadeiramente profunda tenha ferido o corpo social desde quando se começou a descurar os deveres e as virtudes que formam o ornamento da vida simples e comum. Os operários se afastam do seu próprio mister, fogem do labor e, descontentes com a sua sorte, levantam o olhar a metas demasiado altas, e aspiram a uma inconsiderada repartição dos bens.”
(Leão XIII, Lætitiæ Sanctæ, de 8 de setembro de 1893.

lvargas

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/