Material de leitura - Análise de hoje: Grécia está em alerta vermelho

O material a seguir é do jornal português "O Expresso" desta terça-feira. O editor resolveu disponibilizá-lo para leitura, porque atualiza informações relevantes sobre a iminente falência da Grécia, o que ameaça as economias ao redor do mundo. O título do artigo assinado por Bernardo Serrão é  "Grécia: RED ALERT. RED ALERT. RED ALERT. RED ALERT. RED ALERT. RED ALERT"

Leia tudo:

As sirenes de alarme voltaram a soar. E bem alto. O fogo de Atenas está a alastrar. A zona euro está em perigo?

Já perdi a conta ao número de vezes que abri o Expresso Curto com o impasse grego. Mas não há volta a dar. As últimas 24 horas foram dramaticamente noticiosas. Depois do falhanço nas negociações de domingo, as posições estão extremadas. Credores de um lado. Gregos do outro. A questão das pensões (mas também o IVA, o excedente primário e as reformas no mercado de trabalho) continua a ser a pedra no sapato. Mas a Grécia responde que não apresentará novas propostas e insiste na restruturação da dívida. Uma opção que não agrada à Comissão Europeia (sobretudo a pensar na Alemanha). É um verdadeiro jogo do empurra como explicámos no Expresso Diário. Alexis Tsipras veio entretanto atirar mais umas achas para a fogueira. Diz que andam há cinco anos a “pilhar a Grécia” e que a insistência em mais austeridade só pode ter “motivações políticas”. Mas antes foi a própria Comissão que quis falar “on-the-record” pela primeira vez sobre as negociações. E porquê? Para contrariar as “versões deturpadas” que a Grécia vai fazendo chegar aos media. A coisa está a ficar feia. Grexit? Os líderes já falam abertamente na hipótese: François Hollande avisou que o tempo está a acabar. E os países da zona Euro (de acordo com o jornal alemão Sueddeutsche Zeitung, citado pelo Observador) estão a preparar medidas de controlo do movimento de capitais na Grécia. O receio é tal que, como escreve a Bloomberg, a expressão “Grexit” está a atingir recordes de busca no Google. Mario Draghi, o homem forte do Banco Central Europeu, admitiu entretanto que é impossível prever as consequências de um eventual incumprimento. E acrescentou que não pode especular sobre os riscos de contágio porque “estaríamos a entrar em águas desconhecidas”. Na frente interna, o jornal grego Kathemirini conta que Tsipras estará esta manhã num encontro com o grupo parlamentar do Syriza e que antes reúne com os líderes do PASOK, do Potami e da Nova Democracia. Nos mercados, o impasse grego também fez soar as campainhas. Os juros dispararam, as bolsas afundaram. E o petróleo e o euro foram pelo mesmo caminho. O Negócios faz o resumo. Quinta-feira há nova reunião do Eurogrupo, mas com as posições tão afastadas as expectativas para o encontro são poucas ou nenhumas. Faltam duas semanas para o fim do resgate. O relógio não para: tic, tac, tic, tac…

No capítulo da análise, e depois do artigo de ontem do editor do Financial Times: “A Grécia não tem nada a perder ao dizer não aos credores”; deixem-me recomendar-vos o exercício de Gideon Rachaman: “Quatro jogos que os gregos podem estar a jogar”. E ainda, no The Guardian, o texto de Anatole Kaletsky: “A Europa não deve recear a Grécia beligerante”.

O assunto é demasiado sério, mas para descontrair deixo um vídeo de Mário Draghi. Na mesma conferência onde ontem respondeu à eurodeputada Elisa Ferreira sobre a Grécia e os perigos de contágio, Draghi (por incrível que pareça) conseguiu pôr a sala a rir. Depois de ter sido metralhado com várias e longas perguntas do eurodeputado do espanhol Podemos, o líder do BCE respondeu (com ironia): “Portanto, qual é a pergunta?” Risada geral. E o representante do Podemos irritado: “Se quiser posso repetir!”. Draghi preferiu não ouvir a mesma lengalenga outra vez. Veja o vídeo aqui.


E claro não podia esquecer a má geografia da Easy Jet. Ao promover um dos seus novos trajetos, a companhia aérea achou que a ilha de Cefalónia fica algures no norte de Portugal. Não acredita? Então veja aqui. Passos e Portas bem podem insistir que “Portugal não é a Grécia”…

11 comentários:

Anônimo disse...

Elegeram Tsipras que é um braço do Bolivarianismo na Europa, então eu torço para que eles se ferrem!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bem feito, a Grécia e os Gregos tem mais é que se f..., elegeram um esquerdopata para governar o país! Retiro o que eu disse se lá a apuração também foi feita pela Smartimatic, como aqui!

Anônimo disse...

Alguem já viu país dirigido pelos esquerdopatas ficarem no Verde,Amarelo,Azul ou Branco?Esquerdopatas vivem no vermelho até na vida pessoal.Já viram esquedopatas Administradores,Economistas,Empresários,Agricultores prósperos?Os esquerdopatas só vivem nas tetas do Estado,Sindicatos,ONGS ou Movimentos Sociais,ou seja, nas costas os outros que produzem.Não permita que um esquerdopata faça seu ombro de escada para subir na vida.

Anônimo disse...

Políbio,

O Brasil esta no mesmo caminho da Grécia.

Nossa "sorte" é não termos uma moeda "amarrada" como eles.

O populismo e gastança é/foi igual!!

JulioK

Anônimo disse...

o Estado do bem estar social é um engodo. Só completos débeis mentais não entenderam isso ainda.

Anônimo disse...

Não dá para adivinhar o futuro. o que dá é para ter a certeza de que o episódio do calote grego é um ótima propaganda contra a esquerda. Tomara que todos os políticos sensatos do mundo usem o exemplo grego para mostrarem que a esquerda no poder é irresponsável, injusta, desumana e CALOTEIRA!

Anônimo disse...

Exemplo clássico do que disse Mrs. Thatcher: "O socialismo acaba quando acaba o dinheiro dos outros".... kkkkkkkkkkkkkkkk

Justiniano disse...

Grécia é pior que o Brasil, porque há pensões vitalícias e muitos aposentam cedo. Lá a maioria aposenta aos 55 anos, enquanto o alemão aposenta aos 65 anos. A Grécia é um país que agricultores não tem escrituras e não pagam impostos. A Grécia está quebrada e falida a insolvência é geral. Não tem recursos naturais, vive do turismo e no momento há uma redução nesta atividade. Nem Zeus salva a Grécia!!!

Anônimo disse...

Por que não explicam direito qual é o peso da economia grega na Europa. Como uma pequena economia pode levar a uma crise mundial.
A Grecia parece apenas um bode expiatório.

Anônimo disse...

Quem elege um comunista só pode esperar miséria,repressão e destruição.
COMUNISTA BOM É COMUNISTA MORTO!

Anônimo disse...

Um hospital grego tem 45 jardineiros na folha de pagamento, e não tem jardim! Ele querem que os alemães, franceses, holandeses, e outros europeus de economia liberal paguem as maravilhas das administrações socialistas!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/