Petrolão do PT - Juiz Sérgio Moro condena Cerveró, Fernando Baiano e Júlio Camargo


O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, condenou hoje o ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró e o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, por corrupção envolvendo a Petrobras na contratação de um navio-sonda para perfuração de óleo em águas profundas. As penas, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, se referem a investigações feitas pela Operação Lava-Jato, que apura desvio de recursos na estatal de petróleo.

O contrato teria sido obtido pela empresa coreana Samsung mediante pagamento de propina de US$ 15 milhões. O valor teria sido dividido entre Cerveró, Baiano e o também lobista Júlio Camargo, que atuou como intermediário da Samsung.

Foi Camargo quem delatou o esquema, em colaboração premiada homologada pela Justiça.
MPF apresenta denúncia contra Cerveró e Fernando Baiano à Justiça

Cerveró foi condenado a 12 anos e três meses de reclusão. Baiano, a 16 anos e um mês de reclusão. Camargo, a 14 anos de reclusão - mas, como fez delação premiada e se comprometeu a devolver dinheiro à Justiça, teve sua pena reduzida para cinco anos de prisão, em regime aberto.

É a segunda condenação de Cerveró em seis meses. Ele foi condenado, em maio, a cinco anos de prisão, por lavagem de dinheiro na compra de um apartamento no Rio de Janeiro.

Cerveró e Baiano estão presos em Curitiba, por força da Operação Lava-Jato, e negociam delação premiada referente a outros processos nos quais são réus, todos relativos a corrupção na Petrobras.

O processo envolvendo Cerveró e Baiano ficou notório, recentemente, porque o delator Julio Camargo declarou que o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - presidente da Câmara dos Deputados - também recebeu propina para ajudar no negócio das sondas. Ele teria recebido R$ 10 milhões. Como ele tem foro privilegiado, o juiz Sérgio Moro não apreciou essa parte da denúncia e focou nos réus sem foro, que é o caso de Cerveró, Baiano e Camargo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esta turma vai levar uma bela cadeia no lombo, considerando que este
processo é só referente a Petrobras, no que vem pela frente-BNDES,
Eletrolão, Fundos, o trio está em todas. Vão ser condenados a prestações. Em um processo (agora) 16 anos de cadeia, adiante outro,
outro e outro processo onde somando, por exemplo 4 processos, resultará em 50-60 anos de cadeia, que com todos os beneficios poderá dar no minimo 10 a 15 anos em regime fechado.

Anônimo disse...

Criando mais vagas na sede da PF em Curitiba. Vem mais uma leva de ladrões por aí.

Anônimo disse...

Muito bem feito pra esses bandidos que resolveram se meter com a quadrilha petralha, sobrou pra eles.
O Cerveró que gosta muito de futebol poderá acompanhar a tabela do campeonato brasileiro na cadeia, com um olho ele olha o G4 e com outro os clubes que estão tentando fugir do rebaixamento!

Anônimo disse...

Petrolão do PT, do PMDB, do PP (do Bolsonaro, da Ana Amélia), e de outros partidos, todos subornados por grandes empresários com o objetivo de saquear a Petrobras, dentre outras estatais. Ao que se sabe, tem dois petistas presos, o resto dos marginais presos é de altos dirigentes públicos (incluindo um militar de elevada patente) e grandes empresários (a maioria).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/