Infraero decide iniciar obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho

O editor recebeu esta noite a nota abaixo da Infraero, na qual a empresa comunica que mandou abrir licitação para a imediata ampliação da pista do aeroporto Salgado filho, Porto Alegre. A estatal vai usar o Regime Diferenciado de Contratações, mais ágil. A decisão é contingenciada por problemas que precisam ser removidos previamente. Leia a nota:

Considerando previsão existente no Plano Diretor do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o Conselho de Administração da Infraero, acatando proposta da Diretoria Executiva da empresa, apresentada por voto de seu Presidente, aprovou, nesta data, a instauração de processo licitatório, sob o Regime Diferenciado de Contratações – RDC, para planejamento, projetos, gerenciamento e execução integral de todas as fases do empreendimento de ampliação, em 920 metros, da Pista de Pousos e Decolagens e demais obras e serviços técnicos complementares do aeródromo, condicionando a assinatura do contrato à liberação de recursos orçamentários, bem como a emissão da correspondente ordem de serviço aos atos de remoção ou rebaixamento, pelas autoridades competentes, dos obstáculos, atualmente existentes, que impedem a homologação da citada expansão. Dentre esses obstáculos, encontram-se a retirada de todas as famílias da Vila Nazaré, incluindo a desafetação da área, o desvio do trânsito para as vias localizadas a oeste do aeroporto e a desocupação total das famílias ocupantes da Vila Floresta e da Vila Dique.

Deliberou, também, que o assunto seja novamente submetido à sua apreciação, antes da assinatura do contrato e da emissão da ordem de serviço, para verificação de todas as condicionantes.


Brasilia-DF, 24 de fevereiro de 2015

12 comentários:

Anônimo disse...

Estão nos tirando para OTÁRIOS de novo? Imediata ampliação, mas contingenciada pela retirada das famílias blá, blá, blá, blá. Porém, aaaaaai, porém... É a mesma lenga lenga de sempre.

Anônimo disse...

Só vendo pra crer!

Anônimo disse...


Políbio, sobre essa reportagem:

Padilha tinha dito que a Secretaria da Aviação Civil possui recursos próprios na casa de mais de quatro BILHÕES de reais, oriundos do Fundo específico que o órgão dispõe, decorrentes das cobranças das taxas da aviação civil, e que por isso não é preciso contar com a ajuda do cofre geral do Governo Federal e etc. Ele deixou isso bem claro aos jornalistas na segunda reunião do movimento pró-salgado filho (aquela onde apresentou os slides). Disse que por isso mesmo, passando no conselho, que seria uma mera formalidade, a obra pode sair “imediatamente” (leia-se, iniciar os trâmites licitatórios), pois dinheiro tem.

Que papo é esse agora de que vai depender de PAC-3? Os jornalistas não questionarão isso? É um equívoco essa informação ou muita sacanagem essa mudança agora de discurso, pois Padilha já havia dito que há recurso assegurado diretamente do Fundo da Aviação para tanto. Parece forçassão de barra pra iniciar a discussão desde o princípio novamente, qd já ficou acertado que o conselho aprova e depois logo em seguida já se iniciam os passos concretos seguintes.

Em ZH:

“— Não se preocupem com restrição fiscal. Nossa secretaria (de Aviação Civil) tem recursos próprios. O dinheiro é nosso, do Fundo Nacional de Aviação Civil — afirmou Padilha.”

“[…] o recurso necessário para expandir o Aeroporto Internacional Salgado Filho está garantido. A afirmação foi feita na tarde desta sexta-feira, em Porto Alegre, pelo ministro da Aviação, Eliseu Padilha, durante reunião sobre o Plano Diretor do aeroporto, no Palácio do Ministério Público.”

Fonte:

http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/noticia/2015/02/eliseu-padilha-garante-que-havera-dinheiro-necessario-para-ampliacao-do-salgado-filho-4695500.html

Ou seja, que não venham agora falar em dependência do PAC-3. Incertezas de recursos e blá, blá, blá. O Ministro assegurou a verba, oriunda de recursos de fundo próprio, terá que cumprir. Ou será duramente cobrado para que assim o faça.

Abraço! Curto muito seu Blog!

Anônimo disse...

Políbio, ZH acaba de errar feio:

http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/noticia/2015/02/conselho-de-administracao-da-infraero-aprova-ampliacao-da-pista-do-salgado-filho-4706490.html

Disseram que a ampliação agora depende de recursos do PAC3, mas a nota oficial à imprensa em nenhum momento diz que esses recursos dependem do PAC3. Pelo contrário, o Ministro Padilha jpa havia dito que os recursos da obra virão do Fundo próprio da Aviação Civil e que, portanto, já estão assegurados e os trâmites podem começar imediatamente.

