Artigo, Igor Gielow, Folha - Enredos possíveis

A gestão Dilma-2, como já dito aqui, acabou antes de começar. Subsiste uma presidente, cujo partido se desintegrou sob o peso da corrupção, tirando fotos com claque a soldo e convivendo com o governo de fato do PMDB, que entrega a sua Agenda Brasil cheia de coisas inexequíveis, oportunidades de negócios e alguns pontos interessantes.

Algo pode até virar realidade, mas a agenda não passa de um McGuffin, um recurso narrativo típico dos filmes de Alfred Hitchcock destinado a esconder a verdadeira trama. Como a dinheirama roubada por Marion Crane, que domina o início de "Psicose" só para escamotear a história do "über-psicopata" Norman Bates.
 
No filme patrocinado por Lula para desarmar o impeachment de Dilma, cuja gestação encontrava-se adiantada, Renan Calheiros ganha algo a ser desvelado para travar tudo. Isso, somado ao respiro que Joaquim Levy ganhou da Moody's, deu um alento inesperado ao governo.

Para o público, vende-se uma reedição do parlamentarismo branco do primeiro semestre, desta vez com a chancela do Planalto. Só que falta combinar com a Câmara sob o vilão predileto de todos, Eduardo Cunha.

Mas o McGuffin pode também desviar a atenção de um enredo peemedebista que vislumbra a queda de Dilma. Se ela ganhou alguma sobrevida na semana, suas fragilidades continuam as mesmas, e a vocação do PMDB não sugere solidariedade.

A presença ostensiva de Romero "líder de qualquer governo" Jucá e das digitais de José Serra na Agenda é detalhe nada desprezível. O PMDB toca então barco, à espera de uma Lava Jato cada vez mais aguda, inclusive contra si, e talvez novidades nas apurações do TSE.

E há também os atos de rua deste domingo (16), quando será possível aferir se as manifestações da era da rede social têm musculatura para ultrapassar a categoria de "evento de Facebook" e influenciar de forma mais decisiva o debate.

5 comentários:

Anônimo disse...

O que eu gostei nos protestos foi ver em S Paulo, a modelo Ju Isen com as tetas de fora - tetas durinhas, até parece que ainda ninguem pegou nelas até agora

Anônimo disse...

O Datafalha e a massa cheirosa das reginas duartes

Brancos, reacionários, odientos, curvados e superados.

Segundo o Datafalha, a massa cheirosa que participou da fracassada manifestação na avenida Paulista.

- 61% eram homens (no Brasil há mais mulheres que homens);

- 40% tem 51 anos ou mais (os brasileiros com 51 anos ou mais formam 10% do total da população);

- 76% (!!!) tem curso superior (numa população de 204 milhões, 10% dos brasileiros cursam o ensino superior);

- 75% se declaram brancos (a maioria da população brasileira é negra);

- e tem uma renda familiar entre R$ 7.881 e R$ 15.760.

No degrau mais baixo de renda, as reginas duartes que foram à Avenida Paulista tem uma renda quatro vezes superior à media do trabalhador brasileiro.

- e 77% votaram no Aecím, que teve 48% dos votos na eleição presidencial e perdeu (em Minas, também).

Numa palavra, são os BROCS (ver no ABC do C Af).


Navalha

A manifestação foi aquele fenômeno que o Marcelo Freixo descreveu com propriedade: o PT tirou a direita do armário…

As reginas duartes não ganham eleição.

Passeata não derruba Governo.

E, se derrubar, faz como no Egito, em que a chamada “primavera árabe” acabou por produzir uma ditadura militar pior do que a do Mubarak.

Isso aí é o que o Janio definiu, também com precisão: é Golpe!

Eles querem é o Golpe do impítim, que o filho do Roberto Marinho – eles não tem nome próprio – já não recomenda.

Sobre as reginas duartes, não deixe de ler o Miro Borges.

Nem de assistir à reunião de cúpula do movimento fracassado.

Anônimo disse...

Como é bom ver a CANALHA petista-bolivariana se borrando de medo!! Não vai ter trégua!! Esquece! Enquanto a quadrilha não for varrida do mapa, não vai ter trégua!! Mesmo com o apoio da Falha de S. Paulo, Globo, colunistas chapa branca... Perdeu, bolivariano!!! KKKKKKKK

Anônimo disse...

Olha que ridículo esses MAVs usando sempre os mesmos argumentos furados para tentar desacreditar quem sente nojo da pilantragem petista. Tenho certeza que essa defeda débil mental do governo criminoso é uma das coisas que mais desperta o noja da sociedade contra a esquerda pilantra.

Anônimo disse...

Potestos lançam juiz Sérgio Moro à Presidência da República e atropelam PT e PSDB nas ruas de todo o País

17 ago 2015

Moro_presidente_2018Nem Aécio, nem PSDB. Muito menos Alckmin e Richa. Também nada de Lula ou PT. As ruas consagraram neste domingo (16), de Norte a Sul do País, o juiz federal paranaense Sérgio Moro.

O comandante-em-chefe da operação Lava Jato ganhou cartazes, adesivos, camisetas e até bonecos gigantes nas manifestações de rua.

Moro representa certo déjà vu na luta contra a corrupção e os corruptos, uma espécie de super-herói nacional, cujo papel era antes ocupado pelo ministro Joaquim Barbosa.

O presidente da Paraná Pesquisa, Murilo Hidalgo, deverá colocar Sérgio Moro na próxima sondagem sobre a disputa à Presidência da República.

O movimento pelo impeachment de Dilma Rousseff e o PT, como já havia registrado o Blog do Esmael, teve ontem clima de campanha política eleitoral antecipada. Estrutura de disputa presidencial.

Se Moro concorrer à sucessão de Dilma, os demotucanos ficarão chupando dedos.

No esquema da velha mídia, 2018 será a disputa entre o bem (Sérgio Moro) contra o mal (Lula). Mesmo que o juiz não seja candidato, o chefe da Lava Jato servirá como ferramenta de combate ao PT — como já foi este domingo.

PS: Mas que m. agora o PSDB, DEMOS, PPS, etc vão ter de descontituir a imagem do juiz moro de alguma coisa, ou seja, derrubá-lo, senão ele ganha a eleição, inclusive agora. Mas que m. mesmo logo agora que eles pensavam que iriam cooptar o eleitorado, se bandearam para o lado do moro. Se o juiz moro aparecer na próxima pesquisa eleitoral pula na frente do aécio e babaus, ou seja, os trouxas do PSDB & Cia deram um tiro nos próprios pés.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/