Agora só falta Fortunati liberar a área e Padilha liberar a grana da SAC. Amos prometeram e terão que cumprir!

Anônimo disse...

Vão inaugurar o buraco fundamental da obra?

Anônimo disse...

Por que ninguém quer comentar sobre a ampliação do depósito do Zafarri pós plano diretor inviabilizando a pista auxiliar.

É tabu!!!

Quem autorizou?

Anônimo disse...

Verdade! Pq o silêncio?!

Anônimo disse...

Material muito bem elaborado para quem deseja conhecer virtualmente o conjunto de obras do aeroporto salgado filho. vale a pena fazer a visita virtual e conhecer... surpreenda-se

http://eliseupadilha.com.br/ampliacao-do-aeroporto-salgado-filho.php

Anônimo disse...

PREFEITURA ACHA QUE INFRAERO FAZ CORPO MOLE NO CASO DA AMPLIAÇÃO DA PISTA DO AEROPORTO SALGADO FILHO
Postado por Polibio Braga on 2/26/2015 10:15:00 AM com 7 comentários
Sem previsão de quando os trabalhos de ampliação da pista do Salgado Filho vão começar, a discórdia reina entre a Infraero e a Prefeitura de Porto Alegre. O Executivo quer que a remoção dos moradores que ocupam áreas da nova pista seja de quatro anos, alegando que a área ainda não impede os trabalhos, mas a Infraero exige retirada imediata para iniciar as obras e não há previsão de quando os trabalhos  vão começar. A Infraero exige que sejam  removida 1.819 famílias das Vilas Dique, Nazaré e Floresta, nos arredores do aeroporto. Já a prefeitura de Porto Alegre afirma que o combinado era de que a desocupação poderia ser finalizada até o início da operação da nova pista.


O prefeito José Fortunati informou  que todas as medidas necessárias para o início da obra já foram adotas e em nenhum momento empresa exigiu a retirada de todas as famílias da região antes do término das obras.  

A prefeitura acha que a Infraero cria obstáculos novos para não dizer claramente que não quer fazer nada. 

As pressões públicas pela retomada da pista foram reduzidas a zero e por isto a estatal federal faz exigências que nunca fez antes.

A Infraero chegou ao ponto de dizer que depende de verbas do orçamento da União, embora o ministro Eliseu Padilha tenha garantido que existem recursos da própria Infraero. 

O reassentamento de famílias deve avançar em 2015 e, até o momento, já foram removidas 922 famílias da Vila Dique e transferidas para o conjunto habitacional Porto Novo, no bairro Rubem Berta, mas faltam  554 unidades   

Em janeiro de 2011, o município entregou ao governo do Estado, oficialmente, a área destinada à ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que repassou o terreno à Infraero.
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Anônimo disse...

"Vamos parar de enrolação: , segundo nota oficial http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=175194 , a Prefeitura de Porto Alegre iniciou o projeto de remoção das famílias ainda no ano de 2009, segundo o próprio prefeito que assina a nota das 1476 famílias da vila Dick faltam ainda a retirada de 522, "seis anos depois do inicio" acreditem! A mesma nota diz que existem ainda mais 1819 famílias para a prefeitura retirar destas vilas. Quem acredita que em "um ano e meio" a Prefeitura vá retirar mais do que o dobro do total de famílias que levou seis anos para retirar? Mais um exemplo dos prazos das obras da Prefeitura é Viaduto Leonel Brizola, que iria ficar pronto para uso na copa, ou o viaduto da Bento Gonçalves, ambos nas entradas da cidade, ou quem sabe o rebaixamento da Nilo com a Carlos Gomes, obras que não atendem os prazos firmados com a população e se arrastam formando congestionamentos que arrasam a vida das pessoas que moram ou passam por Porto Alegre. Alguém tem notícia de quando ficará pronto? Querendo ver mais é só andar um pouquinho na cidade. Eu não começaria obra nenhuma em um terreno com quase 2000 famílias para serem removidas . Quem garante que elas sairão? Qual a forma que a Prefeitura vai adotar para tirar? A mesma da Vila Dique?"

Anônimo disse...

Vi, li e recomendo:

http://eliseupadilha.com.br/ampliacao-do-aeroporto-salgado-filho.php

Anônimo disse...

Eai Fortunada? Quando vai dar um lugar digno para aquelas famílias? A pista tem que sair, se liga!

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